Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os 27 Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

18:00 18 Abril, 2026 01:14 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A União Europeia (UE) vai avançar com uma nova regra comum para limitar pagamentos em numerário nas transações comerciais, uma medida que começará a aplicar-se a 10 de julho de 2027. A partir dessa data, compras de bens ou prestações de serviços de valor igual ou superior a 10 mil euros deixarão de poder ser pagas em dinheiro vivo quando pelo menos uma das partes atue enquanto profissional ou empresa.

Novo teto europeu para pagamentos em dinheiro

A alteração resulta do Regulamento (UE) 2024/1624, aprovado no quadro do novo pacote europeu de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo. O Conselho da União Europeia explicou, ainda durante o processo legislativo, que o objetivo passa por criar um limite máximo comum em toda a UE, evitando diferenças demasiado grandes entre países.

Na prática, o regulamento fixa um teto europeu de 10.000 euros para pagamentos em numerário e permite que cada Estado-membro mantenha ou adote limites ainda mais baixos, se assim o entender. Ou seja, Bruxelas estabelece um máximo comum, mas não impede regras nacionais mais apertadas.

Entrada em vigor

Embora o regulamento já tenha sido aprovado e publicado no Jornal Oficial da União Europeia em junho de 2024, a aplicação destas regras está marcada para 10 de julho do próximo ano. Até lá, mantém-se um período de adaptação para os Estados-membros e para os operadores económicos abrangidos.

Este calendário é relevante porque afasta a ideia de uma proibição imediata do uso de numerário. A mudança já está decidida ao nível europeu, mas os efeitos práticos só se tornarão obrigatórios no verão de 2027.

Mudanças nas compras e serviços

O núcleo da nova regra está nos pagamentos ligados à compra de bens ou à prestação de serviços. Segundo o texto do regulamento, as pessoas ou entidades que comercializam bens ou prestam serviços só poderão aceitar ou efetuar pagamentos em numerário se o montante ficar abaixo dos 10 mil euros. A partir desse valor, será necessário recorrer a formas de pagamento com rasto documental.

Além disso, o acordo político que deu origem ao regulamento já previa um reforço do controlo sobre operações ocasionais em dinheiro entre 3.000 e 10.000 euros, impondo a identificação e verificação da identidade em certos casos por parte das entidades obrigadas.

Operações entre particulares ficam de fora

A nova limitação não significa o desaparecimento do dinheiro vivo. O próprio enquadramento europeu deixa de fora as operações entre pessoas singulares que não atuem em contexto profissional, o que significa que a regra não se aplica da mesma forma a negócios estritamente privados entre particulares.

Ainda assim, a filosofia do regulamento é clara: quanto maior for o valor e mais profissional for a operação, maior deverá ser a rastreabilidade do pagamento. É precisamente essa lógica que explica a imposição do teto comum nas transações comerciais de maior valor.

Por que é que a UE quer limitar o numerário

Segundo o Conselho da UE, este limite europeu pretende dificultar a utilização de grandes quantias em dinheiro em esquemas de branqueamento de capitais. As instituições europeias consideram que o numerário continua a ser um meio especialmente sensível quando o objetivo é ocultar a origem ou o destino de determinados fundos.

Ao harmonizar as regras, Bruxelas pretende reduzir brechas entre legislações nacionais e reforçar a transparência no mercado interno. A ideia é simples: se houver um limite comum, torna-se mais difícil deslocar operações suspeitas para países com regras mais permissivas.

Impacto poderá variar de país para país

O efeito concreto desta medida não será igual em toda a UE. Em países que já tinham limites baixos para pagamentos em dinheiro, a mudança poderá ser reduzida. Já nos Estados onde o uso de numerário continuava a ser mais livre, a adaptação poderá ser mais visível, sobretudo em certos setores do comércio e dos serviços. Esta leitura resulta da própria lógica de harmonização assumida pelo Conselho e pelo regulamento europeu.

No essencial, a UE não está a proibir o uso do numerário em geral, mas sim a fechar a porta a pagamentos comerciais de valor elevado feitos em dinheiro vivo sem registo formal. A partir de 10 de julho de 2027, esse passará a ser o novo padrão comum em todo o espaço europeu.

Leia também: Vêm aí apoios do Governo e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba que medidas estão em cima da mesa

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Passageiros em longa fila de espera no aeroporto.
Economia Nacional

Perdi o voo por causa da fila dos passaportes: tenho direito a indemnização?

10:10 30 Maio, 2026 15:48 28 Maio, 2026 | Miguel Frazão

ANAC esclarece se há direito a indemnização quando os passageiros perdem voos devido às filas nos controlos de fronteira em Portugal

Algarve Desporto

Praia da Rocha recebe elite mundial do Beach Tennis Open em junho

10:00 30 Maio, 2026 07:22 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Competição internacional transforma Portimão num dos principais palcos mundiais do beach tennis entre 1 e 7 de junho

Praia fluvial do Carvoeiro. Crédito: Aldeias do Xisto
Nacional Vida & Lazer

Esta praia fluvial com Bandeira Azul e sombra natural é uma ‘joia escondida’ ideal para famílias e para férias longe de multidões

11:00 30 Maio, 2026 10:58 13 Maio, 2026 | João Luís

Praia fluvial com Bandeira Azul fica no interior e junta água doce, sombra natural e boas condições para famílias e é considerada uma 'joia escondida'

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Cristiano Ronaldo.
Desporto Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Algarve Cultura

Música de câmara da Orquestra do Algarve chega a Alcoutim

08:00 30 Maio, 2026 10:15 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Orquestra do Algarve apresenta espetáculo de música de câmara com clássicos da ópera na Igreja Matriz de Alcoutim em junho

Algarve Cultura

Vera Marciano lança livro infantil “Bleu e a Mágica Porta Azul” na FNAC do Forum Algarve

09:00 30 Maio, 2026 09:21 27 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Obra de Vera Marciano pode ser utilizada em contexto familiar e escolar para promover valores e competências emocionais junto das crianças

Opinião Saúde

Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes

07:30 30 Maio, 2026 15:42 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, ainda se fala pouco sobre a doença. Esse silêncio atrasa muitas vezes o reconhecimento de sinais e adia o acesso aos cuidados certos"

Ventos fortes e mar agitado. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões

06:00 30 Maio, 2026 12:58 29 Maio, 2026 | João Luís

IPMA prevê vento forte, nevoeiro matinal e mudanças no tempo em algumas regiões: saiba onde se vai sentir diferenças

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia

Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)

14:40 27 Maio, 2026 14:40 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma atualização recente promete mexer com o planeamento da reforma, mas o que mudou exatamente pode surpreender mais do que parece

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor: temperaturas vão descer ‘a pique’ a partir desta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 29 Maio, 2026 00:57 29 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho será marcado por uma descida das temperaturas em algumas regiões do país, enquanto outras não sentirão este efeito

Economia Nacional

Ainda não devolve embalagens vazias? Veja quanto dinheiro perde ao fim do ano por não o fazer

08:30 30 Maio, 2026 15:14 15 Maio, 2026 | João Luís

Não devolver embalagens vazias pode significar perder dinheiro todos os meses. Saiba quanto pode deixar 'escapar' ao fim do ano

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia

Subsídio de férias em risco? A baixa médica pode mexer com mais do que imagina

09:30 26 Maio, 2026 09:57 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há regras pouco conhecidas que podem alterar o subsídio de férias quando se está de baixa. Nem tudo desaparece, mas o impacto pode ser maior do que imagina

Toulouse. Crédito: Magnific
Europa Vida & Lazer

“Somos o autêntico sul, não somos um destino de luxo”: esta cidade rosa quer cada vez mais turistas portugueses

16:00 29 Maio, 2026 13:58 29 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A região quer conquistar mais turistas portugueses com voos diretos, gastronomia, património, city breaks e uma alternativa menos massificada no sul de França

Passageiros em longa fila de espera no aeroporto.
Economia, Nacional

Perdi o voo por causa da fila dos passaportes: tenho direito a indemnização?

10:10 30 Maio, 2026 15:48 28 Maio, 2026 | Miguel Frazão

ANAC esclarece se há direito a indemnização quando os passageiros perdem voos devido às filas nos controlos de fronteira em Portugal

Algarve, Desporto

Praia da Rocha recebe elite mundial do Beach Tennis Open em junho

10:00 30 Maio, 2026 07:22 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Competição internacional transforma Portimão num dos principais palcos mundiais do beach tennis entre 1 e 7 de junho

Praia fluvial do Carvoeiro. Crédito: Aldeias do Xisto
Nacional, Vida & Lazer

Esta praia fluvial com Bandeira Azul e sombra natural é uma ‘joia escondida’ ideal para famílias e para férias longe de multidões

11:00 30 Maio, 2026 10:58 13 Maio, 2026 | João Luís

Praia fluvial com Bandeira Azul fica no interior e junta água doce, sombra natural e boas condições para famílias e é considerada uma 'joia escondida'

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve, Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Algarve, Cultura

Música de câmara da Orquestra do Algarve chega a Alcoutim

08:00 30 Maio, 2026 10:15 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Orquestra do Algarve apresenta espetáculo de música de câmara com clássicos da ópera na Igreja Matriz de Alcoutim em junho

Algarve, Cultura

Vera Marciano lança livro infantil “Bleu e a Mágica Porta Azul” na FNAC do Forum Algarve

09:00 30 Maio, 2026 09:21 27 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Obra de Vera Marciano pode ser utilizada em contexto familiar e escolar para promover valores e competências emocionais junto das crianças

Opinião, Saúde

Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes

07:30 30 Maio, 2026 15:42 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, ainda se fala pouco sobre a doença. Esse silêncio atrasa muitas vezes o reconhecimento de sinais e adia o acesso aos cuidados certos"

Ventos fortes e mar agitado. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões

06:00 30 Maio, 2026 12:58 29 Maio, 2026 | João Luís

IPMA prevê vento forte, nevoeiro matinal e mudanças no tempo em algumas regiões: saiba onde se vai sentir diferenças

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia

Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)

14:40 27 Maio, 2026 14:40 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma atualização recente promete mexer com o planeamento da reforma, mas o que mudou exatamente pode surpreender mais do que parece

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor: temperaturas vão descer ‘a pique’ a partir desta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 29 Maio, 2026 00:57 29 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho será marcado por uma descida das temperaturas em algumas regiões do país, enquanto outras não sentirão este efeito

Economia, Nacional

Ainda não devolve embalagens vazias? Veja quanto dinheiro perde ao fim do ano por não o fazer

08:30 30 Maio, 2026 15:14 15 Maio, 2026 | João Luís

Não devolver embalagens vazias pode significar perder dinheiro todos os meses. Saiba quanto pode deixar 'escapar' ao fim do ano

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia

Subsídio de férias em risco? A baixa médica pode mexer com mais do que imagina

09:30 26 Maio, 2026 09:57 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há regras pouco conhecidas que podem alterar o subsídio de férias quando se está de baixa. Nem tudo desaparece, mas o impacto pode ser maior do que imagina

Toulouse. Crédito: Magnific
Europa, Vida & Lazer

“Somos o autêntico sul, não somos um destino de luxo”: esta cidade rosa quer cada vez mais turistas portugueses

16:00 29 Maio, 2026 13:58 29 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A região quer conquistar mais turistas portugueses com voos diretos, gastronomia, património, city breaks e uma alternativa menos massificada no sul de França

Últimas Notícias

  • Esta praia fluvial com Bandeira Azul e sombra natural é uma ‘joia escondida’ ideal para famílias e para férias longe de multidões
    Esta praia fluvial com Bandeira Azul e sombra natural é uma ‘joia escondida’ ideal para famílias e para férias longe de multidões
  • Perdi o voo por causa da fila dos passaportes: tenho direito a indemnização?
    Perdi o voo por causa da fila dos passaportes: tenho direito a indemnização?
  • Praia da Rocha recebe elite mundial do Beach Tennis Open em junho
    Praia da Rocha recebe elite mundial do Beach Tennis Open em junho
  • Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa
    Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa
  • Vera Marciano lança livro infantil “Bleu e a Mágica Porta Azul” na FNAC do Forum Algarve
    Vera Marciano lança livro infantil “Bleu e a Mágica Porta Azul” na FNAC do Forum Algarve
  • Ainda não devolve embalagens vazias? Veja quanto dinheiro perde ao fim do ano por não o fazer
    Ainda não devolve embalagens vazias? Veja quanto dinheiro perde ao fim do ano por não o fazer

Opinião

  • Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
    Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Bilhete Postal: “Aqui sentimo-nos em casa” | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: “Aqui sentimo-nos em casa” | Por Eduardo Costa
  • Portugal habituou-se ao cansaço e isso deve preocupar-nos | Por Paula Freitas
    Portugal habituou-se ao cansaço e isso deve preocupar-nos | Por Paula Freitas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
    Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal