Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Idoso com demência.
Idoso com demência. Crédito: Magnific
Nacional, Saúde

Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer

Equipa da Universidade de Lisboa identificou moléculas capazes de impedir um processo associado ao Alzheimer

18:50 22 Outubro, 2026 16:35 22 Outubro, 2026
Miguel FrazãoMiguel FrazãoJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma equipa de investigadores portugueses conseguiu bloquear, em laboratório, um processo associado à doença de Alzheimer, através de pequenas moléculas que interferem na acumulação de uma proteína no cérebro. A descoberta surgiu de forma inesperada, durante uma investigação que tinha inicialmente outro objetivo, e poderá contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias de estudo das doenças neurodegenerativas.

O trabalho foi desenvolvido na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e incidiu sobre a proteína Tau, cuja acumulação anormal está associada ao Alzheimer. Segundo a SIC Notícias, os investigadores identificaram três pequenos fragmentos de anticorpos, conhecidos como nanocorpos, capazes de interferir na formação destes agregados. Um deles conseguiu bloquear a agregação e a propagação da proteína num modelo celular utilizado nos ensaios.

Descoberta surgiu durante investigação a outra proteína

Inicialmente, a equipa procurava compreender melhor o funcionamento da S100B, uma proteína naturalmente presente no cérebro que participa em mecanismos de proteção contra a agregação de outras proteínas. Para estudar a sua atividade, os investigadores desenvolveram nanocorpos, pequenas estruturas derivadas de anticorpos, capazes de reconhecer a S100B e de interferir no seu funcionamento.

Contudo, durante os trabalhos, verificaram que algumas destas moléculas também reconheciam diretamente a proteína Tau. Esta capacidade não fazia parte dos objetivos iniciais da investigação e permitiu identificar uma possível forma de interferir nos processos responsáveis pela formação de agregados proteicos.

Um dos nanocorpos conseguiu bloquear a agregação

Os investigadores selecionaram três nanocorpos para avaliar a sua capacidade de impedir a acumulação anormal da Tau. Todos apresentaram efeitos inibidores, embora com diferentes níveis de eficácia. Um deles destacou-se por atuar sobre uma das principais etapas que favorecem a formação de novos agregados da proteína.

Os resultados, publicados na revista científica Communications Biology, demonstraram que esse nanocorpo conseguiu suprimir a agregação e a propagação da Tau nas condições experimentais estudadas. Cláudio M. Gomes, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e coordenador do trabalho, explicou que a descoberta permitiu identificar uma ação inesperada destas moléculas sobre uma proteína associada a doenças neurodegenerativas.

Porque é que a proteína Tau está associada ao Alzheimer?

A Tau desempenha funções importantes no funcionamento normal dos neurónios, nomeadamente na estabilização dos microtúbulos, estruturas envolvidas na organização e no transporte de substâncias dentro das células. Porém, em determinadas circunstâncias, a proteína pode sofrer alterações e começar a acumular-se de forma anormal, dando origem a agregados que estão associados a diferentes doenças neurodegenerativas.

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência e caracteriza-se por alterações progressivas das funções cognitivas, incluindo a memória, a orientação e a capacidade de realizar tarefas quotidianas. Entre as alterações observadas no cérebro encontram-se a acumulação de placas de beta-amiloide e a formação de emaranhados da proteína Tau, processos que contribuem para a degeneração dos neurónios.

Descoberta ainda não representa um tratamento

Apesar dos resultados obtidos, a investigação encontra-se numa fase inicial e os nanocorpos identificados ainda não podem ser utilizados como tratamento para a doença de Alzheimer. Os ensaios foram realizados em condições laboratoriais, pelo que não é possível concluir que os mesmos efeitos possam ser reproduzidos no cérebro humano ou que estas moléculas consigam prevenir a evolução da doença.

Os próximos passos passam por testar os nanocorpos em agregados de Tau provenientes de tecido cerebral humano e avaliar, em modelos de neurónios, se a redução da acumulação da proteína consegue proteger as células dos seus efeitos tóxicos. O estudo foi coordenado por Cláudio M. Gomes, no Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas, e contou com a participação de investigadores da Universidade do Porto e de instituições científicas de França e da Bélgica.

Leia também: Medicamentos para a perda de peso vão começar a ser comparticipados em 2027: apoio do Estado terá duração limitada

Autocarro Rede Expressos.
Nacional

Rede Expressos lança 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viajar por Portugal

10:10 22 Outubro, 2026 10:04 22 Outubro, 2026

Campanha "Poucochinho" disponibiliza 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viagens até 30 de novembro. Compras devem ser feitas até 12 de novembro

Algarve

Jovem foge de motociclo à GNR em Albufeira e acaba em prisão preventiva por tráfico de droga

16:07 22 Outubro, 2026 16:24 22 Outubro, 2026

Suspeito de 20 anos tentou fugir da GNR após uma alegada transação de droga em Albufeira. Foram apreendidas 2.889 doses de haxixe e outras substâncias

Algarve Cultura

Professora de Silves lança livro sobre os desafios da maternidade e da adolescência

09:10 22 Outubro, 2026 08:56 22 Outubro, 2026

Professora de História em Silves, Ana Rita Gamas aborda a maternidade e a adolescência numa obra marcada pelo humor e pelas emoções familiares

Perder peso.
Economia Nacional Saúde

Medicamentos para a perda de peso vão começar a ser comparticipados em 2027: apoio do Estado terá duração limitada

16:20 22 Outubro, 2026 16:10 22 Outubro, 2026

Estado vai comparticipar medicamentos contra a obesidade a partir de fevereiro de 2027, mas existem requisitos para aceder ao apoio

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Economia Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Opinião

Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 22 Outubro, 2026 07:40 22 Outubro, 2026

"Podemos exigir mudanças profundas, fazer perguntas incómodas e recusar respostas vazias. Devemos fazê-lo. Mas continuo à espera de que me expliquem como se melhora a vida de quem, depois da manifestação, fica a varrer os vidros"

Nacional

CP alerta para greve que poderá afetar comboios durante três dias: saiba as datas e como pedir reembolso

15:10 21 Outubro, 2026 14:48 21 Outubro, 2026

A CP já avisou os passageiros para possíveis perturbações na circulação de comboios devido a uma greve marcada para 30 de outubro

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Algarve Gastronomia

Funcionária da Misericórdia de Tavira conquista primeiro lugar na Missão D’Chef

15:30 21 Outubro, 2026 15:28 21 Outubro, 2026

Sandra Leal venceu a segunda edição da Missão D'Chef, iniciativa que distinguiu profissionais de cozinha de instituições sociais do Algarve

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Autocarro Rede Expressos.
Nacional

Rede Expressos lança 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viajar por Portugal

10:10 22 Outubro, 2026 10:04 22 Outubro, 2026

Campanha "Poucochinho" disponibiliza 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viagens até 30 de novembro. Compras devem ser feitas até 12 de novembro

Algarve

Jovem foge de motociclo à GNR em Albufeira e acaba em prisão preventiva por tráfico de droga

16:07 22 Outubro, 2026 16:24 22 Outubro, 2026

Suspeito de 20 anos tentou fugir da GNR após uma alegada transação de droga em Albufeira. Foram apreendidas 2.889 doses de haxixe e outras substâncias

Algarve, Cultura

Professora de Silves lança livro sobre os desafios da maternidade e da adolescência

09:10 22 Outubro, 2026 08:56 22 Outubro, 2026

Professora de História em Silves, Ana Rita Gamas aborda a maternidade e a adolescência numa obra marcada pelo humor e pelas emoções familiares

Perder peso.
Economia, Nacional, Saúde

Medicamentos para a perda de peso vão começar a ser comparticipados em 2027: apoio do Estado terá duração limitada

16:20 22 Outubro, 2026 16:10 22 Outubro, 2026

Estado vai comparticipar medicamentos contra a obesidade a partir de fevereiro de 2027, mas existem requisitos para aceder ao apoio

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Economia, Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião, Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Opinião

Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 22 Outubro, 2026 07:40 22 Outubro, 2026

"Podemos exigir mudanças profundas, fazer perguntas incómodas e recusar respostas vazias. Devemos fazê-lo. Mas continuo à espera de que me expliquem como se melhora a vida de quem, depois da manifestação, fica a varrer os vidros"

Nacional

CP alerta para greve que poderá afetar comboios durante três dias: saiba as datas e como pedir reembolso

15:10 21 Outubro, 2026 14:48 21 Outubro, 2026

A CP já avisou os passageiros para possíveis perturbações na circulação de comboios devido a uma greve marcada para 30 de outubro

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Algarve, Gastronomia

Funcionária da Misericórdia de Tavira conquista primeiro lugar na Missão D’Chef

15:30 21 Outubro, 2026 15:28 21 Outubro, 2026

Sandra Leal venceu a segunda edição da Missão D'Chef, iniciativa que distinguiu profissionais de cozinha de instituições sociais do Algarve

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Últimas Notícias

  • GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga
    GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga
  • Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer
    Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer
  • Médico e escritor residente em São Brás de Alportel lança novo romance histórico sobre o domínio islâmico
    Médico e escritor residente em São Brás de Alportel lança novo romance histórico sobre o domínio islâmico
  • São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação
    São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação
  • Hotel da cadeia Pestana junto à Praia de Alvor vai fechar para obras a 31 de outubro: até lá há quartos desde 77€
    Hotel da cadeia Pestana junto à Praia de Alvor vai fechar para obras a 31 de outubro: até lá há quartos desde 77€

Opinião

  • Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
    Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
  • A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
    A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
  • O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos
    O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
  • Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
    Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal