Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

A caminho dos 1.600€? Salário mínimo sobe em 2026 e isto é o que se pode esperar nos próximos anos

Salário mínimo vai subir para 920 euros em 2026, mas o Governo aponta mais alto para os próximos anos. Afinal, até onde pode chegar?

13:02 18 Dezembro, 2025 00:11 20 Dezembro, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O salário mínimo nacional vai voltar a subir em 2026, mas o debate em torno dos valores futuros ganhou uma nova dimensão depois das declarações do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que apontou para patamares bem acima do que está atualmente previsto. Com o aumento já aprovado para o próximo ano, a pergunta impõe-se: afinal, até onde pode chegar o salário mínimo em Portugal?

O Conselho de Ministros aprovou, esta semana, a subida do salário mínimo nacional para 920 euros brutos em 2026. O aumento representa mais 50 euros face ao valor atual e enquadra-se no acordo de rendimentos assinado em outubro de 2024 entre o Governo, a UGT e as confederações patronais. De acordo com esse compromisso, o salário mínimo deverá crescer 50 euros por ano até 2028.

Segundo o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, este é um aumento “significativo”, sublinhando que, em cerca de um ano e meio de governação PSD CDS-PP, o salário mínimo terá subido um total de 100 euros. O governante destacou ainda que esta trajetória resulta de uma política de valorização dos rendimentos assente num contexto económico que considera favorável.

O que está previsto até 2028

De acordo com o acordo de rendimentos em vigor, o salário mínimo deverá continuar a subir de forma gradual nos próximos anos. Depois dos 920 euros previstos para 2026, o calendário aponta para novos aumentos anuais de 50 euros, o que colocaria o SMN nos 970 euros em 2027 e nos 1.020 euros em 2028, caso o compromisso seja integralmente cumprido.

Segundo o Notícias ao Minuto, este percurso foi desenhado para garantir previsibilidade às empresas e aos trabalhadores, evitando aumentos abruptos que pudessem comprometer a sustentabilidade económica, sobretudo em setores mais expostos.

No entanto, este cenário não explica por que razão se começou a falar, nos últimos dias, em valores como 1.500 ou mesmo 1.600 euros.

As declarações que mudaram o tom do debate

A discussão ganhou nova intensidade depois de Luís Montenegro ter elevado publicamente a fasquia dos objetivos salariais. No encerramento do X Congresso Nacional dos Autarcas Social-Democratas, no Porto, o primeiro-ministro afirmou que o país deve ambicionar mais do que um salário mínimo a rondar os 1.100 euros.

“Nós queremos mais. Queremos que o salário mínimo chegue aos 1.500 ou aos 1.600 euros”, afirmou, defendendo que esse objetivo só é possível com um crescimento económico mais robusto, entre 3% e 4% ao ano. O líder do Governo acrescentou ainda que o salário médio deveria aproximar-se dos 2.500 a 3.000 euros, reforçando a ideia de um projeto de desenvolvimento de longo prazo.

De acordo com a mesma publicação, estas declarações surgiram poucos dias depois de o primeiro-ministro ter falado em metas mais baixas, o que gerou dúvidas sobre se se tratava de um compromisso concreto ou apenas de uma ambição política de longo prazo.

Objetivo político ou meta garantida?

Apesar do impacto mediático, não existe, para já, qualquer compromisso formal que aponte para um salário mínimo de 1.600 euros. O único quadro vinculativo continua a ser o acordo de rendimentos assinado em 2024, que define aumentos até 2028 e não vai além dos pouco mais de mil euros.

Segundo explicam fontes governamentais citadas pelo Notícias ao Minuto, os valores mais elevados referidos por Luís Montenegro devem ser entendidos como uma visão estratégica e não como uma promessa com calendário definido. Tudo dependerá da evolução da economia, da produtividade e da capacidade das empresas para absorver aumentos salariais mais expressivos.

O próprio primeiro-ministro reconheceu que estas metas exigem a criação de riqueza e um crescimento económico sustentado, rejeitando a ideia de aumentos salariais desligados da realidade económica.

O que esperar nos próximos anos

Para já, o cenário mais realista aponta para uma continuação dos aumentos graduais, com o salário mínimo a ultrapassar a barreira dos mil euros apenas no final da década, se não houver alterações ao acordo atual. A discussão em torno dos 1.600 euros surge mais como um sinal político de ambição do que como uma meta garantida.

Ainda assim, as declarações do Governo mostram que o tema dos salários continuará no centro do debate político, sobretudo à medida que se aproximam novas negociações de rendimentos e reformas no mercado de trabalho.

Se o país conseguirá lá chegar, é uma resposta que ficará dependente dos próximos anos e do desempenho da economia portuguesa.

Leia também: Mais dinheiro na reforma: Segurança Social abriu um novo pedido online que pode aumentar o valor da sua pensão

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Parto. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Afinal, há mesmo “turismo médico” para partos em Portugal? INE mostra que partos de mães não residentes foram residuais

08:00 13 Junho, 2026 12:45 10 Junho, 2026 | João Luís

Dados do INE mostram que um número residual de partos foram de mães não residentes, apesar do debate político sobre alegados abusos no SNS

Algarve Edição Papel Ensino

Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira

10:00 13 Junho, 2026 10:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundado em 1983, o Infantário Pimpão tornou-se uma referência em Tavira pela proximidade às famílias e projeto educativo

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto Economia

Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro

13:30 13 Junho, 2026 11:06 11 Junho, 2026 | João Luís

Muitos condutores hesitam entre abrir as janelas ou ligar o ar condicionado. A resposta depende sobretudo da velocidade a que circula

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Economia Edição Papel Europe Direct Algarve Opinião Política

Irritações cívicas | Por Mendes Bota

07:30 13 Junho, 2026 08:16 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dois dos municípios mais pujantes do Algarve, são dos mais avarentos. Faro, devolve a ninharia de 0,5%, e Olhão prescinde apenas de 1%. Há um elo comum chamado António Pina. Liderava Olhão, e agora chefia Faro. O sovina é o mesmo"

Edição Papel Ensino Opinião

Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo

11:00 13 Junho, 2026 08:03 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os resultados alcançados demonstram a crescente adesão da comunidade educativa a este modelo de aprendizagem"

Algarve Economia Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Algarve

Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária

10:48 13 Junho, 2026 10:54 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Telmo Pinto, classificou como “gratificante” ver as praias com dezenas de metros de areia e a poderem ser utilizadas pelos banhistas em segurança

Porto Santo, Madeira.
Nacional Vida & Lazer

Ilha portuguesa à ‘beira’ de África eleita uma das “zonas mais seguras” de Portugal

07:20 13 Junho, 2026 15:34 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A ilha do Porto Santo, situada no arquipélago da Madeira, surge descrito como “uma das zonas mais seguras de Portugal”

Algarve Edição Papel Nacional

Partos aumentaram 3,7% em Portugal em 2025, com mães estrangeiras concentradas no Algarve e Lisboa

08:30 13 Junho, 2026 15:59 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A proporção de partos de mães estrangeiras subiu para 28,8% em 2025, com destaque para residentes no Algarve e na Grande Lisboa

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Restaurante Sueste, Ferragudo.
Algarve Gastronomia

Restaurante algarvio onde Herman José e Luís Figo comem já está aberto e ali o peixe grelha-se na hora

17:50 12 Junho, 2026 16:35 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Ferragudo, o restaurante Sueste reabre com nova gestão, peixe grelhado na hora e ligação reforçada ao rio Arade

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Parto. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Afinal, há mesmo “turismo médico” para partos em Portugal? INE mostra que partos de mães não residentes foram residuais

08:00 13 Junho, 2026 12:45 10 Junho, 2026 | João Luís

Dados do INE mostram que um número residual de partos foram de mães não residentes, apesar do debate político sobre alegados abusos no SNS

Algarve, Edição Papel, Ensino

Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira

10:00 13 Junho, 2026 10:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundado em 1983, o Infantário Pimpão tornou-se uma referência em Tavira pela proximidade às famílias e projeto educativo

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro

13:30 13 Junho, 2026 11:06 11 Junho, 2026 | João Luís

Muitos condutores hesitam entre abrir as janelas ou ligar o ar condicionado. A resposta depende sobretudo da velocidade a que circula

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Economia, Edição Papel, Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Irritações cívicas | Por Mendes Bota

07:30 13 Junho, 2026 08:16 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dois dos municípios mais pujantes do Algarve, são dos mais avarentos. Faro, devolve a ninharia de 0,5%, e Olhão prescinde apenas de 1%. Há um elo comum chamado António Pina. Liderava Olhão, e agora chefia Faro. O sovina é o mesmo"

Edição Papel, Ensino, Opinião

Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo

11:00 13 Junho, 2026 08:03 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os resultados alcançados demonstram a crescente adesão da comunidade educativa a este modelo de aprendizagem"

Algarve, Economia, Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Algarve

Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária

10:48 13 Junho, 2026 10:54 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Telmo Pinto, classificou como “gratificante” ver as praias com dezenas de metros de areia e a poderem ser utilizadas pelos banhistas em segurança

Porto Santo, Madeira.
Nacional, Vida & Lazer

Ilha portuguesa à ‘beira’ de África eleita uma das “zonas mais seguras” de Portugal

07:20 13 Junho, 2026 15:34 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A ilha do Porto Santo, situada no arquipélago da Madeira, surge descrito como “uma das zonas mais seguras de Portugal”

Algarve, Edição Papel, Nacional

Partos aumentaram 3,7% em Portugal em 2025, com mães estrangeiras concentradas no Algarve e Lisboa

08:30 13 Junho, 2026 15:59 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A proporção de partos de mães estrangeiras subiu para 28,8% em 2025, com destaque para residentes no Algarve e na Grande Lisboa

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Restaurante Sueste, Ferragudo.
Algarve, Gastronomia

Restaurante algarvio onde Herman José e Luís Figo comem já está aberto e ali o peixe grelha-se na hora

17:50 12 Junho, 2026 16:35 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Ferragudo, o restaurante Sueste reabre com nova gestão, peixe grelhado na hora e ligação reforçada ao rio Arade

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Últimas Notícias

  • Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro
    Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro
  • Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária
    Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária
  • Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira
    Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira
  • Escola fechada por greve e filhos em casa? Saiba se pode faltar ao trabalho sem perder salário
    Escola fechada por greve e filhos em casa? Saiba se pode faltar ao trabalho sem perder salário
  • Partos aumentaram 3,7% em Portugal em 2025, com mães estrangeiras concentradas no Algarve e Lisboa
    Partos aumentaram 3,7% em Portugal em 2025, com mães estrangeiras concentradas no Algarve e Lisboa
  • Afinal, há mesmo “turismo médico” para partos em Portugal? INE mostra que partos de mães não residentes foram residuais
    Afinal, há mesmo “turismo médico” para partos em Portugal? INE mostra que partos de mães não residentes foram residuais

Opinião

  • Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
    Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
    Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
  • Algarve: Reino da Água no Império de Aquém e Além-Mar | Por Virgílio Machado
    Algarve: Reino da Água no Império de Aquém e Além-Mar | Por Virgílio Machado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
  • Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
    Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal