Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia

EHT Portimão sensibiliza a comunidade escolar sobre a presença feminina no setor do turismo

Escola de Hotelaria e Turismo desenvolveu um projeto integrador para reconhecer e valorizar a importância da mulher no setor do turismo, contribuir para melhorar a diversidade de género no trabalho e consciencializar para a igualdade de oportunidades para a liderança

18:36 23 Junho, 2021 12:23 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Ao longo deste ano letivo, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão desenvolveu um conjunto de atividades entre as quais um projeto integrador cujo objetivo foi o de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da empregabilidade no feminino no setor do turismo, que culminaram com uma palestra na Universidade do Algarve.

“Este projeto integrador teve como principais premissas reconhecer e valorizar a importância da mulher no setor do turismo, contribuir para melhorar a diversidade de género no trabalho, consciencializar para a igualdade de oportunidades para a liderança, prevenir desigualdades/formas de discriminação, promover o empoderamento das mulheres e apelar à igualdade de género”, explica a escola de hotelaria portimonense em comunicado.

As atividades promovidas desenvolveram-se no âmbito das disciplinas de Português, Matemática e disciplinas da área do turismo, contando com a participação dos alunos dos primeiros e segundos anos das turmas de Técnico(a) de Cozinha e Pastelaria e Técnico(a) de Restaurante Bar.

Numa primeira fase, e como ponto de partida do projeto, foi criado um questionário sobre o assunto que foi enviado a algumas unidades hoteleiras que se encontram dentro da área de intervenção geográfica da EHT Portimão para recolha de dados.

Segundo a instituição de ensino, “o principal objetivo deste pequeno estudo prendia-se com a recolha das percentagens de trabalhadores do sexo feminino em cada setor da hotelaria, as principais competências profissionais associadas às mulheres e as suas dificuldades mais notórias”. Embora a amostra fosse muito reduzida devido ao facto de muitas unidades hoteleiras estarem encerradas devido à situação pandémica, constatou-se que “há alguma disparidade de números em diferentes setores, sobretudo nas áreas de liderança”.

No decorrer do segundo semestre, foi promovido um webinar, em que a oradora convidada foi Patrícia Correia, diretora-geral do Monte Santo Resort, formadora da EHT Portimão e Delegada Regional da ADHP.

Nesta sessão a convidada partilhou vários momentos do seu percurso profissional, abordou algumas das dificuldades que sentiu durante o mesmo, apresentou estratégias para superar as adversidades e, partilhou ainda com os presentes, algumas das suas conquistas e alguns dos valores mais importantes para se vingar no mundo da hotelaria e do turismo.

Na sequência deste conjunto de atividades, foi desenvolvida uma campanha para as redes sociais da EHT Portimão que teve como objetivo inspirar e sensibilizar a comunidade para esta temática e para as possíveis saídas profissionais que uma estudante dos cursos desta instituição poderá abraçar após concluir a sua formação.

Devido a esta campanha, a convite do professor e subdiretor de Curso do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, Joaquim Pinto Contreiras, a professora Ana Ruas e a formadora Daniela Silvestre, que é também ex-aluna da EHT Portimão, dinamizaram no passado dia 18 de junho uma palestra na Universidade do Algarve para os alunos do 1º ano do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos.

“Verifica-se por todo o mundo a necessidade de lutar contra as consequências dos preconceitos associados à desigualdade de género. Consequentemente, tem sido abordado o tema por todo o lado, das mais variadas formas, com o intuito de minorar as consequências desta questão. Dada a sua importância, o Turismo de Portugal considerou que este tema deve ser abordado desde cedo na sua rede de escolas. Na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, pretendemos dar continuidade ao projeto nos próximos anos letivos com mais webinars com oradoras influentes, ciclos de conversas/ tertúlias, visitas a empreendimentos liderados por mulheres, etc.”, conclui Ana Ruas, Mentora do Projeto Pedagógico da EHT Portimão e focal point deste projeto integrador.

As candidaturas à Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão estão abertas até ao próximo dia 20 de julho e podem ser realizadas aqui.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve

Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta

14:49 18 Junho, 2026 14:49 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização em Tavira resultou em duas detenções distintas e na apreensão de produto estupefaciente e documento

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Menina de 8 anos encontrada sem vida: madrasta confessou o crime

15:58 18 Junho, 2026 17:07 18 Junho, 2026 | João Luís

A menina de 8 anos foi encontrada sem vida depois de ter sido dada como desaparecida pelo pai: madrasta confessou o crime à Polícia Judiciária

Algarve

Bombeiros de Alcoutim recebem investimento da Galp em equipamentos e energia solar

11:23 18 Junho, 2026 11:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Apoio aos bombeiros de Alcoutim melhora condições para quem está na linha da frente em situações de emergência

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve

GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

12:35 18 Junho, 2026 12:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de alta velocidade colocou-se em fuga durante ação da GNR na costa de Aljezur e não foi intercetada

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Cultura Opinião

Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

16:10 18 Junho, 2026 16:11 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa “Indignidade”, de Lea Ypi, uma investigação familiar que atravessa a história turbulenta da Albânia

Bomba de gasolina.
Auto Economia

Vem aí uma descida nos combustíveis e há um que vai destacar-se: saiba qual pode ficar 10 cêntimos mais barato

16:20 18 Junho, 2026 16:06 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Pode vir aí um alívio inesperado na bomba já na próxima semana, impulsionado por um acordo que mexeu com o mercado mundial

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Trovoadas à espreita: mau tempo chega neste dia e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

09:50 16 Junho, 2026 09:36 16 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor, ar frio em altitude e nuvens a crescer. Há regiões onde a tarde pode mudar rapidamente e trazer chuva forte, granizo e trovoadas

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve

Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta

14:49 18 Junho, 2026 14:49 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização em Tavira resultou em duas detenções distintas e na apreensão de produto estupefaciente e documento

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Menina de 8 anos encontrada sem vida: madrasta confessou o crime

15:58 18 Junho, 2026 17:07 18 Junho, 2026 | João Luís

A menina de 8 anos foi encontrada sem vida depois de ter sido dada como desaparecida pelo pai: madrasta confessou o crime à Polícia Judiciária

Algarve

Bombeiros de Alcoutim recebem investimento da Galp em equipamentos e energia solar

11:23 18 Junho, 2026 11:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Apoio aos bombeiros de Alcoutim melhora condições para quem está na linha da frente em situações de emergência

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve

GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

12:35 18 Junho, 2026 12:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de alta velocidade colocou-se em fuga durante ação da GNR na costa de Aljezur e não foi intercetada

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Cultura, Opinião

Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

16:10 18 Junho, 2026 16:11 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa “Indignidade”, de Lea Ypi, uma investigação familiar que atravessa a história turbulenta da Albânia

Bomba de gasolina.
Auto, Economia

Vem aí uma descida nos combustíveis e há um que vai destacar-se: saiba qual pode ficar 10 cêntimos mais barato

16:20 18 Junho, 2026 16:06 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Pode vir aí um alívio inesperado na bomba já na próxima semana, impulsionado por um acordo que mexeu com o mercado mundial

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Trovoadas à espreita: mau tempo chega neste dia e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

09:50 16 Junho, 2026 09:36 16 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor, ar frio em altitude e nuvens a crescer. Há regiões onde a tarde pode mudar rapidamente e trazer chuva forte, granizo e trovoadas

Últimas Notícias

  • Calor extremo coloca 15 concelhos em risco máximo de incêndio: saiba se o seu está na lista
    Calor extremo coloca 15 concelhos em risco máximo de incêndio: saiba se o seu está na lista
  • Hotel no Algarve onde ficaram os convidados do casamento da cantora das Little Mix tem 5 piscinas e serve refeições durante todo o dia
    Hotel no Algarve onde ficaram os convidados do casamento da cantora das Little Mix tem 5 piscinas e serve refeições durante todo o dia
  • Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva
    Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva
  • “10 homens e uma estátua”: britânicos dizem que Portugal está a sacrificar mais um Mundial pelo ego de Cristiano Ronaldo
    “10 homens e uma estátua”: britânicos dizem que Portugal está a sacrificar mais um Mundial pelo ego de Cristiano Ronaldo
  • Quelfes assinala Dia da Freguesia com homenagens e programa cultural
    Quelfes assinala Dia da Freguesia com homenagens e programa cultural

Opinião

  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal