A Autoridade Tributária (AT) recordou esta segunda-feira que os contribuintes têm até ao final do mês de março para verificarem as despesas registadas para efeitos de dedução à coleta do IRS. De acordo com uma publicação feita pela AT nas redes sociais, o prazo para consulta e eventual reclamação destas despesas termina no dia 31 deste mês.
Como consultar as despesas?
Segundo a AT, todos os contribuintes devem consultar as despesas comunicadas no Portal das Finanças, relativas às deduções à coleta do IRS.
A consulta pode ser efetuada diretamente online através do portal oficial das Finanças.
A Autoridade Tributária sublinha a importância desta verificação para evitar discrepâncias e garantir que todas as despesas estejam corretamente registadas.
Reclamação de despesas
No caso de existirem incorreções ou despesas omitidas, os contribuintes têm o direito de apresentar uma reclamação junto da Autoridade Tributária até ao final do mês de março.
Esta reclamação pode incidir sobre as despesas gerais familiares ou sobre as despesas registadas por exigência de fatura, esclarece a AT.
A reclamação também pode ser feita diretamente através do Portal das Finanças, estando disponível uma opção específica para esse efeito.
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Consequências da verificação das despesas
Este procedimento é fundamental, uma vez que as despesas registadas e validadas pela AT são determinantes no apuramento final do IRS.
Uma correta contabilização das despesas pode resultar numa dedução mais vantajosa e influenciar positivamente o valor do reembolso ou reduzir o imposto a pagar.
Ao destacar estas recomendações, a AT pretende garantir que os contribuintes aproveitam integralmente os benefícios fiscais a que têm direito, evitando possíveis prejuízos financeiros devido a erros administrativos ou falhas na comunicação de despesas.
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