Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Desporto

Portugal já tem duas medalhas de prata nos Campeonatos Iberoamericanos de atletismo

Lorene Bazolo e Evelise Veiga conquistaram a prata.

11:17 22 Maio, 2022 11:17 22 Maio, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal já tem duas medalhas de prata no final do primeiro dia dos Campeonatos Iberoamericanos de atletismo, graças a Lorene Bazolo, nos 100 metros, e Evelise Veiga, no salto em comprimento.

Em Alicante, onde os campeonatos prosseguem sábado e domingo, a delegação portuguesa não deverá ficar por aqui, em termos de pódios, com excelentes indicações dadas, esta sexta-feira, por José Carlos Pinto, vencedor de uma das semifinais de 800 metros, por Patrícia Silva, também em 800 metros, e por Cátia Azevedo e João Coelho, nos 400 metros, que foram segundos nas suas corridas de acesso à final de sábado.

Lorene Bazolo, que estará em julho nos Mundiais de Eugene, no Oregon, ganhou a meia-final em 11,26 segundos, o seu melhor da época. Depois, na final, correu em 11,36, logo atrás da brasileira Vitoria Cristina Silva, que foi cronometrada em 11,22.

Na mesma prova competiu Rosalina Santos, última na final, com 11,71, após 11,50 e apuramento na semifinal, o seu melhor tempo do ano.

Com 6,55 metros com vento irregular e 6,53, Evelise Veiga fez um bom concurso, mas não chegou para a espanhola Fatima Diame, que após 6,65 somou cinco nulos.

João Coelho, com 45,85 segundos, melhorou amplamente o recorde pessoal e já é o segundo português de sempre, logo atrás do recordista nacional, Ricardo dos Santos. Na final, caso volte a melhorar, poderá fazer mínimos para os Campeonatos da Europa.

Fora de forma está Ricardo Santos, que não passou na outra semifinal, em que foi sexto com 47,16.

Já apurada para os Mundiais e Europeus, Cátia Azevedo foi excelente segunda na sua corrida, só batida pela favorita, a dominicana Marileidy Paulino.

Com 52,37 segundos, fez o seu melhor registo da época, numa corrida em notória economia de esforço.

Nota muito positiva, também, para o sprint de José Carlos Pinto, ao ganhar a segunda semifinal de 800 metros, em 1.48,18 minutos.

Patrícia Silva superou-se e também seguiu para a final dos 800 metros – foi segunda numa das duas corridas do dia, com um recorde pessoal de 2.05,56 minutos, subindo a 15.ª portuguesa de sempre.

No final do primeiro dia, Edgar Campré segue em terceiro no decatlo, com 4.025 pontos, e Mariana Bento está na quarta posição no heptatlo, com 3.230.

Cláudia Ferreira foi nona no lançamento do dardo (51,66) e Juliana Guerreiro não passou das semifinais dos 400 metros barreiras, com 59,20.

André Pimenta terminou em oitavo no salto em comprimento (7,40) e Ruben Antunes em quinto no lançamento do martelo (70,94).

Na final direta de 3.000 metros obstáculos competiram dois lusos: Etson Barros foi quinto (8.43,32), enquanto Miguel Borges desistiu.

Carlos Nascimento desiludiu nos 100 metros, ao fazer 10,65 segundos, no quarto lugar da sua semifinal. Melhor esteve André Prazeres, que falhou a final por quatro centésimos, ao fazer 10,41 noutra de três corridas.

Após um de três dias de competição, a Espanha comanda folgadamente o quadro de medalhas, com cinco de ouro e três de bronze. Seguem-se o Brasil (1/2/1), Cuba (1/1/0), Equador (1/0/1) e Portugal (0/2/0).

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos

19:50 1 Outubro, 2026 16:23 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Depósitos, ações e certificados de aforro contam para um limite definido que, em 2026, é de 32.227,80 euros

Algarve

Dez detidos em Olhão e Tavira em operação ligada ao tráfico de droga por via marítima

15:10 1 Outubro, 2026 15:05 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR contra o tráfico marítimo levou à detenção de dez homens em Tavira e na Fuzeta e à apreensão de duas embarcações e uma viatura

Vizinhos zangados.
Nacional

Vizinho deixou de pagar o condomínio? Administrador tem este prazo para avançar contra o condómino

15:40 1 Outubro, 2026 13:14 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma dívida às quotas pode obrigar o administrador a avançar judicialmente dentro de 90 dias, mas a regra tem condições

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Opinião Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

Lar clandestino encerrado em Olhão pela Segurança Social: 22 idosos retirados e há suspeitas de maus-tratos

14:20 30 Setembro, 2026 14:09 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Segurança Social encerrou com caráter urgente um lar clandestino em Olhão, onde encontrou 22 idosos

Nacional

PJ detém homem acusado de violação após abordagem a mulher numa estrada de Odemira

11:50 30 Setembro, 2026 12:51 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito de 52 anos foi detido pela PJ por uma alegada violação de uma mulher de 62 anos, ocorrida numa estrada municipal de Odemira

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Gota fria a caminho de Portugal: mau tempo regressa neste dia com chuva forte e trovoada

21:30 30 Setembro, 2026 16:30 30 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva e trovoada regressam a Portugal e o tempo pode piorar neste período. Modelos preveem a primeira ‘gota fria’ relevante do outono

Ciência Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Algarve

Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento

19:31 1 Outubro, 2026 19:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Carta aberta ao Governo exige a requalificação da EN125 e alerta para a circulação de pesados numa faixa partilhada com peões e ciclomotores

Ovos.
Gastronomia

Tem ovos na cozinha? Este pequeno número na casca diz o que muitos não sabem

12:40 30 Setembro, 2026 11:42 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

DGAV esclarece que o primeiro algarismo impresso nos ovos revela como foram criadas as galinhas que os produziram

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos

19:50 1 Outubro, 2026 16:23 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Depósitos, ações e certificados de aforro contam para um limite definido que, em 2026, é de 32.227,80 euros

Algarve

Dez detidos em Olhão e Tavira em operação ligada ao tráfico de droga por via marítima

15:10 1 Outubro, 2026 15:05 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação da GNR contra o tráfico marítimo levou à detenção de dez homens em Tavira e na Fuzeta e à apreensão de duas embarcações e uma viatura

Vizinhos zangados.
Nacional

Vizinho deixou de pagar o condomínio? Administrador tem este prazo para avançar contra o condómino

15:40 1 Outubro, 2026 13:14 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma dívida às quotas pode obrigar o administrador a avançar judicialmente dentro de 90 dias, mas a regra tem condições

Algarve

Homem de 43 anos fica em prisão preventiva após agressão com arma branca no centro de Lagos

17:00 1 Outubro, 2026 17:00 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito terá ferido um homem com uma arma branca e ameaçado outras pessoas de morte. Tribunal decretou prisão preventiva

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma tempestade: chuva forte e trovoada vão ‘massacrar’ esta região a partir de sexta-feira

08:40 1 Outubro, 2026 08:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os Açores deverão sentir os efeitos da tempestade, com o pior da precipitação previsto entre estes dias

Opinião, Saúde

O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira

07:30 1 Outubro, 2026 08:17 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Reservar tempo para o descanso, o convívio, o exercício ou simplesmente para não fazer nada deve fazer parte de uma rotina sustentável"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

Lar clandestino encerrado em Olhão pela Segurança Social: 22 idosos retirados e há suspeitas de maus-tratos

14:20 30 Setembro, 2026 14:09 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Segurança Social encerrou com caráter urgente um lar clandestino em Olhão, onde encontrou 22 idosos

Nacional

PJ detém homem acusado de violação após abordagem a mulher numa estrada de Odemira

11:50 30 Setembro, 2026 12:51 30 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Suspeito de 52 anos foi detido pela PJ por uma alegada violação de uma mulher de 62 anos, ocorrida numa estrada municipal de Odemira

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Gota fria a caminho de Portugal: mau tempo regressa neste dia com chuva forte e trovoada

21:30 30 Setembro, 2026 16:30 30 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva e trovoada regressam a Portugal e o tempo pode piorar neste período. Modelos preveem a primeira ‘gota fria’ relevante do outono

Ciência, Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Algarve

Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento

19:31 1 Outubro, 2026 19:32 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Carta aberta ao Governo exige a requalificação da EN125 e alerta para a circulação de pesados numa faixa partilhada com peões e ciclomotores

Ovos.
Gastronomia

Tem ovos na cozinha? Este pequeno número na casca diz o que muitos não sabem

12:40 30 Setembro, 2026 11:42 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

DGAV esclarece que o primeiro algarismo impresso nos ovos revela como foram criadas as galinhas que os produziram

Últimas Notícias

  • Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos
    Tem RSI e dinheiro numa conta bancária? Há um limite de património que pode fazê-lo perder o apoio mesmo com baixos rendimentos
  • Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento
    Utentes exigem verbas no OE2027 para requalificar a EN125 no Sotavento
  • Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves
    Sagres recebe mais de 300 atividades no festival que celebra a migração das aves
  • Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira
    Lara Gonçalves, Bernardo Cotovio e Erick Souza vencem concurso de vídeo sobre Tavira
  • Este hotel no Algarve acaba de receber a sua primeira Chave Michelin no ano em que celebra o 60.º aniversário
    Este hotel no Algarve acaba de receber a sua primeira Chave Michelin no ano em que celebra o 60.º aniversário

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para outubro | Por João Correia Tarólogo
  • O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
    O fim das férias não tem de ser o fim do bem-estar | Por Sandra Oliveira
  • Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz
    Trotinetes elétricas: a nova “pandemia” urbana ou uma revolução na mobilidade? | Por Ana Lúcia Cruz

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
    Eurocidade do Guadiana celebra Semana Europeia do Desporto com programa transfronteiriço
  • Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
    Noite Europeia dos Investigadores leva ciência a mais de 400 alunos no Tavira Plaza
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento