Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia

O que fazer em contratação na hotelaria: recorrer a imigrantes ou pagar melhores salários e subir preços?

Numa fase em que o turismo começa a recuperar da cise provocada pela covid-19, hotéis debatem em congresso que decorre no Algarve saídas para a falta de pessoal: é preciso uma “revolução” nos métodos de contratação que até aqui vigoravam

10:24 12 Novembro, 2021 12:22 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A pandemia veio acentuar a falta de pessoal no turismo e este é um dos problemas mais graves que o sector enfrenta nesta fase de recuperação, prevendo recorrer agora à contratação massiva de imigrantes. O défice de mão de obra está a ser uma das questões mais debatidas no congresso da Associação da Hotelaria de Portugal, “O Turismo tem Futuro “, que decorre em Albufeira até 12 de novembro.

Raul Martins, presidente da AHP, já avançou o objetivo de contratar imigrantes de países da CPLP, ou mesmo filipinos, para suprir esta escassez no sector. Segundo um inquérito interno da associação, os hoteleiros precisam, no imediato, de preencher cerca de 15 mil postos de trabalho, sobretudo em cargos de recepção, serviço de mesa ou cozinha, mas também em outras áreas.

“O capital humano é para o nosso sector o desafio da década”, sublinhou Raul Martins, explicitando que “o nível de escolaridade dos portugueses melhorou, também há mais pessoas que emigraram e não temos gente suficiente para as necessidades do turismo. Temos de olhar para o exterior, como fez França ou Inglaterra”.

Face à necessidade de contratar imigrantes, com a falta de pessoal que se vive no turismo, “temos de pensar em criar condições para estas pessoas poderem vir e não ficarem a dormir na rua”, sublinhou Jorge Rebelo de Almeida, presidente do grupo hoteleiro Vila Galé. “Temos de receber bem os emigrantes porque vamos precisar deles”, sublinhou.

Rebelo de Almeida realçou o risco de se assistir “à entrada de verdadeiros ‘cavalos de Troia’, e de repente a autenticidade do país perde-se, já se assiste em muitas zonas de França ou do Reino Unido”. Frisando ser defensor da solução de dar trabalho a imigrantes ou refugiados, o hoteleiro sustentou que “é preciso gerir esta situação com equilíbrio “.

“Temos de trazer mais pessoas a Portugal, mas também tornar o sector do turismo mais atrativo a nível de carreira”, notou ainda Luis Araújo, presidente do Turismo de Portugal.

A questão dos salários baixos já era uma condicionante no turismo antes da pandemia. “Em Portugal ganha-se pouco. O que devemos sobretudo fazer é criar condições de remunerar melhor quem merece”, sustentou o presidente da Vila Galé.

“Os salários já estão a aumentar, sobretudo com processos de transferência que estão a verificar-se de pessoal de uns hotéis para outros”, referiu Raul Martins, presidente da AHP. O presidente da associação lembrou que uma subida generalizada de salários levaria inevitavelmente a um aumento de preços nos hotéis. “E 40% do nosso mercado é interno. Suportaria que vendêssemos quartos muito mais caros?”, questionou.

“O turismo não tem futuro se não tiver pessoas”, lembrou Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, frisando que “a adaptação aos novos tempos mexe profundamente com a forma como até aqui se fazia a contratação, é uma revolução. A situação já não é os trabalhadores a adaptarem-se às empresas, é as empresas a terem de se adaptar aos trabalhadores “.

“EMPREGADOS DE MESA NÃO PODEM SER SÓ CARREGADORES DE PRATOS”

Como recrutar? Que adaptações as empresas têm de fazer para captar e reter os trabalhadores pós-pandemia? Foram os temas de sinopse que o painel do congresso dedicado ao ‘capital humano’ se propôs abordar.

“A matéria-prima principal do nosso sector são as pessoas. Se somos tão bons e recebemos tantos prémios, porque não fazer uma subida de preços em linha com a qualidade do que oferecemos em termos de produto?”, destacou Marta Sotto-Mayor, formadora e consultora em hotelaria. “Haja a coragem de cobrar o que vale o produto das nossas organizações, sem medo de perder os clientes”.

Mas este objetivo implica uma viragem total na forma como os trabalhadores são encarados pelas empresas turísticas que os empregam. “Os decisores não podem ter empregados de mesa que são só carregadores de pratos, na verdade eles ajudam a vender a gastronomia ou os vinhos, e podem contribuir muito para o aumento da rentabilidade”, sustentou a formadora. “Todos pedimos turistas de qualidade, que pagam bem, e não poderão sentir essa qualidade com um mero carregador de pratos”.

Perante o atual problema de falta de mão-de-obra, e a fuga de trabalhadores para outros sectores que se acentuou com a pandemia, Marta Sotto-Mayor advertiu que de nada serve os hoteleiros “deitarem as mãos à cabeça”, e que “novos problemas não podem ser resolvidos com as velhas respostas”.

O caminho para “a retenção e capacitação de pessoas” no turismo passa também pela componente do “salário emocional “, ou seja, programa de benefícios, incluindo seguros de saúde ou mesmo inscrição em ginásios, adoptados ao perfil de cada trabalhador – até porque as funções de turismo são tradicionalmente mal pagas, mas exigentes a nível de horários, indicaram especialistas ouvidos neste painel.

“Vamos ter de investir muito dinheiro (na captação e formação de recursos humanos), mas tem de ser canalizado para as pessoas que efetivamente queremos reter, e cada vez mais há que dar valor à remuneração variável “, apontou Rita Almada, gestora no grupo Sonae de ‘people analytics’, ferramenta de apoio à gestão na tomada de decisões sobre recursos humanos.

“Falamos de escassez de mão-de-obra, num momento de pressão das empresas para geração de valor e que obriga a um controle de custos mais apertado, e na verdade estamos a viver uma guerra de captação de talentos “, concluiu.

– Notícia do Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Militar da GNR de 29 anos morre atropelado no IC2 e Governo deixa este aviso aos condutores

12:10 11 Julho, 2026 12:43 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Jovem militar da GNR encontrava-se a regularizar o trânsito junto a um camião que se tinha incendiado quando foi atingido por um automóvel

Algarve Edição Papel Saúde

Lusíadas reforça aposta no Algarve com hospital de 60 milhões em Faro

08:00 11 Julho, 2026 07:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve soma apostas dos Lusíadas: Vilamoura abriu em 2025 e Faro terá hospital de 60 milhões com 500 empregos previstos

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Nacional

Homem com dores no peito recebe pulseira verde e morre à espera de ser atendido nas urgências

13:30 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Utente de 63 anos deslocou-se pelos próprios meios às urgências, mas caiu inanimado na sala de espera

Algarve

Comarca de Olhão assinala 150 anos com apelo à preservação da memória judicial

10:17 11 Julho, 2026 11:23 11 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Intervenção de Nuno Campos Inácio na Comarca de Olhão destacou o valor dos arquivos judiciais na preservação da memória do concelho

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve

Há 61 anos Américo Tomás inaugurava o Aeroporto de Faro

08:20 11 Julho, 2026 08:41 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Recorde o dia 11 de julho de 1965, que marcou a inauguração do Aeroporto de Faro, hoje Aeroporto Gago Coutinho,

Ciência Edição Papel Opinião Política

Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas

07:30 11 Julho, 2026 07:11 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quando a ciência deixa de orientar a política e passa a ser refém da geopolítica, é como enfrentar uma tempestade depois de abandonar a bússola. Numa crise desta dimensão, renunciar ao conhecimento é escolher a deriva"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Lixo espalhado pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

Sistema Volta leva à procura de embalagens e deixa lixo espalhado em várias ruas de Lisboa: “Mexem nos caixotes e muitas vezes o lixo fica depois no chão”

16:15 11 Julho, 2026 15:30 11 Julho, 2026 | João Luís

O sistema Volta, de devolução de embalagens, está a gerar queixas em Lisboa, com moradores a denunciar lixo espalhado nas ruas

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Algarve Cultura

Teatro ao ar livre anima freguesias de Silves com “A Última Baforada de CO2”

15:50 11 Julho, 2026 15:52 11 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Espetáculo de teatro passa hoje por Silves e segue depois para Armação de Pêra e São Marcos da Serra, sempre com entrada livre. O POSTAL foi ver e recomenda

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Militar da GNR de 29 anos morre atropelado no IC2 e Governo deixa este aviso aos condutores

12:10 11 Julho, 2026 12:43 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Jovem militar da GNR encontrava-se a regularizar o trânsito junto a um camião que se tinha incendiado quando foi atingido por um automóvel

Algarve, Edição Papel, Saúde

Lusíadas reforça aposta no Algarve com hospital de 60 milhões em Faro

08:00 11 Julho, 2026 07:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve soma apostas dos Lusíadas: Vilamoura abriu em 2025 e Faro terá hospital de 60 milhões com 500 empregos previstos

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal em mais de 100 zonas este domingo: estas são as localidades afetadas (Algarve incluído)

19:50 10 Julho, 2026 19:30 10 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 12 de julho, em várias localidades do país

Nacional

Homem com dores no peito recebe pulseira verde e morre à espera de ser atendido nas urgências

13:30 11 Julho, 2026 12:46 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Utente de 63 anos deslocou-se pelos próprios meios às urgências, mas caiu inanimado na sala de espera

Algarve

Comarca de Olhão assinala 150 anos com apelo à preservação da memória judicial

10:17 11 Julho, 2026 11:23 11 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Intervenção de Nuno Campos Inácio na Comarca de Olhão destacou o valor dos arquivos judiciais na preservação da memória do concelho

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: gota fria junta-se a depressão atlântica e traz o mau tempo a estas regiões

11:00 10 Julho, 2026 10:47 10 Julho, 2026 | João Luís

Gota fria poderá juntar-se a uma depressão atlântica e trazer chuva e trovoada a Portugal. Saiba quais as regiões mais afetadas nos próximos dias

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve

Há 61 anos Américo Tomás inaugurava o Aeroporto de Faro

08:20 11 Julho, 2026 08:41 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Recorde o dia 11 de julho de 1965, que marcou a inauguração do Aeroporto de Faro, hoje Aeroporto Gago Coutinho,

Ciência, Edição Papel, Opinião, Política

Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas

07:30 11 Julho, 2026 07:11 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Quando a ciência deixa de orientar a política e passa a ser refém da geopolítica, é como enfrentar uma tempestade depois de abandonar a bússola. Numa crise desta dimensão, renunciar ao conhecimento é escolher a deriva"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Lixo espalhado pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

Sistema Volta leva à procura de embalagens e deixa lixo espalhado em várias ruas de Lisboa: “Mexem nos caixotes e muitas vezes o lixo fica depois no chão”

16:15 11 Julho, 2026 15:30 11 Julho, 2026 | João Luís

O sistema Volta, de devolução de embalagens, está a gerar queixas em Lisboa, com moradores a denunciar lixo espalhado nas ruas

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Algarve, Cultura

Teatro ao ar livre anima freguesias de Silves com “A Última Baforada de CO2”

15:50 11 Julho, 2026 15:52 11 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Espetáculo de teatro passa hoje por Silves e segue depois para Armação de Pêra e São Marcos da Serra, sempre com entrada livre. O POSTAL foi ver e recomenda

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Saúde

Dormiu com a ventoinha ligada por causa do calor? Especialistas explicam por que deve ter cuidado

15:40 10 Julho, 2026 17:34 10 Julho, 2026 | João Luís

Usar a ventoinha durante a noite pode aliviar o calor, mas especialistas alertam para riscos nas vias respiratórias, nos olhos, na pele e no sono

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Sistema Volta leva à procura de embalagens e deixa lixo espalhado em várias ruas de Lisboa: “Mexem nos caixotes e muitas vezes o lixo fica depois no chão”
    Sistema Volta leva à procura de embalagens e deixa lixo espalhado em várias ruas de Lisboa: “Mexem nos caixotes e muitas vezes o lixo fica depois no chão”
  • Teatro ao ar livre anima freguesias de Silves com “A Última Baforada de CO2”
    Teatro ao ar livre anima freguesias de Silves com “A Última Baforada de CO2”
  • Trabalhadores das Finanças estão a trabalhar com mais de 30 graus nestas repartições no Algarve
    Trabalhadores das Finanças estão a trabalhar com mais de 30 graus nestas repartições no Algarve
  • Duas jovens morrem após carro ‘voar’ de viaduto e incendiar-se na autoestrada
    Duas jovens morrem após carro ‘voar’ de viaduto e incendiar-se na autoestrada
  • Fisco vai devolver IMI a estes senhorios: veja quem tem direito ao reembolso
    Fisco vai devolver IMI a estes senhorios: veja quem tem direito ao reembolso

Opinião

  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
  • O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
    O mercado das consciências | Por José Figueiredo Santos
  • A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    A economia azul como caminho de futuro | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

Europe Direct Algarve

  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
  • Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
    Culture Next expande a rede com cinco novos membros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal