Os centros de assistência técnica das empresas estão, regra geral, focados em resolver os problemas e incidentes técnicos da forma mais eficiente possível e, idealmente, implementando as medidas necessárias para evitar uma recorrência.
Quer seja para reclamar, solicitar um orçamento para a reparação de um produto, esclarecer dúvidas sobre o funcionamento ou manutenção, etc., é, em primeiro lugar, importante saber como podemos contactar essa empresa ou entidade.
Se há uns anos atrás era necessário recorrer às páginas amarelas para encontrar os contactos de uma empresa portuguesa, atualmente temos a internet que nos facilita imenso esse trabalho! Podemos optar por visitar diretamente o website da empresa e a partir daí procurar os meios possíveis de a contactar ou, mais simples ainda, utilizar um recurso online que disponibiliza uma lista completa e atualizada dos contactos dos principais centros de assistência técnica de empresas em Portugal.
Que meios de contacto temos ao nosso dispor
Cada vez mais empresas começam a apostar na disponibilização de uma linha de apoio técnico multicanal, incluindo não só os meios mais tradicionais como contacto telefónico ou email, mas também o chat ao vivo em aplicações como Whatsapp, Messenger ou Telegram. Todas essas soluções são vantajosas não só para nós, clientes, por pouparmos tempo e dinheiro em deslocações desnecessárias, como para as empresas.
Muitas empresas colocam também online e ao dispor dos seus clientes as páginas de FAQs, ou em português: perguntas frequentes. Esse deverá ser o primeiro meio a consultar caso a sua necessidade seja o esclarecimento de uma dúvida relacionada com o funcionamento de um produto, por exemplo.
Em alguns casos, como a Vodafone, a NOS e a MEO, é também disponibilizado um fórum de suporte onde pode colocar dúvidas e trocar ideias com outros clientes desses serviços. Antes de colocar a sua questão, faça uma pesquisa para verificar se já foi abordada e respondida.
Se nem as FAQs, nem o fórum o conseguiram ajudar, e quiser para já evitar o contacto via telefone, pode fazer chegar a sua questão ou reclamação ao centro de assistência técnica através do formulário de contacto ou do endereço de email. Se aplicável, opte pelo chat ao vivo para obter uma resposta, à partida, mais rápida para o seu problema.
Note que, em muitos casos, para poder contactar a empresa através dos meios disponibilizados online, é necessário aceder à sua área de cliente, pelo que deverá garantir que está registado e que tem acesso à sua conta.
Uma forma mais convencional, e cada vez mais em desuso, de expor o seu problema ou dúvida, é através do envio de carta registada para a morada da empresa ou até mesmo deslocando-se até ao centro de atendimento mais próximo, caso prefira o contacto presencial.
Como é óbvio, nenhum produto ou serviço é perfeito. É, por isso, crucial para as empresas fornecerem apoio aos seus clientes para quando algo corre mal e garantir que estes têm como as contactar.