Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Economia, Nacional

Jovens têm nova plataforma digital para apoio na compra ou arrendamento de casa. Veja como funciona

Entre as informações mais relevantes disponibilizadas pela plataforma, encontram-se os detalhes sobre as isenções fiscais

20:00 3 Outubro, 2024 12:14 3 Outubro, 2024
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A procura de habitação em Portugal, seja para compra ou arrendamento, tem-se revelado uma tarefa cada vez mais desafiante, especialmente para os jovens. Em resposta a esta realidade, a DECO PROteste lançou a “Plataforma Habitação Jovem”, uma ferramenta digital gratuita que promete facilitar o acesso a apoios e benefícios disponíveis para este público.

Este novo recurso digital tem como objetivo ajudar os jovens a navegar por um mercado imobiliário cada vez mais complexo, oferecendo uma série de informações úteis, incluindo apoios fiscais e programas de arrendamento. A plataforma surge como uma resposta a um cenário em que, para muitos jovens, o sonho da casa própria ou mesmo a possibilidade de arrendar uma habitação se tem tornado financeiramente inalcançável.

Simulador de apoios à compra e arrendamento

No centro desta nova plataforma está um simulador que permite aos utilizadores verificar a sua elegibilidade para diversos benefícios fiscais e apoios. Para aqueles que estão a considerar a compra de casa, o simulador informa sobre a possível isenção do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), do Imposto do Selo sobre a aquisição, bem como os custos de registo de compra e hipoteca.

Por outro lado, quem procura arrendar encontra na plataforma informação detalhada sobre programas de apoio como o Porta 65 Jovem, que recentemente sofreu alterações significativas. Entre essas alterações, destaca-se a eliminação da renda máxima e a possibilidade de candidatura com apenas três recibos de vencimento, tornando o programa mais acessível a um maior número de candidatos.

Para quem não se qualificar para o Porta 65 Jovem, a plataforma também aponta outras alternativas, como o Porta 65 +, destinado a agregados familiares de qualquer idade que enfrentem uma quebra de rendimentos, bem como famílias monoparentais. Há ainda informação sobre o Programa de Apoio ao Arrendamento, que pode ser outra opção viável para os jovens que precisam de uma ajuda extra no pagamento da renda.

Guia passo a passo

Além do simulador, a Plataforma Habitação Jovem inclui um guia detalhado que acompanha o utilizador em todas as etapas do processo de compra ou arrendamento de uma casa. Este guia abrange desde a pesquisa inicial de um imóvel até à assinatura do contrato, passando pela escolha de um crédito à habitação adequado e pelas formalidades burocráticas associadas.

A porta-voz da DECO PROteste, Soraia Leite, realça a importância desta nova ferramenta: “Com o lançamento da Plataforma Habitação Jovem, a DECO PROteste reforça o seu compromisso com os consumidores, em particular com os jovens, numa fase tão importante como a compra ou arrendamento da sua casa. Acreditamos que esta ferramenta será um recurso fundamental para que os jovens tomem decisões mais informadas, conscientes e ajustadas às suas necessidades e possibilidades.”

Benefícios fiscais e apoio ao crédito

Entre as informações mais relevantes disponibilizadas pela plataforma, encontram-se os detalhes sobre as isenções fiscais. No caso da compra de imóveis até 316.772 euros no continente, ou até 395.965 euros nas regiões autónomas, os compradores jovens podem beneficiar da isenção total de IMT e do Imposto do Selo. Já para imóveis com valor até 633.453 euros no continente e até 791.816 euros nas regiões autónomas, aplica-se uma isenção parcial.

A plataforma também esclarece as condições para aceder à garantia do Estado no crédito à habitação, que permite aos jovens obter financiamento até 100% do valor da compra, desde que cumpram certos critérios, como rendimentos anuais inferiores a 80 mil euros e que o imóvel adquirido tenha um valor máximo de 450 mil euros.

Uma ferramenta para decisões informadas

Com a criação desta plataforma, a DECO PROteste responde a uma necessidade urgente de apoio aos jovens no atual mercado imobiliário. Através de um simulador intuitivo e de um guia prático, a Plataforma Habitação Jovem pretende tornar mais acessíveis os apoios e benefícios disponíveis, ajudando os jovens a tomar decisões informadas e a maximizar as suas oportunidades no processo de compra ou arrendamento de casa.

Para mais informações, os interessados podem aceder à plataforma através do site oficial da DECO PROteste.

Leia também: Esqueceu-se da carteira? Saiba como levantar dinheiro no Multibanco sem cartão

Veículo abandonado em Coimbra.
Auto Nacional

Carro está abandonado há mais de dois anos e ocupa três lugares de estacionamento em Coimbra: saiba o que diz a lei

17:30 26 Outubro, 2026 16:34 26 Outubro, 2026

Viatura permanece num parque de estacionamento em Coimbra há mais de dois anos, apesar de todas as reclamações

Algarve Economia

Tavira recebe laboratório de 515 mil euros e CCDR Algarve destaca aposta na investigação dos citrinos

12:16 26 Outubro, 2026 12:19 26 Outubro, 2026

Projeto InovCitrus vai estudar uma praga que ameaça os pomares algarvios e procurar soluções para proteger a produção de laranjas e outros citrinos

Mundo

Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta

21:30 26 Outubro, 2026 19:22 26 Outubro, 2026

Normand Tousignant tornou-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entrou para o Guinness World Records

Algarve Cultura Tech

Olhanense Pedro Marcelino participa em livro sobre Inteligência Artificial com mais de 100 autores

18:01 26 Outubro, 2026 18:14 26 Outubro, 2026

Investigador de Olhão integra obra sobre Inteligência Artificial que chega às livrarias a 27 de outubro e reúne especialistas de várias áreas

Algarve Nacional

FlixBus chega a Loulé com novas ligações a Lisboa, Faro e Albufeira desde 4,49 euros

17:01 26 Outubro, 2026 17:01 26 Outubro, 2026

Nova linha da FlixBus reforça as ligações entre o Algarve e o Alentejo, com quatro horários diários e viagens para Lisboa a partir de 4,49 euros

Portagem em Portugal.
Economia Nacional

Fim das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama? Proposta foi aprovada e decisão passa para o Governo

15:10 26 Outubro, 2026 12:48 26 Outubro, 2026

Câmara de Setúbal aprovou uma proposta para eliminar as portagens nas duas pontes sobre o Tejo, mas a medida depende de decisão do Governo

Ciência Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Jovem mulher a dormir.
Saúde

Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem

19:40 26 Outubro, 2026 12:58 26 Outubro, 2026

Recordar os sonhos ao acordar pode parecer sinal de uma boa noite de descanso, mas a Associação Portuguesa do Sono explica o que significa

Auto

Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto

19:30 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O IMT esclarece que os condutores portugueses podem pedir uma segunda via da carta de condução pela Internet

Algarve Cultura Vida & Lazer

Portimão Arena transforma-se num parque de diversões gigante para celebrar o Halloween

10:56 26 Outubro, 2026 11:02 26 Outubro, 2026

Crianças e jovens vão poder desfrutar de dois dias de diversões no Portimão Arena, com insufláveis, trampolins e atividades para várias idades

Protestos pela habitação. Crédito: Lusa
Nacional

Protestos pela habitação voltam às ruas hoje: manifestações e assembleias marcadas em cinco cidades

10:20 24 Outubro, 2026 09:31 24 Outubro, 2026

Lisboa, Porto, Aveiro, Braga e Coimbra recebem novas mobilizações pelo direito à habitação: veja os locais, horários e reivindicações

Opinião Política

A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos

14:00 24 Outubro, 2026 10:57 24 Outubro, 2026

Neste país, (...) quem não possuir casa terá que demonstrar que reúne condições para ser merecedor da rua, diz José Figueiredo Santos

Opinião

A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos

17:40 26 Outubro, 2026 17:38 26 Outubro, 2026

"A casa não é um prémio de bom comportamento, a dignidade não depende do vestuário e os direitos não se atribuem por concurso de elegância"

Saúde

Usa lentes de contacto no banho? Oftalmologistas alertam para infeção grave que pode provocar perda de visão

15:40 26 Outubro, 2026 15:20 26 Outubro, 2026

Tomar banho com lentes de contacto pode parecer inofensivo, mas os especialistas alertam para uma infeção ocular rara que pode comprometer seriamente a visão

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Veículo abandonado em Coimbra.
Auto, Nacional

Carro está abandonado há mais de dois anos e ocupa três lugares de estacionamento em Coimbra: saiba o que diz a lei

17:30 26 Outubro, 2026 16:34 26 Outubro, 2026

Viatura permanece num parque de estacionamento em Coimbra há mais de dois anos, apesar de todas as reclamações

Algarve, Economia

Tavira recebe laboratório de 515 mil euros e CCDR Algarve destaca aposta na investigação dos citrinos

12:16 26 Outubro, 2026 12:19 26 Outubro, 2026

Projeto InovCitrus vai estudar uma praga que ameaça os pomares algarvios e procurar soluções para proteger a produção de laranjas e outros citrinos

Mundo

Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta

21:30 26 Outubro, 2026 19:22 26 Outubro, 2026

Normand Tousignant tornou-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entrou para o Guinness World Records

Algarve, Cultura, Tech

Olhanense Pedro Marcelino participa em livro sobre Inteligência Artificial com mais de 100 autores

18:01 26 Outubro, 2026 18:14 26 Outubro, 2026

Investigador de Olhão integra obra sobre Inteligência Artificial que chega às livrarias a 27 de outubro e reúne especialistas de várias áreas

Algarve, Nacional

FlixBus chega a Loulé com novas ligações a Lisboa, Faro e Albufeira desde 4,49 euros

17:01 26 Outubro, 2026 17:01 26 Outubro, 2026

Nova linha da FlixBus reforça as ligações entre o Algarve e o Alentejo, com quatro horários diários e viagens para Lisboa a partir de 4,49 euros

Portagem em Portugal.
Economia, Nacional

Fim das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama? Proposta foi aprovada e decisão passa para o Governo

15:10 26 Outubro, 2026 12:48 26 Outubro, 2026

Câmara de Setúbal aprovou uma proposta para eliminar as portagens nas duas pontes sobre o Tejo, mas a medida depende de decisão do Governo

Ciência, Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Jovem mulher a dormir.
Saúde

Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem

19:40 26 Outubro, 2026 12:58 26 Outubro, 2026

Recordar os sonhos ao acordar pode parecer sinal de uma boa noite de descanso, mas a Associação Portuguesa do Sono explica o que significa

Auto

Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto

19:30 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O IMT esclarece que os condutores portugueses podem pedir uma segunda via da carta de condução pela Internet

Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Portimão Arena transforma-se num parque de diversões gigante para celebrar o Halloween

10:56 26 Outubro, 2026 11:02 26 Outubro, 2026

Crianças e jovens vão poder desfrutar de dois dias de diversões no Portimão Arena, com insufláveis, trampolins e atividades para várias idades

Protestos pela habitação. Crédito: Lusa
Nacional

Protestos pela habitação voltam às ruas hoje: manifestações e assembleias marcadas em cinco cidades

10:20 24 Outubro, 2026 09:31 24 Outubro, 2026

Lisboa, Porto, Aveiro, Braga e Coimbra recebem novas mobilizações pelo direito à habitação: veja os locais, horários e reivindicações

Opinião, Política

A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos

14:00 24 Outubro, 2026 10:57 24 Outubro, 2026

Neste país, (...) quem não possuir casa terá que demonstrar que reúne condições para ser merecedor da rua, diz José Figueiredo Santos

Opinião

A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos

17:40 26 Outubro, 2026 17:38 26 Outubro, 2026

"A casa não é um prémio de bom comportamento, a dignidade não depende do vestuário e os direitos não se atribuem por concurso de elegância"

Saúde

Usa lentes de contacto no banho? Oftalmologistas alertam para infeção grave que pode provocar perda de visão

15:40 26 Outubro, 2026 15:20 26 Outubro, 2026

Tomar banho com lentes de contacto pode parecer inofensivo, mas os especialistas alertam para uma infeção ocular rara que pode comprometer seriamente a visão

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta
    Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta
  • Guarda o frango nesta prateleira do frigorífico? Especialistas alertam para risco de contaminação
    Guarda o frango nesta prateleira do frigorífico? Especialistas alertam para risco de contaminação
  • Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem
    Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem
  • Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto
    Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto
  • Podcast “Isto é Juventude” dá voz aos jovens algarvios e ultrapassa 43 mil visualizações
    Podcast “Isto é Juventude” dá voz aos jovens algarvios e ultrapassa 43 mil visualizações

Opinião

  • A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos
    A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos
  • Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte
    Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte
  • A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão
    A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal