Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia

“Creio que falta disponibilidade, sacrifício e diálogo às novas gerações”

Uma das grandes lições que o pai da empresária Luísa Amorim lhe deixou foi viajar. “E para quem quer fazer alguma coisa no turismo, a maior lição é esta: sermos nós próprios turistas” sustenta em entrevista ao Expresso

21:07 12 Julho, 2021 12:23 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Ainda pouco se falava de turismo no Douro quando a filha mais nova de Américo Amorim tomou a seu cargo a tarefa de tornar a Quinta Nova uma referência, baseando-se nas potencialidades da região e na forma como se fazia enoturismo no estrangeiro. Passados quase 20 anos, a autenticidade é cada vez determinante nos projetos que abraça, sempre ligados ao vinho.

Quais são os desafios que o turismo enfrenta em Portugal neste momento?
São muito complexos e comuns a todos os países da Europa. Mas o grande desafio que vamos ter no próximo ano é o da mão de obra. A perda da qualidade — e não da quantidade —, dos recursos humanos: grandes profissionais do turismo, quadros bem formados que começam a questionar-se se querem continuar a trabalhar em hotelaria.

Como era trabalhar o turismo no Douro em 2005, quando começou na Quinta Nova?
Era um sonho, uma vontade, mas não uma realidade. Havia uma grande dificuldade porque as pessoas não estavam habituadas a trabalhar em parceria e em concorrência. Demorou alguns anos a entender que a união faz a força. No enoturismo temos de ter uma só voz e uma só oferta para a região, com diferentes experiências. As quintas não são todas iguais e é isso que o cliente procura: a autenticidade de cada lugar.

Nesta altura já existe a noção de que juntos vão mais longe?
Também já se percebeu o que é o Douro: a maior área vitivinícola do mundo de montanha, uma região diferente, e com um encanto particular. Um vale de difícil acesso, com muitos declives. Come-se e bebe-se bem por isso é para andar devagar. Nunca se pode falar em quilómetros mas no tempo que se demora a chegar. As pessoas estavam habituadas a outros locais e assustavam-se um bocadinho. Agora, o Douro está a ressurgir graças a muitas pessoas locais e de fora que querem puxar pela região. Alguns trazem modernidade, outros vão buscar o lado histórico e cultural que estava um pouco esquecido.

No caso da Quinta Nova, o facto de ser um local isolado e de difícil acesso acabou por se tornar uma vantagem?
Todos os destinos têm diferentes segmentos. Temos de saber em que nicho nos integramos. Na Quinta Nova temos um cliente especial que vem de muito longe para nos visitar, por ser um sítio muito bonito e especial. Sempre trabalhámos a exclusividade porque não somos uma casa muito grande, mas temos uma cultura local muito enraizada. Estamos habituados a um cliente que sabe o que quer, é muito leal e regressa com frequência, maioritariamente estrangeiro mas também de todo o país. O facto de estarmos longe não é impeditivo de termos muitos clientes. Continuamos a ser uma muito boa referência mas isso tem de se trabalhar. Também devemos apoiar quem quer investir no enoturismo, enquanto “escola viva”, com bons exemplos e práticas capazes de ajudar a melhorar os novos negócios na área.

Os projetos de sustentabilidade social, como a Associação Bagos d’ Ouro, a que preside, podem ajudar a tornar fixar a comunidade e torná-la mais resiliente?
Tenho a certeza que sim! A educação faz acontecer tudo. Fundei a Bagos de Ouro há 11 anos. É fundamental criarmos condições para que muitas crianças e jovens possam residir no Douro e criar uma conciliação entre os que residem e as empresas que investem; apoiar, desde o primeiro ciclo, criar novas oportunidades e ajudá-los a concretizar sonhos, seja no turismo ou noutras áreas. Para o próximo ano vamos apoiar 40 universitários. Hoje, já muitas empresas do sector do vinho do Porto, e não só, estão connosco a fazer diferença numa região muito pobre do país que precisa muito disto. A educação faz mudar o futuro.

Quais são para si os maiores desafios de criar e manter um projeto turístico autêntico?
Quando começamos um projeto turístico temos de ler e saber interpretar. Conhecer as pessoas, os intérpretes da região, investigar a história, o território… Tudo isto nos dá o sentido e a alma do lugar. A gastronomia também diz muito sobre a cultura local, tal como o artesanato. No Dão servimos pão regional com queijo da Serra da Estrela e enchidos. E é o que as pessoas querem: o simples, o genuíno, com sabor, autêntico. O que é local, mais sustentável. Depois a decoração e a arquitetura. Vamos sempre muito à cultura local. Na Taboadella, no Dão, fizemos uma adega ultramoderna mas usámos a madeira como registo local. O enoturismo para ser de nicho, que é a realidade do país, precisa de um discurso de autenticidade. Tenho de saber olhar para a minha propriedade e dizer “eu sou bom nisto. Vou contar a minha história à minha maneira e vender aquilo que é meu”. E é preciso perder a ideia de que é de graça. Tudo o que não é cobrado sabe a barato e perde valor. Se eu estou uma hora a trabalhar, a dar a provar, isso tem de ser recompensado. É preciso perder o complexo e ter uma lógica comercial.

O que pode contribuir mais para projetar Portugal: o turismo ou os vinhos?
O enoturismo tem de ser um segmento tão ou mais importante que os outros. Mas para isso deve estar desenvolvido e em Portugal ainda não está. Tanto o Turismo de Portugal como os operadores têm de o levar muito a sério, e em simultâneo. Não podemos dizer que temos enoturismo e depois estarmos sempre fechados. É preciso criar circuitos e trabalhar de forma profissional. Porque razão este é um grande negócio para alguns e não para outros? Quem tem sucesso é porque o encara de uma forma muito profissional. Na Quinta Nova temos 30 pessoas e já cá estamos há 16 anos. No início é preciso investir, e começar devagarinho, principalmente quando somos pequenos. Não é por termos uma loja que os clientes vão todos aparecer. Muitos portugueses habituaram-se a estar dependentes dos fundos comunitários e a investir tudo de uma vez. Mas os turistas não aparecem todos ao mesmo tempo. Esse é o segredo: investir aos poucos. E acreditar, porque o turista anda aí. Se não está à nossa porta está na porta ao lado.

Cresceu com um visionário. Que lição lhe deixou o seu pai no ramo do turismo e que diferenças existem entre a geração dele e a sua na forma de encarar os negócios?
Uma das grandes lições que o meu pai me deixou foi viajar. E para quem quer fazer alguma coisa no turismo, a maior lição é esta: sermos nós próprios turistas. Quanto às diferenças de postura, creio que falta disponibilidade, sacrifício e diálogo às novas gerações”.

O que tem de saber acerca do Prémio

O projeto

Com os olhos postos no futuro, a terceira edição do Prémio Nacional de Turismo vai premiar negócios e projetos nacionais que se distingam como casos de sucesso em Portugal. A iniciativa do BPI e do Expresso conta com o patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal e o apoio técnico da Deloitte.

As categorias

  • ♦ Turismo autêntico Projetos que apresentam oferta abrangente e equilibrada do ponto de vista territorial, bem como da utilização e alavancagem de recursos locais e endógenos;
  • ♦ Turismo gastronómico Projetos que se destaquem por oferta gastronómica diferenciada e autêntica, alicerçada na valorização e promoção da gastronomia regional e nacional;
  • ♦ Turismo inclusivo Projetos que promovam um reforço da relação com o consumidor, através da comunicação ou de iniciativas que visem a sua inclusão e fidelização;
  • ♦ Turismo inovador Projetos que apresentem uma oferta inovadora e a utilização de ferramentas e meios digitais para a comunicação, distribuição e análise do desempenho;
  • ♦ Turismo sustentável Projetos que se distingam pela sustentabilidade ambiental, económica e responsabilidade social subjacentes à estratégia de médio/longo prazo.

Prémio Carreira

À semelhança das edições anteriores, será ainda distinguido com o Prémio Carreira uma personalidade que se tenha destacado com um importante contributo para o sector do turismo.

Datas importantes

Para se habilitar a vencer o Prémio Nacional de Turismo apresente a sua candidatura até 31 de julho de 2021.

Onde se candidatar

Encontra toda a informação sobre o regulamento, categorias, critérios de avaliação e prazos no site oficial do prémio.


Notícia exclusiva do nosso parceiro Expresso

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Algarve Desporto Mundo

Ciclista de Tavira conclui volta ao mundo em bicicleta e tem receção emocionante no regresso a casa

12:53 26 Outubro, 2026 12:53 26 Outubro, 2026

Miguel Figueira regressou a Tavira após completar uma volta ao mundo em bicicleta, iniciada a 2 de junho, e foi surpreendido por familiares e amigos

Algarve Desporto Nacional

Natação algarvia destaca-se em Olhão e Sines com vitórias e lugares de pódio

09:35 26 Outubro, 2026 09:35 26 Outubro, 2026

Clubes algarvios alcançaram resultados de destaque na natação, com triunfos nos escalões jovens em Olhão e boas classificações nacionais em Sines

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR detém 82 pessoas e apreende mais de 3.400 doses de droga no Algarve

10:35 26 Outubro, 2026 10:38 26 Outubro, 2026

Operações da GNR no Algarve resultaram em 82 detenções, na apreensão de milhares de doses de droga e na deteção de 581 infrações rodoviárias

Júlio Mamute.
Mundo Saúde

Júlio chegou a pesar 310 kg e já perdeu 120 kg sem recorrer a cirurgia ou medicamentos: agora foi à China cumprir o sonho do pai

12:40 26 Outubro, 2026 12:10 26 Outubro, 2026

Share this... Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Com 36 anos, Júlio Mamute chegou a pesar 310 quilos e teve uma fase da vida em que até tomar banho representava um desafio. O brasileiro já perdeu cerca de 120 quilos, sem recorrer a cirurgia ou medicamentos, e viajou até à China para...

Opinião Política

A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão

11:48 26 Outubro, 2026 11:57 26 Outubro, 2026

"Estará o poder a aplicar os mesmos critérios a todos os cidadãos ou estará, consciente ou inconscientemente, a revelar maior intolerância perante aqueles cujas reivindicações mais diretamente expõem as insuficiências das políticas públicas?"

Opinião

A força do acreditar | Por Andrea Moura

07:30 26 Outubro, 2026 10:23 26 Outubro, 2026

"Acredito que passos dados em consciência, com ponderação, mas com paixão e fé, podem mesmo 'mover montanhas'"

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europa Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Desporto Nacional Vida & Lazer

António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro

16:30 25 Outubro, 2026 16:27 25 Outubro, 2026

Oferta ao 'repórter' de Faro reconhece o trabalho de divulgação da columbofilia. União Columbófila Ouriquense encerrou a época com entrega de prémios.

Algarve Cultura Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Opinião Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Marta Almeida. Crédito: CMTV
Nacional

Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila

19:35 23 Outubro, 2026 19:35 23 Outubro, 2026

Empresa municipal afirma que a jovem não integrava o agregado autorizado e invoca decisões judiciais sobre a habitação em Marvila

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 13:59 25 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Café de São Jorge.
Vida & Lazer

Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima

11:40 25 Outubro, 2026 12:24 23 Outubro, 2026

Na ilha de São Jorge, as condições climáticas permitem produzir localmente um dos produtos agrícolas mais associados aos países tropicais

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Algarve, Desporto, Mundo

Ciclista de Tavira conclui volta ao mundo em bicicleta e tem receção emocionante no regresso a casa

12:53 26 Outubro, 2026 12:53 26 Outubro, 2026

Miguel Figueira regressou a Tavira após completar uma volta ao mundo em bicicleta, iniciada a 2 de junho, e foi surpreendido por familiares e amigos

Algarve, Desporto, Nacional

Natação algarvia destaca-se em Olhão e Sines com vitórias e lugares de pódio

09:35 26 Outubro, 2026 09:35 26 Outubro, 2026

Clubes algarvios alcançaram resultados de destaque na natação, com triunfos nos escalões jovens em Olhão e boas classificações nacionais em Sines

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR detém 82 pessoas e apreende mais de 3.400 doses de droga no Algarve

10:35 26 Outubro, 2026 10:38 26 Outubro, 2026

Operações da GNR no Algarve resultaram em 82 detenções, na apreensão de milhares de doses de droga e na deteção de 581 infrações rodoviárias

Júlio Mamute.
Mundo, Saúde

Júlio chegou a pesar 310 kg e já perdeu 120 kg sem recorrer a cirurgia ou medicamentos: agora foi à China cumprir o sonho do pai

12:40 26 Outubro, 2026 12:10 26 Outubro, 2026

Share this... Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Com 36 anos, Júlio Mamute chegou a pesar 310 quilos e teve uma fase da vida em que até tomar banho representava um desafio. O brasileiro já perdeu cerca de 120 quilos, sem recorrer a cirurgia ou medicamentos, e viajou até à China para...

Opinião, Política

A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão

11:48 26 Outubro, 2026 11:57 26 Outubro, 2026

"Estará o poder a aplicar os mesmos critérios a todos os cidadãos ou estará, consciente ou inconscientemente, a revelar maior intolerância perante aqueles cujas reivindicações mais diretamente expõem as insuficiências das políticas públicas?"

Opinião

A força do acreditar | Por Andrea Moura

07:30 26 Outubro, 2026 10:23 26 Outubro, 2026

"Acredito que passos dados em consciência, com ponderação, mas com paixão e fé, podem mesmo 'mover montanhas'"

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europa, Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Desporto, Nacional, Vida & Lazer

António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro

16:30 25 Outubro, 2026 16:27 25 Outubro, 2026

Oferta ao 'repórter' de Faro reconhece o trabalho de divulgação da columbofilia. União Columbófila Ouriquense encerrou a época com entrega de prémios.

Algarve, Cultura, Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Opinião, Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Marta Almeida. Crédito: CMTV
Nacional

Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila

19:35 23 Outubro, 2026 19:35 23 Outubro, 2026

Empresa municipal afirma que a jovem não integrava o agregado autorizado e invoca decisões judiciais sobre a habitação em Marvila

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 13:59 25 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Café de São Jorge.
Vida & Lazer

Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima

11:40 25 Outubro, 2026 12:24 23 Outubro, 2026

Na ilha de São Jorge, as condições climáticas permitem produzir localmente um dos produtos agrícolas mais associados aos países tropicais

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Ciclista de Tavira conclui volta ao mundo em bicicleta e tem receção emocionante no regresso a casa
    Ciclista de Tavira conclui volta ao mundo em bicicleta e tem receção emocionante no regresso a casa
  • Júlio chegou a pesar 310 kg e já perdeu 120 kg sem recorrer a cirurgia ou medicamentos: agora foi à China cumprir o sonho do pai
    Júlio chegou a pesar 310 kg e já perdeu 120 kg sem recorrer a cirurgia ou medicamentos: agora foi à China cumprir o sonho do pai
  • Tavira recebe laboratório de 515 mil euros e CCDR Algarve destaca aposta na investigação dos citrinos
    Tavira recebe laboratório de 515 mil euros e CCDR Algarve destaca aposta na investigação dos citrinos
  • Silves revela património e memórias através de fotografia e poesia na exposição “Molduras do Invisível”
    Silves revela património e memórias através de fotografia e poesia na exposição “Molduras do Invisível”
  • Portimão Arena transforma-se num parque de diversões gigante para celebrar o Halloween
    Portimão Arena transforma-se num parque de diversões gigante para celebrar o Halloween

Opinião

  • A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão
    A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão
  • A força do acreditar | Por Andrea Moura
    A força do acreditar | Por Andrea Moura
  • Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
    Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal