Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Desporto

Volta a Portugal: Amaro Antunes, o algarvio que nasceu para ser uma estrela

Ciclista cumpriu hoje o seu destino ao ganhar a edição especial da Volta a Portugal em Bicicleta, consumando, finalmente, a aspiração antiga de ser um líder

17:50 5 Outubro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Amaro Antunes é o vencedor da Volta a Portugal

Amaro Antunes, o algarvio que “nasceu para ser uma estrela”, cumpriu hoje o seu destino ao ganhar a edição especial da Volta a Portugal em bicicleta, consumando, finalmente, a aspiração antiga de ser um líder.

A conquista da amarela final numa edição, mais curta, marcada pela pandemia de covid-19, é o desfecho natural para uma carreira construída, com determinação e ambição, por um ciclista de ataque, destemido, e sempre insatisfeito com o papel de ator secundário nas diferentes equipas por onde foi passando.

“Quando ele tinha 21, 22 anos, e começou a aparecer como ciclista, lembro-me de, a certa altura, quando ele me acompanhava e me perguntavam quem era aquele rapaz, responder: um dos próximos vencedores da Volta a Portugal”, contou Samuel Caldeira à agência Lusa.

Amigo, colega na W52-FC Porto, companheiro de quarto – “Divido o quarto com o Amaro todo o ano, do início até ao fim, inclusive nos estágios. Ele substitui a minha mulher quando não está presente e eu substituo a dele” – e, inclusive, seu padrinho de casamento, o homem rápido e gregário de luxo dos ‘dragões’ conhece o novo vencedor da Volta a Portugal desde que ele se iniciou no ciclismo.

“Na altura, eu era sub-23 em Loulé, e ele era júnior lá. E, pelo facto de sermos os dois do concelho de Vila Real de Santo António, havia aquela proximidade. Acompanhei toda a carreira dele, como profissionais, fomos colegas em Tavira e tudo. Entretanto, fomos criando uma laço de amizade bastante forte”, revelou, garantindo, à Lusa, que Antunes “nasceu para ser uma estrela”.

Caldeira não foi o único a reparar no potencial do trepador de Vila Real de Santo António. Há quase uma década que o nome de Amaro Antunes ressoa nos bastidores da caravana como um potencial vencedor da Volta a Portugal, uma ‘fama’ nascida quando ainda era júnior e foi campeão nacional de fundo e de contrarrelógio em 2008, ano em que ‘limpou’ quase todas as provas em que participou.

Profissional desde 2011, aventurou-se pela primeira vez lá fora na Ceramica Flamínia-Fondriest, a equipa italiana que era um ‘viveiro’ de talentos, mas que foi um sonho frustrado para os portugueses que por lá passaram, abandonados à sua sorte pelos seus patrões.

Individualista q.b., nem sempre consensual, o algarvio regressou a Portugal e nunca escondeu que queria mais, primeiro no Banco Bic-Carmin (2014), depois na LA Aluminios-Antarte (2015 e 2016) e, posteriormente, na W52-FC Porto, equipas onde se destacou, sem nunca ser verdadeiramente o único chefe de fila, e somou lugares no ‘top 10’ da Volta a Portugal.

Foi essa ambição que o levou a dar o salto para o estrangeiro, para a CCC, em 2018, depois de vencer no alto do Malhão e ser quinto na Volta ao Algarve ganha por Primoz Roglic, de vencer o Troféu Joaquim Agostinho, ocupar o segundo lugar do pódio na Volta de 2017 e de ‘esmagar’ a concorrência, juntamente com o vencedor Raúl Alarcón.

Na equipa polaca, deu nas vistas, com lugares de relevo e a vitória na Volta a Malopolska, contudo, foi no ano seguinte, quando a CCC ascendeu ao WorldTour, que o trepador português mais se destacou: esteve durante seis dias no ‘top 10’ do Giro, onde foi mesmo terceiro na 19.ª etapa, antes de ser relegado dos planos dos seus diretores para os grandes palcos.

“Para ser sincero, foi opção minha regressar. Foi uma experiência muito boa e enriquecedora. Agora é pensar neste ano e desfrutar o máximo possível. Espero que seja um ano brilhante”, contou à Lusa em fevereiro, na Volta ao Algarve.

De regresso a casa e a uma equipa com a qual se identifica, Antunes encontrou o rumo para a primeira vitória na Volta a Portugal, palco maior da expressão das suas qualidades de ‘natural born star’.

“Dá-se muito bem com os microfones, tem um à vontade muito grande quando lhe metem um microfone à frente da boca, fala com naturalidade e fala bastante bem. Isso é um dom que ele tem. Não se acanha, não se intimida, tem sempre um discurso bom e fluído. Ele dá um bom político”, brincou Caldeira.

Ao “rapaz bastante amigo do amigo”, o experiente ciclista ‘dragão’ só encontra um defeito: “é bastante distraído, bastante esquecido, e tem-se de estar sempre muito pendente dele para que não haja nenhuma falha, para que tudo saia bem”. Felizmente, hoje, tudo saiu bem.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Combustíveis. Crédito: DR
Auto Economia Nacional

Governo admite travar margens dos combustíveis se encontrar distorções nos preços

11:30 17 Julho, 2026 10:40 17 Julho, 2026 | João Luís

A evolução dos preços nas bombas voltou a levantar dúvidas e o regulador foi chamado a analisar se há sinais de desequilíbrio no mercado

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve Nacional

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 09:59 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Algarve

Motorizadas antigas voltam a acelerar em Martim Longo

10:50 17 Julho, 2026 10:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

As tradicionais “cinquentinhas” voltam às estradas de Alcoutim para um dia dedicado ao convívio, à nostalgia e ao património das duas rodas

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve Europa Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Desporto Economia Ensino Opinião

As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

11:10 17 Julho, 2026 11:11 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal continua a ser um país extraordinariamente tranquilo: quando faltam professores, resigna-se; quando faltam casas, conforma-se; quando falta Governo, liga a televisão para ver a bola"

Morango frescos. Créditos: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Morangos estão entre as frutas que mais exigem cuidado: saiba como os deve lavar

11:00 17 Julho, 2026 20:32 16 Julho, 2026 | João Luís

Parecem prontos a comer, mas os morangos podem trazer resíduos invisíveis do cultivo, transporte e manuseamento

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

"Passaporte digital" na União Europeia. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve Nacional Tech

UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa

10:00 17 Julho, 2026 20:16 16 Julho, 2026 | João Luís

Uma ferramenta europeia para verificar idades online está a gerar confusão nas redes sociais, mas o objetivo anunciado é mais limitado

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Saúde

Compra protetor solar nestes sites? Os resultados destes testes estão a preocupar especialistas

10:30 17 Julho, 2026 10:24 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Uma investigação a produtos vendidos em plataformas muito populares encontrou resultados inesperados. O risco pode estar onde menos imagina

Falésia Hotel.
Algarve Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara

19:30 15 Julho, 2026 13:32 15 Julho, 2026 | João Luís

Mais de 4.000 condutores já foram apanhados este ano numa infração que pode comprometer a segurança nas viagens de verão

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto Ciência Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Combustíveis. Crédito: DR
Auto, Economia, Nacional

Governo admite travar margens dos combustíveis se encontrar distorções nos preços

11:30 17 Julho, 2026 10:40 17 Julho, 2026 | João Luís

A evolução dos preços nas bombas voltou a levantar dúvidas e o regulador foi chamado a analisar se há sinais de desequilíbrio no mercado

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve, Nacional

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 09:59 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Algarve

Motorizadas antigas voltam a acelerar em Martim Longo

10:50 17 Julho, 2026 10:32 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

As tradicionais “cinquentinhas” voltam às estradas de Alcoutim para um dia dedicado ao convívio, à nostalgia e ao património das duas rodas

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Algarve, Europa, Saúde

Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental

10:40 17 Julho, 2026 10:08 17 Julho, 2026 | João Luís

Dois concelhos andaluzes ficaram sob alerta depois de análises confirmarem a presença do vírus em mosquitos recolhidos em armadilhas

Desporto, Economia, Ensino, Opinião

As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão

11:10 17 Julho, 2026 11:11 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal continua a ser um país extraordinariamente tranquilo: quando faltam professores, resigna-se; quando faltam casas, conforma-se; quando falta Governo, liga a televisão para ver a bola"

Morango frescos. Créditos: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Morangos estão entre as frutas que mais exigem cuidado: saiba como os deve lavar

11:00 17 Julho, 2026 20:32 16 Julho, 2026 | João Luís

Parecem prontos a comer, mas os morangos podem trazer resíduos invisíveis do cultivo, transporte e manuseamento

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

"Passaporte digital" na União Europeia. Crédito: Foto AI
Europe Direct Algarve, Nacional, Tech

UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa

10:00 17 Julho, 2026 20:16 16 Julho, 2026 | João Luís

Uma ferramenta europeia para verificar idades online está a gerar confusão nas redes sociais, mas o objetivo anunciado é mais limitado

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Saúde

Compra protetor solar nestes sites? Os resultados destes testes estão a preocupar especialistas

10:30 17 Julho, 2026 10:24 17 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Uma investigação a produtos vendidos em plataformas muito populares encontrou resultados inesperados. O risco pode estar onde menos imagina

Falésia Hotel.
Algarve, Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara

19:30 15 Julho, 2026 13:32 15 Julho, 2026 | João Luís

Mais de 4.000 condutores já foram apanhados este ano numa infração que pode comprometer a segurança nas viagens de verão

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto, Ciência, Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Últimas Notícias

  • Governo admite travar margens dos combustíveis se encontrar distorções nos preços
    Governo admite travar margens dos combustíveis se encontrar distorções nos preços
  • Morangos estão entre as frutas que mais exigem cuidado: saiba como os deve lavar
    Morangos estão entre as frutas que mais exigem cuidado: saiba como os deve lavar
  • Motorizadas antigas voltam a acelerar em Martim Longo
    Motorizadas antigas voltam a acelerar em Martim Longo
  • Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental
    Região ao lado do Algarve em alerta após deteção de mosquitos com vírus do Nilo Ocidental
  • Compra protetor solar nestes sites?  Os resultados destes testes estão a preocupar especialistas
    Compra protetor solar nestes sites? Os resultados destes testes estão a preocupar especialistas

Opinião

  • As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
    As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
  • Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro
    Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
    UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal