Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia

Preço dos combustíveis volta a subir. Crise à vista no abastecimento de mercadorias. Posto espanhol faz descontos a portugueses

Aumento praticamente anula a descida do imposto. Em Espanha, já há um posto de combustível espanhol a praticar descontos especiais para portugueses. A ANTRAM vai reunir em Congresso no Algarve e alerta para possível crise de abastecimento de mercadorias em todo o país

14:01 17 Outubro, 2021 12:22 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O preço do gasóleo e da gasolina vai subir 1,5 cêntimo a partir desta segunda-feira. Este aumento praticamente anula a descida do imposto anunciada pelo Governo. Há quem aproveite para abastecer antes de mais uma subida.

É a 35.ª vez que os combustíveis sobem este ano. A indignação parece quase unânime, assim como a preocupação de que a subida do gasóleo e da gasolina faça aumentar os preços de bens essenciais.

Em setembro, Portugal tinha a quinta gasolina mais cara da Europa. Em outubro, passámos para sétimo lugar, uma vez que os combustíveis têm aumentado também noutros países europeus. Nos Países Baixos é onde se paga mais caro por um litro de gasolina simples: mais de 1,90 euros.

No gasóleo, Portugal surge em nono lugar, numa lista liderada pela Suécia. A diferença é quase 40 cêntimos por litro.


Posto de combustível espanhol pratica descontos especiais para portugueses


Os dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos mostram que Bragança é um dos distritos do país onde os combustíveis são mais caros e a escalada de preços dos últimos meses está a deixar os consumidores muito descontentes.

Para fugir aos elevados preços dos combustíveis em Portugal, Espanha é cada vez mais uma alternativa para quem vive junto à fronteira.

Em média, o gasóleo está mais barato 24 cêntimos por litro e a gasolina 33 cêntimos.

Um posto espanhol, junto à fronteira com Bragança, pratica descontos especiais para os portugueses: às terças e quartas-feiras, reduz sete cêntimos ao preço de tabela por litro de gasóleo.


Alteração no imposto faz descer 2 cêntimos por litro na gasolina e 1 cêntimo no gasóleo


O Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) diminui este sábado dois cêntimos por litro na gasolina e um cêntimo no gasóleo, descida que os operadores podem agora refletir no preço de venda ao público, segundo o Governo.

Na sexta-feira à tarde, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais anunciou que o Governo vai repercutir na diminuição das taxas de ISP os 63 milhões de euros de IVA arrecadados face ao aumento do preço médio de venda ao público dos combustíveis.

“O Governo tomou hoje [sábado] a decisão de reinstituir um modelo de devolução de receita de imposto que obtém por via do preço dos combustíveis. Em face do aumento do preço médio de venda ao público dos combustíveis, o Estado arrecada um valor superior a 60 milhões de euros de IVA e, por isso, vai repercutir na diminuição das taxas de ISP este valor de acréscimo que aufere“, avançou o governante na sexta-feira, acrescentando que a medida se iria traduzir “numa descida de dois cêntimos no ISP da gasolina e um cêntimo no ISP do gasóleo”.

No global, o montante que o Governo vai devolver atinge os 90 milhões de euros, já que aos 63 milhões pelo IVA acrescem 27 milhões de euros pelo arredondamento do alívio do ISP.

“Estes 63 milhões de euros são, na realidade, 90 milhões de euros anuais, na medida em que a repercussão da receita adicional que nos faríamos com os combustíveis, faria com que a taxa unitária do ISP [Imposto sobre Produtos Petrolíferos] do gasóleo apenas fosse aliviada em menos de um cêntimo, e nós arredondámos para o cêntimo”, explicou aos jornalistas António Mendonça Mendes, em conferência de imprensa no Ministério das Finanças, em Lisboa.

O governante explicou também que o Governo irá monitorizar a evolução dos preços médios de venda ao público e – caso seja necessário – “fazer a revisão em alta”, “no sentido de devolver todo o valor de acréscimo de IVA que se recebe”.

Em 2016, o Governo já tinha utilizado um mecanismo semelhante quando os preços dos combustíveis estavam mais baixos, aumentando o ISP para compensar a descida do IVA.

“Agora, usamos o mesmo mecanismo, mas para fazer ao contrário, uma vez que estamos a ter mais receita de IVA do que aquela que era esperada. Vamos devolver essa receita do IVA integralmente aos consumidores, diminuindo temporariamente aquilo que é a taxa unitária de ISP da gasolina e do gasóleo, na respetiva proporção”, sendo que os operadores podem agora refletir aquela descida no preço de venda ao público, sublinhou António Mendonça Mendes.

O Governo apontou ainda que os indicadores que tem são de que haverá uma descida do preço nos mercados de combustíveis, tratando-se de uma situação extraordinária.

Independentemente de uma eventual descida dos preços nos mercados de combustíveis, a medida entra em vigor este sábado e prolonga-se até 31 de janeiro de 2022.

MÁRIO CENTENO LEMBRA QUE O PETRÓLEO JÁ NEGOCIOU A PREÇOS NEGATIVOS

Também na sexta-feira, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, referiu que o aumento dos preços, nomeadamente dos combustíveis, deverá ser temporário, apesar de “aparentemente descontrolado”, lembrando que o petróleo negociou a preços negativos durante a crise.

“As análises, a nível europeu, dizem-nos que os efeitos são temporários e de natureza fiscal […]. Quero recordar que se transacionou petróleo a preços negativos durante a crise”, disse Mário Centeno, que falava após um almoço da Câmara do Comércio Americana em Portugal.

Contudo, segundo apontou, assiste-se agora a uma reversão deste cenário “a uma escala significativa e só aparentemente descontrolada”.

O antigo ministro notou ainda que todos os cenários apontam para que a inflação seja temporária e, particularmente em Portugal, contida, com 0,9% no conjunto de 2021.

A Lusa contactou a Associação Portuguesa De Empresas Petrolíferas (Apetro) e a Associação Nacional De Revendedores De Combustíveis (Anarec), mas até ao momento não foi possível obter um comentário.

Segundo a proposta de Orçamento do Estado para 2022, entregue no parlamento na segunda-feira, o adicional às taxas do ISP mantém-se no próximo ano, no montante de 0,007 euros por litro para a gasolina e no montante de 0,0035 euros por litro para o gasóleo rodoviário e o gasóleo colorido e marcado.


Empresas transportadoras em falência técnica com aumento do gasóleo


A Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) fala num momento “delicado” para o setor, com centenas de empresas perto da falência devido ao aumento dos custos. Acusam o Governo de estar fechado ao diálogo e, se a situação não melhorar, os transportadores podem desencadear uma crise de abastecimento de mercadorias em todo o país.

Desde o início do ano, um camião de abastecimento em Portugal significa mais 30% de custos só em gasóleo.

O episódio mais recente no setor de transportes de paralisação aconteceu em 2019, quando os motoristas de camiões de matérias perigosas deixaram de abastecer os postos em todo o país.

A ANTRAM quer entendimento entre os governos e empresas, mas diz que o diálogo deixou de existir da parte da tutela.

A ANTRAM representa um setor com 6.000 empresas e tem um Congresso marcado para o final do mês no Algarve.

Em cima da mesa será colocada a subida do custo dos combustíveis.

– Notícia exclusiva do nosso parceiro SIC Notícias – VEJA AQUI O VÍDEO

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Acesso à Segurança Social vai mudar e há um detalhe que deve confirmar o quanto antes

09:10 11 Maio, 2026 09:08 11 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O Portal da Segurança Social vai entrar numa nova fase a partir desta semana. O Governo anunciou mudanças no acesso que podem apanhar muitos utilizadores de surpresa

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Algarve Cultura Economia Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Ensino Europe Direct Algarve

Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus

09:48 11 Maio, 2026 10:36 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Programa Erasmus+ reforçou a cooperação internacional no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão.

Algarve Saúde

Desafios da Psicologia no século XXI em debate no ISMAT em Portimão

12:51 11 Maio, 2026 12:51 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Congresso do ISMAT reúne especialistas nacionais e internacionais para debater os desafios atuais da Psicologia

Salinas de Rio Maior.
Nacional Vida & Lazer

Nesta cidade a 80 km de Lisboa há um poço com água 7 vezes mais salgada que a do mar e é um dos fenómenos naturais mais invulgares do país

11:30 11 Maio, 2026 00:11 10 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Rio Maior, existe um poço natural com água sete vezes mais salgada do que a do mar e dali continua a sair o chamado “ouro branco”

Opinião Política

Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro

11:40 11 Maio, 2026 11:30 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"A hipótese de queda do Governo e de eleições antecipadas deixou de pertencer apenas ao domínio da especulação jornalística para entrar no campo das possibilidades reais"

Dia de frio em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘de rachar’ a caminho: nova depressão vai chegar nesta data e estas regiões não serão poupadas

11:30 10 Maio, 2026 11:04 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O tempo volta a dar sinais de mudança, com ar mais frio e instabilidade à espreita. Os modelos apontam para uma nova depressao que pode mexer com os planos nos próximos dias

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Algarve Política

Carlos Brito recordado pela Assembleia Municipal de Faro como “humanista à frente do seu tempo”

12:01 11 Maio, 2026 12:08 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Voto de pesar da Assembleia Municipal de Faro recorda luta de Carlos Brito pela democracia, liberdade e desenvolvimento do Algarve

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Espanhóis revelam os ‘esquemas’ mais utilizados pelos ‘okupas’: saiba como evitar ser a próxima vítima

14:30 10 Maio, 2026 14:32 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O aumento das ocupações ilegais preocupa proprietários, com táticas cada vez mais sofisticadas que atrasam despejos e complicam a recuperação dos imóveis

Espada de São Jorge com flor. Crédito: Shutterstock
Vida & Lazer

Há um truque para a espada-de-são-jorge dar flor e poucos o conhecem

17:20 10 Maio, 2026 17:32 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Poucos sabem, mas a espada-de-são-jorge pode dar flores perfumadas quando recebe os cuidados e as condições certas dentro de casa

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Acesso à Segurança Social vai mudar e há um detalhe que deve confirmar o quanto antes

09:10 11 Maio, 2026 09:08 11 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O Portal da Segurança Social vai entrar numa nova fase a partir desta semana. O Governo anunciou mudanças no acesso que podem apanhar muitos utilizadores de surpresa

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional, Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Algarve, Cultura, Economia, Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Ensino, Europe Direct Algarve

Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus

09:48 11 Maio, 2026 10:36 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Programa Erasmus+ reforçou a cooperação internacional no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão.

Algarve, Saúde

Desafios da Psicologia no século XXI em debate no ISMAT em Portimão

12:51 11 Maio, 2026 12:51 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Congresso do ISMAT reúne especialistas nacionais e internacionais para debater os desafios atuais da Psicologia

Salinas de Rio Maior.
Nacional, Vida & Lazer

Nesta cidade a 80 km de Lisboa há um poço com água 7 vezes mais salgada que a do mar e é um dos fenómenos naturais mais invulgares do país

11:30 11 Maio, 2026 00:11 10 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Rio Maior, existe um poço natural com água sete vezes mais salgada do que a do mar e dali continua a sair o chamado “ouro branco”

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro

11:40 11 Maio, 2026 11:30 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"A hipótese de queda do Governo e de eleições antecipadas deixou de pertencer apenas ao domínio da especulação jornalística para entrar no campo das possibilidades reais"

Dia de frio em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Frio ‘de rachar’ a caminho: nova depressão vai chegar nesta data e estas regiões não serão poupadas

11:30 10 Maio, 2026 11:04 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O tempo volta a dar sinais de mudança, com ar mais frio e instabilidade à espreita. Os modelos apontam para uma nova depressao que pode mexer com os planos nos próximos dias

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Algarve, Política

Carlos Brito recordado pela Assembleia Municipal de Faro como “humanista à frente do seu tempo”

12:01 11 Maio, 2026 12:08 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Voto de pesar da Assembleia Municipal de Faro recorda luta de Carlos Brito pela democracia, liberdade e desenvolvimento do Algarve

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Espanhóis revelam os ‘esquemas’ mais utilizados pelos ‘okupas’: saiba como evitar ser a próxima vítima

14:30 10 Maio, 2026 14:32 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O aumento das ocupações ilegais preocupa proprietários, com táticas cada vez mais sofisticadas que atrasam despejos e complicam a recuperação dos imóveis

Espada de São Jorge com flor. Crédito: Shutterstock
Vida & Lazer

Há um truque para a espada-de-são-jorge dar flor e poucos o conhecem

17:20 10 Maio, 2026 17:32 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Poucos sabem, mas a espada-de-são-jorge pode dar flores perfumadas quando recebe os cuidados e as condições certas dentro de casa

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Últimas Notícias

  • Desafios da Psicologia no século XXI em debate no ISMAT em Portimão
    Desafios da Psicologia no século XXI em debate no ISMAT em Portimão
  • Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios
    Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios
  • Carlos Brito recordado pela Assembleia Municipal de Faro como “humanista à frente do seu tempo”
    Carlos Brito recordado pela Assembleia Municipal de Faro como “humanista à frente do seu tempo”
  • GNR deteve 80 pessoas e registou mais de 850 infrações rodoviárias numa semana no Algarve
    GNR deteve 80 pessoas e registou mais de 850 infrações rodoviárias numa semana no Algarve
  • Nesta cidade a 80 km de Lisboa há um poço com água 7 vezes mais salgada que a do mar e é um dos fenómenos naturais mais invulgares do país
    Nesta cidade a 80 km de Lisboa há um poço com água 7 vezes mais salgada que a do mar e é um dos fenómenos naturais mais invulgares do país
  • Natação do Algarve conquista ouro coletivo no Meeting de Xira
    Natação do Algarve conquista ouro coletivo no Meeting de Xira

Opinião

  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
  • Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
    Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
  • União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
    União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal