Ir aos supermercados tornou-se num desafio com os preços a aumentar e os orçamentos familiares apertados. Para além disso, os supermercados utilizam estratégias de marketing que nos incentivam a consumir mais do que o que estava inicialmente previsto.
Ficar atento às prateleiras, promoções e fazer uma lista pode ser a chave para evitar gastos desnecessários. Conheça então as estratégias dos supermercados, que a TV7dias sugeriu, a que deve estar atento.
Preços terminados em 0,99€
Apesar de ser uma estratégia conhecida, os preços terminados em 0,99€ ainda exercem influência. O cérebro muitas vezes interpreta 9,99€ como 9 euros, levando a uma perceção de preço mais baixo.
Produtos que se costumam comprar em conjunto
Produtos que combinam naturalmente são frequentemente colocados próximos, incentivando a compra conjunta. Um exemplos comum é frango assado e batatas fritas.
Aromas que abrem o apetite
Estrategicamente colocados à entrada, o aroma a frango assado ou pão fresco desperta o apetite, levando a compras impulsivas. É aconselhável evitar ir ao supermercado com fome para não ceder a essas tentações.
A distribuição nas prateleiras
Os produtos mais caros são geralmente posicionados ao nível dos olhos, enquanto os mais baratos ficam em locais menos visíveis. Itens como brinquedos são colocados ao alcance das crianças para atrair sua atenção.
Tamanho do carrinho
O tamanho do carrinho pode influenciar o volume de compras. Carrinhos maiores podem levar a compras mais impulsivas, pois há espaço disponível. Optar por um cesto não elimina essa estratégia, pois o cesto fundo dificulta a visão total dos produtos.
Produtos essenciais longe da entrada
Produtos essenciais, como a água, são colocados no final do supermercado, incentivando os clientes a percorrer toda a loja e serem expostos a mais produtos.
Espaços sem janelas e relógios
A ausência de janelas e relógios no interior dos supermercados faz com que percamos a noção do tempo, “pois desta forma não damos pelo tempo passar nem damos conta do entardecer do dia”. Sem esta noção, acabamos por gastar mais.
Produtos expostos na fila de pagamento
Produtos como pastilhas elásticas e chocolates, convenientemente colocados perto da caixa, são escolhas de última hora que muitas vezes são adicionadas sem muita ponderação e que acabam por impactar o preço final.
Ficar consciente dessas estratégias pode ajudar os consumidores a tomar decisões mais informadas, economizando dinheiro e evitando compras impulsivas.
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