O Município de Castro Marim começa esta semana as obras de ampliação da Queijaria do Centro Multiusos do Azinhal. Para implementar esta unidade experimental, a área útil da queijaria será aumentada em cerca de 40m2.
Trata-se de uma intervenção que representa um investimento de cerca de 90.000 euros e incide sobre a criação de um Núcleo Experimental, uma sala pedagógica acoplada à estrutura existente.
“Articulado com os valores do interior e do território, este Núcleo Experimental funcionará como um ‘centro de ciência viva’, reforçando o trabalho já feito de valorização do queijo e da cabra algarvia, raça característica do Algarve e com grande expressão no território de Castro Marim”, explica a autarquia em comunicado.
O Centro Multiusos do Azinhal tem sido o palco por excelência das iniciativas e ações destinadas à promoção da cabra e dos seus derivados, sendo aqui que se realiza também a Feira “Terra de Maio”, um evento exclusivamente destinado à promoção e incremento da Cabra de Raça Algarvia e dos saberes e sabores a ela associados.
A criação de gado e de Caprinos de Raça Algarvia é uma área de negócio de muitas famílias do território. É também na aldeia do Azinhal que funciona, desde 1991, a Associação de Criadores de Caprinos da Raça Algarvia – ANCCRAL, com o principal objetivo de representação e defesa dos associados no que se refere à criação, preservação e melhoramento dos caprinos de raça algarvia, contribuindo para o desenvolvimento da atividade e promoção da raça e dos seus produtos.
A obra “Núcleo Experimental da Queijaria – Centro Multiusos do Azinhal” é uma ação da candidatura “Patrimónios de Castro Marim: Valorização e Promoção de Produtores Locais e Produtos Endógenos”, comparticipada pelo PO CRESC 2020, projeto PADRE, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER.