Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia

Comprar casa a partir de abril vai ser ainda mais difícil. O desafio torna-se cada vez maior

A SIC Notícias falou com três jovens com mais de 30 anos que ainda procuram habitação própria e ouviu um especialista em crédito à habitação que deixa dicas para quem quer comprar casa.

12:03 7 Março, 2022 12:16 7 Março, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em Portugal, compra-se casa cada vez mais tarde. Se há 30 anos alguém com um emprego estável conseguia, sem grandes dificuldades, o acesso a um crédito habitação para a compra da primeira casa, nos dias de hoje já não é bem assim.

São vários os fatores que contribuem para esta mudança.

PORQUE É QUE OS JOVENS COMPRAM CASA EM PORTUGAL CADA VEZ MAIS TARDE?

O preço das casas subiu (não há previsão de uma descida), os jovens adultos não conseguem vínculos laborais estáveis e os rendimentos que auferem são baixos.

Tudo isto somado faz com que a compra da primeira casa aconteça cada vez mais tarde. E muitos são obrigados a viver em casas alugadas durante anos, com rendas igualmente altas.

Nuno Rico, economista e especialista em crédito habitação da Deco Proteste, aponta três razões principais para os jovens não conseguirem comprar casa em Portugal:

  • Rendimentos baixos;
  • Vínculos laborais precários;
  • Preços elevados do mercado imobiliário.
Créditos: Getty Images

“O contexto socioeconómico que temos vindo a viver nas últimas duas décadas tem dificultado muito o acesso dos jovens ao crédito habitação”, começa por dizer.

Em entrevista à SIC Notícias, Nuno Rico sublinha que o rendimento dos mais jovens é “relativamente mais baixo” em comparação com os rendimentos de “pessoas um pouco mais velhas”.

“Hoje em dia temos uma população jovem muito mais qualificada do que tínhamos há uns anos, mas isso não se traduziu numa subida muito significativa dos salários“, aponta.

“EQUAÇÃO QUASE IMPOSSÍVEL”

Há ainda, como já foi referido, um fator importante que dificulta a compra de casa: os preços elevados do mercado imobiliário.

O economista refere que Portugal tem os preços médios por m2 mais elevados da Europa e os salários médios mais baixos.

“Temos aqui uma equação quase impossível. Como é que com os nossos salários médios conseguimos acompanhar esta crescente dos últimos sete, oito anos? Nos grandes centros urbanos, eu diria que é quase impossível para a larga maioria dos jovens comprar casa“, afirma.

OS NOVOS PRAZOS DOS CRÉDITOS À HABITAÇÃO

A acrescentar a estes fatores, surge ainda uma nova variante que veio dificultar ainda mais as contas de muitos jovens e que está relacionada com os prazos dos créditos à habitação.

Em julho de 2018, o Banco de Portugal (BdP) introduziu recomendações para a concessão de crédito à habitação e consumo para evitar situações de incumprimento e problemas relativamente ao rendimento disponível.

Nessa altura, o supervisor determinou várias recomendações, incluindo a convergência do prazo máximo de 40 anos para uma convergência média de 30 anos nos novos contratos de crédito à habitação que é ajustada à idade dos clientes.

A medida entra em vigor no dia 1 de abril.

Créditos: Getty Images

“A maturidade máxima destes créditos deve ser de 40 anos, para mutuários com idade inferior ou igual a 30 anos. De 37 anos de prazo para mutuários com idade superior a 30 anos e inferior ou igual a 35 anos, e uma maturidade de 35 anos, para mutuários com idade superior a 35 anos”, lê-se no comunicado do Banco de Portugal.

O especialista em crédito à habitação, Nuno Rico, considera que esta alteração dos prazos “é um acréscimo de dificuldades”.

O QUE DIZEM OS JOVENS

A SIC Notícias falou com jovens entre os 30 e os 33 anos que ainda não conseguiram comprar casa.

ANA SOUSA, 32 ANOS, GESTORA DE REDES SOCIAIS

Ana e o namorado estão à procura de casa para comprar há aproximadamente dois anos. Ambos têm vínculos laborais estáveis e rendimentos razoáveis. Neste caso específico, ainda não conseguiram comprar casa por causa dos preços.

A viverem num T1 alugado, em Lisboa, é neste concelho que pretendem comprar casa, não só por já estarem habituados a viver na capital, mas também porque é onde trabalham.

No entanto, os novos prazos que entram em vigor em abril já fizeram com que o casal ponderasse se quer mesmo ficar em Lisboa ou noutras zonas, nos arredores da capital.

“Atualmente, comprar casa em Lisboa parece um sonho, uma miragem“, diz a gestora de redes sociais em declarações à SIC Notícias.

Créditos: Getty Images

O facto de ainda não ter conseguido comprar faz com que Ana deixe em standby alguns projetos de vida.

“Uma pessoa nem pode pensar em ter filhos a viver num T1”, lamenta.

“A idade vai passando e com estas alterações nos prazos pior ainda. O tempo, que já era escasso para quem quer iniciar uma família, ficou ainda mais curto. E a frustração é maior.”

“Estamos todos à espera que a bolha imobiliária rebente, mas sinceramente acho que isso só vai acontecer daqui a muito tempo”, afirma.

Ana confessa que as novas regras do Banco de Portugal fizeram com que a procura de casa se tornasse mais intensa. “Agora temos de tomar uma decisão num curto espaço de tempo: ou deitamos a toalha ao chão, ou compramos uma casa numa zona que não gostamos muito”.

DUARTE SILVA, 30 ANOS, GESTOR DE PROJETOS DE INOVAÇÃO E ESTRATÉGIA

Duarte procurou casa durante um ano e meio. O preço das casas em Lisboa fez com que desistisse, uma vez que não tinha nem os 10% do valor do imóvel que são exigidos para quem recorre ao crédito à habitação.

Apesar de ter um trabalho onde conseguia obter bons rendimentos, não foi suficiente para investir em Portugal. Duarte acabou por emigrar para a Suíça em novembro de 2021.

“Comprar casa aqui não está nos planos. Não sei por quanto tempo é que vou ficar, mas a ideia era juntar algum capital que me permitisse investir em Portugal“, conta.

Créditos: Getty Images

O gestor de projetos de inovação e estratégia não recebeu com agrado a notícia dos novos prazos do crédito à habitação.

“Esta alteração obriga a que tenhamos uma prestação mais alta e provavelmente também representará uma taxa de esforço superior junto dos bancos”, afirma à SIC Notícias.

Duarte tinha esperança que as recomendações do BdP não avançassem.

RITA RAMOS, 33 ANOS, PASTELEIRA

A primeira vez que Rita e o marido procuraram casa para comprar foi há 10 anos. Como tinham entrado no mercado de trabalho há pouco tempo, as poupanças eram escassas. E, na altura, os bancos pediam um fiador.

“As únicas pessoas que nos podiam ajudar eram os nossos avós, mas já não tinham idade para serem fiadores de uma casa”, começa por dizer à SIC Notícias.

O tempo foi passando, os vínculos laborais não melhoraram e o casal vive até hoje numa casa alugada com os quatro filhos, com idades entre os três e os onze anos.

“Não pude escolher onde moro, tenho de morar longe das escolas e sem carta de condução é muito difícil deslocar-me com as crianças”, afirma.

Rita trabalha por conta própria e o vencimento varia de mês para mês, uma vez que depende do número de encomendas que recebe. Já o marido recebe o salário mínimo.

“Entre pagar água, luz, gás, comida e a renda, que são 500 euros, não nos sobra muita coisa. Gostava muito de ter a minha casa, mas infelizmente ainda não consegui devido a esta situação”, conta.

Créditos: Getty Images

A incerteza sobre o futuro afeta de forma significativa a estabilidade familiar e emocional.

“Tenho de me sujeitar à casa que está disponível no mercado de arrendamento e, no nosso caso, apesar de vivermos num T3, é uma casa pequena para seis pessoas”, conta.

Uma vez que Rita tem 33 anos, se hoje fosse pedir um crédito à habitação, teria de o pagar, no máximo, em 37 anos.

“Esses três anos vão fazer toda a diferença. É uma medida que me afeta no sentido em que teria de pagar uma prestação mais alta”, diz.

ESTÁ A PENSAR COMPRAR CASA? ESTAS DICAS SÃO PARA SI

O economista Nuno Rico enumera algumas dicas importantes para quem quer comprar casa. E atenção porque estes conselhos são direcionados para todas as faixas etárias.

– Verificar se a compra do imóvel é a melhor opção

Isto é, se estiver numa situação de pouca estabilidade a nível laboral e se a intenção não for manter-se naquela cidade/concelho nos próximos cinco, dez anos, a compra não deverá ser a melhor opção, principalmente “tendo em conta os preços muito elevados do imobiliário”, aponta.

– Verificar a estabilidade dos rendimentos

Nuno Rico relembrou que um crédito à habitação é um compromisso de aproximadamente 30 anos, que, no caso dos mais jovens, pode ir até aos 40 anos.

Nesse sentido, considera importante que os potenciais compradores façam uma avaliação dos seus rendimentos a longo prazo.

“Devem ponderar o seguinte: se eu não tiver estabilidade profissional, ou se houver uma oscilação nos rendimentos, ou ainda se os juros subirem de forma significativa, que impacto é que isso terá no orçamento familiar?”

Créditos: Getty Images

O economista considera que as pessoas devem preparar-se sempre para uma eventual oscilação, quer do rendimento, quer das prestações.

– Reduzir o prazo para pagar o crédito, de forma a que não ultrapasse a idade da reforma

Como? Em vez de fazer um contrato de crédito com a duração de 40 anos, tente fazer a 30 anos, desde que consiga suportar a prestação.

Para evitar dificuldades no futuro, Nuno Rico considera essencial que o crédito não “ultrapasse a idade prevista da reforma”, porque nessa altura os rendimentos sofrem uma queda brusca.

Caso contrário, “vamos estar durante 10 anos com consumidores com um encargo de um imóvel que já não tem o valor que tinha na altura”.

“Atualmente temos aproximadamente 40% dos contratos de crédito à habitação a terminar depois dos 70 anos, alguns deles inclusive a atingir os 80 anos“, remata.

Taxas Euribor sobem de novo: prazo mais curto avança para novo máximo desde outubro de 2020
  • Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Aveiro.
Economia Nacional

Há uma ilha na Ria de Aveiro que está a leilão por 750.000€ e tem 37 hectares

06:58 14 Julho, 2026 06:51 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Ilha com marinhas, viveiros, exploração aquícola e potencial para turismo de natureza está em leilão até agosto

Agente da PSP. Crédito: Lusa
Algarve Nacional

PSP descobre mais de 100 telemóveis roubados neste festival do Algarve dentro de malas num restaurante em Lisboa

06:30 14 Julho, 2026 18:22 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A pista deixada por um dos aparelhos permitiu à PSP chegar a um restaurante de Arroios

Algarve Política

Hugo Pereira assume liderança do PS Algarve e promete defender a região

07:24 14 Julho, 2026 07:27 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo presidente do PS Algarve defendeu habitação, água, salários e diversificação económica como prioridades regionais

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve Desporto Nacional

Lagos celebra triunfo de Guilherme Glória no Campeonato Nacional de Tiro de Precisão

07:00 14 Julho, 2026 07:06 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sílvia Ramos, Paulo Bessa, Gonçalo Bessa, Guilherme Glória e Diego Silva venceram os títulos nacionais de 2026

Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Verifique este valor no recibo de vencimento: um erro pode custar-lhe dinheiro na reforma

18:00 13 Julho, 2026 14:18 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma linha que passa despercebida no recibo de vencimento pode significar descontos abaixo do devido e afetar a pensão futura

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Mulher a usar telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades

19:10 13 Julho, 2026 15:43 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comissão Europeia prepara novas regras para limitar o acesso de crianças às redes sociais

Mulher sentada num banco durante um dia de calor intenso. Crédito: Freepik
Tempo

Há uma data que pode marcar o regresso dos ’40 graus’ a Portugal: saiba quando será e quais vão ser as regiões mais afetadas

09:30 13 Julho, 2026 09:09 13 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A semana começa fresca, mas os modelos meteorológicos apontam para uma reviravolta já no próximo fim de semana em Portugal

Radar de velocidade.
Auto Europa

“Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália

21:10 13 Julho, 2026 18:12 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de radares de velocidade foram desligados em Itália depois de entrarem em vigor novas exigências técnicas

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Gastronomia Saúde

Nem laranja nem pitaia: fruto muito produzido no Algarve ‘dá anos de vida’ e é dos que traz mais benefícios para a saúde

15:20 13 Julho, 2026 14:41 13 Julho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com inúmeros benefícios para a saúde, este fruto muito produzido no Algarve pode ser uma boa opção para as suas refeições

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Autódromo Internacional do Algarve.
Algarve Desporto

Autódromo Internacional do Algarve prepara-se para acolher o Ferrari Challenge a 18 e 19 de julho

19:40 13 Julho, 2026 15:52 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Já é conhecido o programa do Ferrari Challenge, que chega ao Autódromo Internacional do Algarve a 18 e 19 de julho

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Algarve Desporto

Equipa da Vela Solidária alcança 1.º lugar na Classe ORC e 2.º na geral

19:00 13 Julho, 2026 19:09 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Prova ligou Lagos a Palos de La Frontera e contou este ano com a participação de 24 embarcações

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Aveiro.
Economia, Nacional

Há uma ilha na Ria de Aveiro que está a leilão por 750.000€ e tem 37 hectares

06:58 14 Julho, 2026 06:51 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Ilha com marinhas, viveiros, exploração aquícola e potencial para turismo de natureza está em leilão até agosto

Agente da PSP. Crédito: Lusa
Algarve, Nacional

PSP descobre mais de 100 telemóveis roubados neste festival do Algarve dentro de malas num restaurante em Lisboa

06:30 14 Julho, 2026 18:22 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A pista deixada por um dos aparelhos permitiu à PSP chegar a um restaurante de Arroios

Algarve, Política

Hugo Pereira assume liderança do PS Algarve e promete defender a região

07:24 14 Julho, 2026 07:27 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo presidente do PS Algarve defendeu habitação, água, salários e diversificação económica como prioridades regionais

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Algarve, Desporto, Nacional

Lagos celebra triunfo de Guilherme Glória no Campeonato Nacional de Tiro de Precisão

07:00 14 Julho, 2026 07:06 14 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sílvia Ramos, Paulo Bessa, Gonçalo Bessa, Guilherme Glória e Diego Silva venceram os títulos nacionais de 2026

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Verifique este valor no recibo de vencimento: um erro pode custar-lhe dinheiro na reforma

18:00 13 Julho, 2026 14:18 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma linha que passa despercebida no recibo de vencimento pode significar descontos abaixo do devido e afetar a pensão futura

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Mulher a usar telemóvel. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades

19:10 13 Julho, 2026 15:43 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Comissão Europeia prepara novas regras para limitar o acesso de crianças às redes sociais

Mulher sentada num banco durante um dia de calor intenso. Crédito: Freepik
Tempo

Há uma data que pode marcar o regresso dos ’40 graus’ a Portugal: saiba quando será e quais vão ser as regiões mais afetadas

09:30 13 Julho, 2026 09:09 13 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A semana começa fresca, mas os modelos meteorológicos apontam para uma reviravolta já no próximo fim de semana em Portugal

Radar de velocidade.
Auto, Europa

“Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália

21:10 13 Julho, 2026 18:12 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de radares de velocidade foram desligados em Itália depois de entrarem em vigor novas exigências técnicas

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Gastronomia, Saúde

Nem laranja nem pitaia: fruto muito produzido no Algarve ‘dá anos de vida’ e é dos que traz mais benefícios para a saúde

15:20 13 Julho, 2026 14:41 13 Julho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com inúmeros benefícios para a saúde, este fruto muito produzido no Algarve pode ser uma boa opção para as suas refeições

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Autódromo Internacional do Algarve.
Algarve, Desporto

Autódromo Internacional do Algarve prepara-se para acolher o Ferrari Challenge a 18 e 19 de julho

19:40 13 Julho, 2026 15:52 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Já é conhecido o programa do Ferrari Challenge, que chega ao Autódromo Internacional do Algarve a 18 e 19 de julho

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Algarve, Desporto

Equipa da Vela Solidária alcança 1.º lugar na Classe ORC e 2.º na geral

19:00 13 Julho, 2026 19:09 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Prova ligou Lagos a Palos de La Frontera e contou este ano com a participação de 24 embarcações

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Hugo Pereira assume liderança do PS Algarve e promete defender a região
    Hugo Pereira assume liderança do PS Algarve e promete defender a região
  • Lagos celebra triunfo de Guilherme Glória no Campeonato Nacional de Tiro de Precisão
    Lagos celebra triunfo de Guilherme Glória no Campeonato Nacional de Tiro de Precisão
  • Há uma ilha na Ria de Aveiro que está a leilão por 750.000€ e tem 37 hectares
    Há uma ilha na Ria de Aveiro que está a leilão por 750.000€ e tem 37 hectares
  • PSP descobre mais de 100 telemóveis roubados neste festival do Algarve dentro de malas num restaurante em Lisboa
    PSP descobre mais de 100 telemóveis roubados neste festival do Algarve dentro de malas num restaurante em Lisboa
  • “Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália
    “Chega de radares fantasmas”: mais de um quinto dos radares de velocidade foram desligados em Itália

Opinião

  • “À mulher de César não basta ser honesta; tem também de parecê-lo” | Por Luís Ganhão
    “À mulher de César não basta ser honesta; tem também de parecê-lo” | Por Luís Ganhão
  • A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos
    A República da Esperança Imobiliária | Por José Figueiredo Santos
  • Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes
    Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes

Europe Direct Algarve

  • Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
    Crianças poderão ter acesso limitado às redes sociais na UE a partir destas idades
  • Algarve 2030 abre aviso de 20 milhões para reforçar eficiência hídrica
    Algarve 2030 abre aviso de 20 milhões para reforçar eficiência hídrica
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal