Implantado num terreno de 8 hectares de área, e com 23.000 m2 de área bruta locável (ABL), nasce um novo conjunto comercial em Portimão – Nova Vila Retail Park – que promete revolucionar a região Algarvia.
Com 16 lojas e foco prioritário na sustentabilidade, o Nova Vila Retail Park traz uma grande variedade de marcas com destaque para as 2 lojas-âncora, localizadas nas extremidades do Retail Park: um grande supermercado (com marca a ser divulgada num futuro próximo) e um Leroy Merlin com mais de 9.000 m2 que irá também incluir uma zona dedicada aos materiais de construção e clientes profissionais. Assim como outras marcas que serão uma novidade no sul do país, tais como a “Action”, “Flying Tiger Copenhagen”, “Tienda Animal”, “Kik”, entre outras.
Estas são algumas das lojas, entre marcas nacionais e internacionais, que abrem portas no próximo dia 29 de maio e que farão parte deste destino comercial de conveniência, com oferta nas áreas de bricolage, decoração, eletrónica, ótica, moda, calçado, alimentação, restauração, etc.
O Nova Vila Retail Park nasce no local do antigo Portimão Retail Park, inaugurado em 2006 e que foi totalmente destruído num incêndio em 2012.
Pensado e desenvolvido de acordo com os mais elevados padrões de arquitetura e qualidade de construção, o novo espaço comercial algarvio é o mais recente projeto da Mitiska REIM (promotora e investidora imobiliária belga), em território português. Com este novo empreendimento, a gestora de fundos imobiliários, também presente noutros 10 países na Europa, passa agora a contar com 7 ativos sob gestão em Portugal.
“A nossa abordagem diferenciadora e especializada no segmento dos retail parks garante que as necessidades específicas dos nossos operadores e consumidores finais sejam devidamente atendidas, se não fosse o caso não teriamos alguns dos principais operadores repetidos em todos os nossos projetos. Um projeto de sucesso e com excelente desempenho, como esperamos que este seja, só é alcançavel com o sucesso de todas as partes envolvida”, refere Enzo Guidez, Country Manager da Mitiska REIM em Portugal.
Com um investimento superior a 20 milhões de euros, o Nova Vila Retail Park irá criar mais de 2 centenas de postos de trabalho diretos e não sazonais o que é vital para fixar a população residente e fazer crescer a cidade de Portimão, contribuindo diretamente para o desenvolvimento económico e a empregabilidade local.
Para além de lojas de grande dimensão, o Nova Vila Retail Park oferece um espaço de restauração com um pátio algarvio, zonas de repouso e lazer incluíndo um parque infantil, parque de bicicletas, postos de carregamento para veículos elétricos, um posto de abastecimento de combustivel da marca Prio e ainda um parque de estacionamento gratuito com 832 lugares.
“A sustentabilidade é um dos pilares de todos os projetos da Mistika REIM e o Nova Vila Retail Park não é exceção”, como destaca Alexander Murch, Investment Associate da Mistika REIM. “Estamos alinhados com o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2050, o que garantimos no Nova Vila Retail Park com a implementação de várias medidas que o tornam resiliente a longo-prazo”. Todo o paisagismo foi realizado com plantas autóctones com resistência à seca, sendo a sua rega garantida pelo reaproveitamento das águas pluviais (especialmente importante nesta região, atendendo ao risco de escassez de água), a instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura e o controlo de iluminação no parque, com vista a reduzir as emissões de CO2, entre muitas outras medidas”.
Para além da criação de um destino comercial sustentável, apostou-se na preservação da herança cultural e identidade algarvia. O nome escolhido – “Nova Vila Retail Park” – tem origem no nome dado a Portimão no século XV pelo rei D. Afonso V, “Vila Nova de Portimão”. Com fachadas brancas e simples, a arquitetura faz também homenagem ao património e à memória coletiva das gentes do Algarve.
No dia anterior à abertura do novo espaço ao grande público, no dia 28 de maio, pelas 12h, realiza-se uma cerimónia privada de pré-inauguração do Nova Vila Retail Park, em Portimão. Neste evento estarão presentes várias individualidades e entidades da região e o programa será o seguinte:
12h00 – Welcome drink
12h30 – Apresentação de projeto Mitiska REIM
Presidente da C.M. de Portimão
12h50 – Visita às lojas
13h30 – Almoço volante
15h30 – Fim
Leia também: Nem Porsche nem Ferrari: esta é (de longe) a marca de carros mais valiosa do mundo




















