Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia

Produção agrícola de frutos vermelhos no Algarve preparada para covid-19

A organização de produtores Madre Fruta garante que toda a sua produção comercializada é de origem algarvia e é um exemplo de boas práticas na aplicação de medidas de prevenção. Até ao momento, não registou nenhuma confirmação de covid-19

16:33 8 Abril, 2020 12:27 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Mesmo antes da existência de Plano de Contingência, já existiam rigorosas medidas de higiene e segurança alimentar

A Organização de Produtores Madre Fruta que agrega, neste momento, um total de 43 sócios, desenvolveu desde fevereiro um Plano de Contingência com medidas preventivas face à covid-19.

“Todas as quintas desenvolvem atividade no sector agroalimentar (produção de framboesas, amoras, morangos, mirtilos), pelo que, mesmo antes da existência de Plano de Contingência, já existiam rigorosas medidas de higiene e segurança alimentar”, disse ao POSTAL o sócio-gerente João Bento da organização de produtores algarvios, acrescentando que “a Madre Fruta é certificada pela norma de segurança e qualidade alimentar British Retail Consortium (BRC) e os seus produtores agrícolas são certificados pelo GLOBALG.A.P.”.

Segundo explica o responsável da Madre Fruta, “todos os sócios-produtores dispõem, nas suas instalações, de meios de prevenção para evitar o contágio, nomeadamente o álcool para desinfeção de mãos”.

“Diariamente, tem sido reforçada a formação aos colaboradores, no sentido de cumprimento rigoroso das medidas de higienização das mãos, não só através de informação oral, mas também pictogramas e informação escrita nas diversas línguas dos trabalhadores ao serviço”, salienta.

Sobre o distanciamento social, João Bento refere que “já existia, porque cada trabalhador colhe sozinho numa linha de plantas, sem a presença de outros trabalhadores na sua área de trabalho. Por outro lado, o carrinho onde é colocada a fruta também é de uso individual. Estes equipamentos de trabalho são desinfetados diariamente com produtos adequados à eliminação do novo coronavírus”.

“Desta forma, não existe contacto físico entre trabalhadores no contexto laboral. Também os riscos fora do trabalho têm sido minimizados, no sentido em que todos os trabalhadores foram alertados para ficar em isolamento social, após o período de trabalho. Pelo que, apenas se deslocam de casa para o trabalho, e vice-versa, evitando potenciais contactos externos com outras pessoas”.

Das várias medidas implementadas, os turnos de trabalho foram também alterados para diminuir a concentração de trabalhadores nos espaços de refeições e reforçada a higienização dos espaços.

A nível de transporte foi reduzido o número de trabalhadores por veículo evitando o perigo de contágio.

No caso de trabalhadores que residem com várias pessoas no mesmo alojamento, em particular de origem asiática, como vem sendo noticiado, os produtores Madre Fruta tomaram um cuidado especial: “as entidades empregadoras providenciam a entrega de bens alimentares e de higiene aos trabalhadores, evitando que estes se desloquem aos supermercados“.

Os produtores começaram em março a fazer o controlo de temperatura diário dos trabalhadores à chegada às quintas

Para além destas medidas, os produtores começaram em março a fazer o controlo de temperatura diário dos trabalhadores à chegada às quintas, e “em caso de algum tipo de sintomatologia é dada indicação para os trabalhadores ficarem em casa”. Nestas situações, caso residam com outros trabalhadores na mesma residência, “os trabalhadores sintomáticos ficam em espaço próprio para isolamento, disponibilizado pela entidade empregadora, para a sua própria recuperação e para evitar o contágio, até mesmo da gripe comum”.

Não foram identificados quaisquer trabalhadores dos sócios-produtores Madre Fruta infetados com covid-19

Já no que respeita a pessoas externas às quintas, mas que é necessária a sua presença, como por exemplo, entrega de embalagens, reabastecimento de máquinas de água ou vending, equipas de limpeza e higienização de espaços, ou outras, “foram limitadas a um mínimo indispensável e são obrigadas a seguir rigorosamente as instruções sobre distanciamento social e higiene”.

As boas práticas têm garantido, até ao momento, que “não foram identificados quaisquer trabalhadores dos sócios-produtores Madre Fruta infetados com covid-19. Todos os trabalhadores agrícolas e de armazém mantêm-se ao serviço, para que a fruta possa chegar aos supermercados”.

De acordo com o estudo da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e outras autoridades, não há evidências de que os alimentos ou embalagens de alimentos transmitam o novo coronavírus. “Mas, isso não diminui as preocupações sobre a produção e manipulação segura dos produtos ao nível da exploração agrícola, para proteger o produto e aqueles que plantam, cultivam, colhem e embalam. Neste sentido, todas as medidas de segurança têm sido tomadas para garantir a qualidade e segurança alimentar dos produtos Madre Fruta”, salienta João Bento.

A verdade é que, tal como recomenda a DGS, deve aumentar-se o consumo de fruta fresca e vegetais, apostando na compra de produtos locais e regionais. E, neste âmbito, a Madre Fruta garante que toda a produção comercializada é totalmente de origem algarvia.

Por isso, compre o que é nosso!


——————–

“ALIMENTE QUEM O ALIMENTA”

O Ministério da Agricultura lançou esta campanha e pede a todas e a todos que colaborem neste desafio e ajudem a alimentar este projeto.

Já sabemos que, caso seja possível, todos devemos ficar em casa, mas um dos motivos que nos poderá obrigar a sair será a compra de bens essenciais.

Por isso, nesse momento, lembre-se: quando a necessidade de sair à rua chegar, procure sempre os produtos locais e ajude a nossa Agricultura.

Por si, por todos nós, pela nossa saúde, pelo nosso país.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Rui Veloso.
Cultura Nacional

Rui Veloso declarado inocente num processo em que o músico Jorge Vadio o acusava de ter “sabotado intencionalmente” a sua carreira

12:00 22 Julho, 2026 10:44 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tribunal da Propriedade Intelectual considerou improcedente a ação em que Jorge Vadio reclamava uma indemnização superior a 900.000 euros

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve Cultura

Festas tradicionais juntam fé, música e convívio em Luz de Tavira

07:30 22 Julho, 2026 07:29 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Largo da República recebe quatro dias de festa em honra de Nossa Senhora da Luz, com entrada livre e programa para toda a comunidade

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

António José Seguro com Luís Represas. Crédito: Site da Presidência da República Portuguesa
Cultura Nacional

António José Seguro reage à morte de Luís Represas: “Hoje perdi um amigo. Choro”

10:53 22 Julho, 2026 11:08 22 Julho, 2026 | João Luís

Presidente da República deixa mensagem emocionada após a morte de Luís Represas, recordando a voz, a carreira e a ligação pessoal ao músico

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Cultura Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Rui Veloso.
Cultura, Nacional

Rui Veloso declarado inocente num processo em que o músico Jorge Vadio o acusava de ter “sabotado intencionalmente” a sua carreira

12:00 22 Julho, 2026 10:44 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tribunal da Propriedade Intelectual considerou improcedente a ação em que Jorge Vadio reclamava uma indemnização superior a 900.000 euros

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve, Cultura

Festas tradicionais juntam fé, música e convívio em Luz de Tavira

07:30 22 Julho, 2026 07:29 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Largo da República recebe quatro dias de festa em honra de Nossa Senhora da Luz, com entrada livre e programa para toda a comunidade

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

António José Seguro com Luís Represas. Crédito: Site da Presidência da República Portuguesa
Cultura, Nacional

António José Seguro reage à morte de Luís Represas: “Hoje perdi um amigo. Choro”

10:53 22 Julho, 2026 11:08 22 Julho, 2026 | João Luís

Presidente da República deixa mensagem emocionada após a morte de Luís Represas, recordando a voz, a carreira e a ligação pessoal ao músico

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura, Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Cultura, Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve, Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Últimas Notícias

  • CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro
    CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro
  • Vila Real de Santo António exige condições para os pescadores trabalharem
    Vila Real de Santo António exige condições para os pescadores trabalharem
  • Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal
    Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal
  • “Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta
    “Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta
  • Padre conhecido pelo talento para o futebol vai mudar de paróquia e a população assina petição para que mude de ideias
    Padre conhecido pelo talento para o futebol vai mudar de paróquia e a população assina petição para que mude de ideias

Opinião

  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
  • Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
    Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento