Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Tem casa arrendada? Fisco já sinalizou milhares de proprietários por rendimentos não declarados

Fisco já identificou milhares de proprietários com rendimentos de imóveis por declarar: cruzamentos de dados podem chegar a mais casos

15:40 22 Dezembro, 2025 09:17 23 Dezembro, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou este ano milhares de proprietários de imóveis com indícios de omissões fiscais relacionadas com rendimentos imobiliários, num contexto em que os próprios trabalhadores do Fisco alertam para falhas estruturais no controlo destes casos e para o risco de perdas significativas de receita para o Estado.

De acordo com informações avançadas pela CNN Portugal, a AT detetou cerca de 8.500 contribuintes com divergências ou factos que indiciam falta de declaração de rendimentos associados a imóveis, nomeadamente no âmbito do arrendamento e do alojamento local.

Cruzamento de dados está em curso, diz o Governo

De acordo com fonte do Ministério das Finanças citada pela mesma estação, a Autoridade Tributária tem atualmente em curso um conjunto de ações concretas destinadas a reforçar o controlo do cumprimento das obrigações fiscais ligadas aos rendimentos imobiliários.

Segundo essa explicação, o trabalho assenta no cruzamento de informação declarada, ou omitida, pelos proprietários, com outros dados disponíveis na administração fiscal.

Entre esses elementos contam-se declarações apresentadas por arrendatários, bem como informação fornecida por entidades distribuidoras de água, energia e telecomunicações, no âmbito da declaração Modelo 2 do Imposto Municipal sobre Imóveis.

A tutela sublinha que este mecanismo permite identificar situações em que existam contratos de fornecimento ativos associados a imóveis que não apresentam rendimentos declarados ao Fisco, indício frequentemente usado para detetar arrendamentos não comunicados.

Sindicato denuncia falhas no controlo efetivo

O esclarecimento do Governo surge depois de declarações públicas do presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Gonçalo Rodrigues, que colocou em causa a eficácia real deste sistema de controlo.

Em declarações à CNN Portugal, o dirigente sindical afirmou que o controlo dos rendimentos provenientes do arrendamento está comprometido, apontando falhas recorrentes no preenchimento e utilização da declaração Modelo 2 do IMI, um dos principais instrumentos previstos para este tipo de fiscalização.

Segundo o sindicato, muitas destas declarações são entregues sem informação suficiente ou com dados incompletos, o que dificulta a verificação de situações de incumprimento e limita a atuação prática da Autoridade Tributária.

Um mecanismo previsto na lei, mas pouco eficaz na prática

O enquadramento legal deste controlo encontra-se previsto no artigo 125.º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis, que obriga as empresas fornecedoras de serviços essenciais a comunicar regularmente à Autoridade Tributária os contratos celebrados com clientes finais e as respetivas alterações.

Na teoria, este sistema permitiria ao Fisco cruzar consumos ativos com imóveis sem rendimentos declarados, sinalizando potenciais situações de evasão fiscal. Na prática, segundo o sindicato, esse cruzamento não está a ser utilizado de forma sistemática nem eficaz.

“O problema é que não serve para nada, é mais uma das coisas que a Autoridade Tributária faz mal”, afirmou Gonçalo Rodrigues, citado pela mesma publicação, defendendo que a informação recolhida não está a ser devidamente analisada nem transformada em ações de fiscalização concretas.

Milhões em risco e pressão sobre a fiscalização

Para o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, esta fragilidade no controlo pode traduzir-se numa perda de milhões de euros em receita fiscal, num contexto em que o mercado de arrendamento e do alojamento local continua a ter um peso crescente na economia.

Apesar de o Governo garantir que existem ações em curso, os trabalhadores alertam que, sem reforço de meios humanos, melhoria dos sistemas informáticos e maior rigor no tratamento da informação disponível, o combate à evasão fiscal no setor imobiliário continuará limitado.

O tema volta assim a colocar em evidência as dificuldades estruturais do sistema de fiscalização, num momento em que a pressão sobre os contribuintes cumpridores e a necessidade de reforço da receita pública permanecem no centro do debate fiscal em Portugal.

Leia também: Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações em 2026 se cumprirem estes requisitos

Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Palácio de Tavira. Crédito: Palácio de Tavira DR
Algarve Economia

Algarve no mapa: americanos consideram este Palácio em Tavira como um dos 30 melhores novos hotéis do mundo

16:30 28 Abril, 2026 17:32 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Palácio de Tavira foi distinguido pela Condé Nast Traveler na Hot List 2026, que reúne alguns dos melhores novos hotéis, restaurantes e cruzeiros do mundo

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia Nacional

Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes

13:00 28 Abril, 2026 12:58 28 Abril, 2026 | João Luís

O pagamento do IMI está a chegar e há uma mudança que pode gerar dúvidas. Saiba o que muda este ano e como evitar surpresas

Mosquito. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país

19:00 28 Abril, 2026 23:48 27 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Nova vigilância de saúde pública revela que uma espécie invasora associada à dengue alargou presença em Portugal em 2025

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Caracol anima a Fuzeta com música e tradição

15:10 28 Abril, 2026 15:11 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Fuzeta celebra 1 de maio com Festa do Caracol na zona ribeirinha, com música ao vivo, animação e tradição gastronómica algarvia

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Algarve Cultura

Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens

18:50 28 Abril, 2026 18:49 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Juventude ganha novo espaço no coração de Faro com áreas de lazer, formação e criação, num investimento municipal de 500 mil euros

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve Saúde

Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade

16:00 27 Abril, 2026 15:16 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta tecnologia, que poderá chegar aos mercados da UE em 2028, pode revolucionar o tratamento de uma doença que afeta milhões de pessoas

Algarve

Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve

18:40 28 Abril, 2026 18:50 28 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

A freguesia de Moncarapacho assinala 555 anos e quer transformar a sua herança histórica num motor de afirmação cultural no Algarve

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Palácio de Tavira. Crédito: Palácio de Tavira DR
Algarve, Economia

Algarve no mapa: americanos consideram este Palácio em Tavira como um dos 30 melhores novos hotéis do mundo

16:30 28 Abril, 2026 17:32 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Palácio de Tavira foi distinguido pela Condé Nast Traveler na Hot List 2026, que reúne alguns dos melhores novos hotéis, restaurantes e cruzeiros do mundo

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia, Nacional

Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes

13:00 28 Abril, 2026 12:58 28 Abril, 2026 | João Luís

O pagamento do IMI está a chegar e há uma mudança que pode gerar dúvidas. Saiba o que muda este ano e como evitar surpresas

Mosquito. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país

19:00 28 Abril, 2026 23:48 27 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Nova vigilância de saúde pública revela que uma espécie invasora associada à dengue alargou presença em Portugal em 2025

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Caracol anima a Fuzeta com música e tradição

15:10 28 Abril, 2026 15:11 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Fuzeta celebra 1 de maio com Festa do Caracol na zona ribeirinha, com música ao vivo, animação e tradição gastronómica algarvia

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Algarve, Cultura

Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens

18:50 28 Abril, 2026 18:49 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Juventude ganha novo espaço no coração de Faro com áreas de lazer, formação e criação, num investimento municipal de 500 mil euros

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve, Saúde

Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade

16:00 27 Abril, 2026 15:16 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta tecnologia, que poderá chegar aos mercados da UE em 2028, pode revolucionar o tratamento de uma doença que afeta milhões de pessoas

Algarve

Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve

18:40 28 Abril, 2026 18:50 28 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

A freguesia de Moncarapacho assinala 555 anos e quer transformar a sua herança histórica num motor de afirmação cultural no Algarve

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Últimas Notícias

  • Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país
    Alerta de saúde: mosquito invasor capaz de portar uma das doenças mais transmitidas já foi detetado nestes 28 concelhos do país
  • Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens
    Novo espaço multiúsos inaugurado em Faro reforça apoio aos jovens
  • Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve
    Moncarapacho quer afirmar-se no mapa cultural do Algarve
  • Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos
    Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos
  • “O Avesso da Cena” termina primeira temporada em Tavira
    “O Avesso da Cena” termina primeira temporada em Tavira
  • Fez isto com o Cartão de Cidadão? Multas podem chegar aos 750€
    Fez isto com o Cartão de Cidadão? Multas podem chegar aos 750€

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal