Desde o passado dia 10 de agosto que se conjugam os verbos “absorver”, “criar” e “inovar” na Pontinha em Faro, podiam ser associados a uma série de coisas mas na realidade definem um só restaurante, o “Esboço”. Tem assinatura de dois jovens empreendedores, Filipe Bento e Rui Correia, cujos percursos no ramo da restauração e hotelaria ditaram o próprio projeto que foram desenhando em conjunto.
O “Esboço”, pelo que nos explicaram, é a primeira etapa do projeto que irão tratar ao longo do tempo, consoante a reação dos clientes e dos estímulos que a equipa for recebendo.
Vamos então aos detalhes e apresentar a equipa que, embora pequena para um edifício composto por duas salas de refeições onde se inclui o rooftop, vibra na energia do servir e no gosto pela arte gastronómica.
Filipe Bento tem formação de pastelaria mas já passou por cozinhas como o “Ria Formosa” do Hotel Faro, pelo “Faz Gostos” e o “À Mesa”, ambos em Tavira, e onde retirou experiências que adjetiva como “ímpares” e como candidatas a prémios Michelin muito em breve.
Rui Correia, é empregado de mesa, de formação, prática que enaltece quando é ele que faz a ponte entre a cozinha e os clientes. Rui, tem a responsabilidade de dominar a ementa e captar as expetativas dos clientes quando os serve e aconselha desde as entradas à sobremesa refrescadas pelas bebidas. Para resultar e o cliente ter a verdadeira experiência, a conjugação tem de ser perfeita.
Rui e Filipe passaram pelos mesmos locais de trabalho e foi nesse cruzamento que construíram o “Esboço”.
Como refere Filipe, “vendemos experiências”, tudo tem de ter um toque artístico e muito fresco. Começa por falar do peixe que trata por tu, já que os avós têm uma peixaria no Bom João e desde muito novo que conviveu com o ambiente.
Introduziu na ementa uma iguaria que estava bastante desvalorizada na mesa dos portugueses e que só muito recentemente voltou a ser trabalhada, que é o ouriço do mar, as ovas do ouriço são uma “explosão de sabor a mar”.
Fazem questão de referir que todos os produtos que utilizam vêm de produtores locais e que praticam uma cozinha tradicional.
Sentamo-nos e apreciamos o que vem para a mesa: Couvert – Pão de fermentação lenta “by” Filipe Bento, Manteiga de orelha de porco e Húmus de bolota (solução vegan).
Cinco entradas: Queijo de cabra, maçã, soja, ketchup de maçã, Xarém de Vieiras (milho, vieira, sabayon, Ervilhas com ovos (ovos, tomate e chouriço), “À Bulhão Pato”(bivalves, espuma de limão, coentro, risoto), Melancia (ajo blanco, pepino).
Os pratos principais: Borrego (cenoura, pesto, espuma de batata), Caril de Tamboril (tamboril, caril madras, arroz basmati), Naco da Vazia (puré de beterraba, molho pimenta ou Rockford, legumes glaciados), Carbonara ao Mar (ouriço do mar, butarga, ostra), Pato e Laranja (gnocchi, gel de laranja, molho bigarade), Bacalhau(bechamel de bacalhau, couve-flor), Sobremesas de autor (Filipe Bento), Toucinho do Céu (pipoca de porco, trufa), Baunilha e Manga (baunilha, manga, merengue), Chocolate e Tangerina.
E não se esqueceram as bebidas, aqui vão elas a seu belo prazer mas também com o aconselhamento do Rui que estará sempre por perto: Cocktails by “Verso”de Wilson Pires, Sangria Mediterrânica (vinho branco, pêra rocha, manjericão, gengibre), Poncha da Madeira (rum da madeira, maracujá, tangerina, mel e funcho), Spritz (vinho branco, framboesa, erva príncipe, lima), entre outras…
Vinhos que não são encontrados nos supermercados, de muita qualidade como o “Invisible”1 “ Douro ou um espumante Távora-Varosa, entre outros.
Vá descontraído, sem preconceitos ao “Esboço”, em Faro, dê-se ao luxo de tocar na comida com as mãos, suje-se, dê esse prazer a si mesmo para sentir na pele os aromas que a cozinha lhe oferece e saboreie cada uma destas maravilhas que vos descrevemos. É pura magia.
Não perca tempo, reserve já pelo site do restaurante www.esboco-restaurante.com ou pelo The fork. A partir das 19:30 até às 22:30 na Tv. Pé da Cruz, nº 13, em Faro, estão lá para o servir.
Pode ainda usar os seguintes contactos telefónicos: 289 827 798 ou 969 295 097 ou consultar nas redes sociais Facebook e Instagram.
Leia também: Barco com 12 pessoas encalha de madrugada na Ilha Deserta perto da barra Faro-Olhão