Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Desporto

Portimonense vira jogo em segunda parte ‘eletrizante’ e impõe primeira derrota ao Vitória de Guimarães

O Portimonense igualou o adversário na classificação, ambos no grupo dos terceiros classificados, com seis pontos

23:18 21 Agosto, 2022 10:02 22 Agosto, 2022 | POSTAL

O Portimonense conquistou hoje o segundo triunfo seguido na I Liga portuguesa de futebol, ao operar a reviravolta e vencer em casa o Vitória de Guimarães, por 2-1, em jogo da terceira jornada.

Jota Silva (46 minutos) colocou os visitantes em vantagem, só que Welinton Júnior (62) e Yago Cariello (88) deram a volta ao marcador e asseguraram a vitória dos algarvios, que subiram ao quinto lugar, com seis pontos.

Já os vitorianos, que somavam duas vitórias nos dois primeiros encontros, foram derrotados pela primeira vez na competição e seguem na sexta posição, com os mesmos seis pontos.

LUÍS FORRA

Portimonense vira jogo em segunda parte ‘eletrizante’ e vence Vitória

 O Portimonense somou a segunda vitória consecutiva na I Liga portuguesa de futebol, ao bater o Vitória de Guimarães (2-1), saindo ‘por cima’ numa segunda parte ‘eletrizante’ em que virou o resultado.

Após uma primeira parte com ‘sinal mais’ dos forasteiros, Jota Silva abriu o marcador para os minhotos no início do segundo tempo (46 minutos), mas a resposta dos algarvios foi convincente, com Welinton Júnior a igualar (62) e Yago Cariello, de cabeça, a selar o triunfo (88).

O Portimonense igualou o adversário na classificação, ambos no grupo dos terceiros classificados, com seis pontos.

Com um início de jogo equilibrado, o Vitória foi a primeira equipa a criar perigo, aos 11 minutos, quando Rúben Lameiras ultrapassou um adversário pela direita e passou atrasado para o remate de André Almeida, que viu Samuel Portugal defender e o companheiro de equipa Anderson atirar para fora na recarga.

O jogo prosseguiu na mesma toada, com os locais a ‘acusarem’ a ausência de um ‘criativo’ a meio-campo, assumindo a tendência de jogar no pontapé longo e aproveitar as ‘segundas bolas’ sem grande sucesso, enquanto nos forasteiros os médios Tiago Silva e André Almeida ‘pausavam’ para dar espaço aos perigosos extremos.

Já com o regressado Bruno Gaspar – há cinco anos que não vestia a camisola vimaranense – em campo, substituindo o lesionado Miguel Maga, o Vitória voltou a estar muito perto do golo aos 33, mas Pedrão, de ‘carrinho’, cortou o remate de Anderson, que isolado por Lameiras já tinha ultrapassado o guardião Samuel Portugal.

A equipa de Guimarães, com os seus adeptos em larga maioria nas bancadas, mostrava-se mais perigosa em bola corrida, mas também podia ter chegado ao golo de bola parada: Tiago Silva marcou um livre direto em posição frontal, na ‘meia lua’, e acertou na trave da baliza algarvia (40).

Só no final do primeiro tempo é que os locais criaram perigo, com Welinton Júnior a falhar um remate em boa posição, aos 42, e Pedrão, pouco depois, a cabecear ao lado, enquanto, do outro lado, Samuel voltou a aplicar-se num remate perigoso de André Almeida nos descontos.

Paulo Sérgio mexeu no meio-campo ao intervalo, apostando em Ewerton e Luquinha, mas foi o Vitória a abrir o ativo logo no primeiro minuto do segundo tempo, após perda de bola de Seck e passe de André Almeida para a conclusão certeira de Jota Silva, no seu primeiro golo ao serviço dos minhotos.

A reação do Portimonense foi enérgica: Welinton Júnior ameaçou duas vezes (48 e 53) antes de concretizar aos 62, na resposta a um cruzamento de Moufi e com confirmação em cima da linha de baliza após defesa incompleta de Bruno Varela.

O forte ritmo imposto no reatamento foi naturalmente baixando, deixando o Vitória ‘crescer’: André Amaro cabeceou ao lado (74) e Lameiras deu trabalho a Samuel Portugal (76), mas o Portimonense respondeu outra vez, com Yago Cariello, de cabeça, a obrigar Bruno Varela a excelente defesa (79).

Quando tudo se encaminhava para a igualdade, aos 88, Yago Cariello respondeu da melhor forma a um cruzamento perfeito de Seck e cabeceou sem hipóteses para o guardião adversário.

Os festejos de Yago, usando a ‘bandeirola’ de canto a simular uma ‘arma’ junto aos adeptos do Vitória, acirraram os ânimos, com uma grade derrubada e uma cadeira arremessada para dentro do relvado.

Aos 90+8, Samuel Portugal segurou a vitória da equipa de Portimão com uma grande defesa a um cabeceamento de André Amaro.

Declarações

 Declarações após o jogo Portimonense-Vitória de Guimarães (2-1), da terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado hoje, no Estádio Municipal de Portimão:

– Paulo Sérgio (treinador do Portimonense): “Uma primeira parte muito mal conseguida. Não estávamos a trabalhar bem os corredores, nem em termos de pressão. O Welinton gosta de jogar mais por dentro, eu preciso que ele jogue por fora. O Seck também fora de posição. O ‘4-3-3’ não estava a funcionar, com mérito do Vitória. Mudei para rodarmos atrás a cinco aos 20 minutos, mas houve muitas dúvidas e hesitações, o que não nos permitia estar ‘por cima’ do jogo. Claramente, não tenho pejo em reconhecer que o Vitória esteve ‘por cima’ no primeiro tempo.

Ao intervalo, mudámos o figurino do jogo. Assumi a minha responsabilidade perante o grupo, que as coisas não estavam a correr bem, e disse-lhes para esquecerem a primeira parte e que tínhamos de ser iguais a nós próprios no segundo tempo, colocando as referências onde estamos mais habituados a tê-las.

Apesar de sermos identificados muitas vezes como uma equipa muito física, que joga longo, o que fez a diferença foi o jogo entrelinhas do Luquinha e do Welinton Júnior, saber encontrar onde receber a bola e onde criar complicações com desmultiplicações dos laterais.

O jogo esteve sempre vivo. Concedemos aquele golo ao Vitória, mas a equipa não abanou, acreditou que era capaz. Foi um jogo fantástico no segundo tempo, em que conseguimos por dentro, por fora, decidir bem as melhores opções de passe e ter gente à procura da bola nos sítios certos.

Contudo, uma réplica fantástica do Vitória e uma defesa fabulosa do Samuel a garantir a vitória ao ‘cair do pano’.

Fizemos uma grande partida, com mérito tremendo dos jogadores e tiro-lhes o chapéu pelo trabalho e pela humildade com que conseguiram bater este Vitória.

Desejo a maior sorte do mundo ao Moreno, um novo treinador que tive um orgulho enorme de treinar. Estou na bancada a torcer por ele, é um homem de grande carácter, pode ser a ‘cereja no topo do bolo’ ter à frente do Vitória um homem tão ‘vitoriano’ quanto ele”.

– Moreno (treinador do Vitória de Guimarães): “Fizemos uma primeira parte muito boa. O Portimonense teve um lance de perigo e nós tivemos várias oportunidades, mas não conseguimos finalizar.

Na segunda parte, voltámos a entrar bem, fizemos o mais difícil, que era ficar em vantagem, mas a equipa não soube estar em campo com essa vantagem. O jogo partiu-se muito e não era isso que queríamos. Nunca conseguimos juntar linhas, nunca conseguimos ter bola. O Portimonense com um jogo muito direto e a nossa equipa muito partida, nunca nos conseguimos ajustar.

Depois do empate, a equipa volta a organizar-se, volta a estar ‘por cima’ e volta a ter oportunidades, mas não conseguimos novamente finalizar. E o Portimonense, numa jogada bem elaborada, consegue fazer o 2-1.

A partir daí, acabou o jogo, não sei quantos minutos ainda se jogaram, ainda conseguimos ter uma boa oportunidade pelo André Amaro, mas o jogo foi muito isto.

Não me parece minimamente justo o resultado, mas falar de justiça aqui é quem marca mais golos, e a verdade é que o Portimonense fez dois e nós só um.

É muito melhor preparar a semana sobre vitórias, mas não vamos perder o equilíbrio. Não é a a derrota que vai fazer com que a gente abane, porque houve muita coisa boa. Para ter pontos é preciso ter mais eficácia ofensiva e sermos mais rigorosos no momento defensivo. Não conseguimos levar os três pontos, nem um ponto, e também sinto alguma falta de experiência de toda a gente, do grupo e da equipa técnica. Que sirva de aprendizagem para jogos futuros.

Os nossos adeptos vão ser muito importantes nestes momentos. Somos um grupo muito jovem. É bom ter o seu apoio nas vitórias, mas neste momento de desconforto, pedimos compreensão e que entendam que isto pode acontecer. Agradecer, em nome do grupo de trabalho, o apoio que nos deram”.

Jogo disputado no Estádio Municipal de Portimão

Portimonense – Vitória de Guimarães, 2-1

Ao intervalo: 0-0

Marcadores:

0-1, Jota Silva, 46 minutos.

1-1, Welinton Júnior, 62.

2-1, Yago Cariello, 88.

Equipas:

– Portimonense: Samuel Portugal, Moufi, Willyan, Pedrão, Relvas, Pedro Sá (Luquinha, 46), Paulo Estrela (Ewerton, 46), Diaby (Rui Gomes, 58), Welinton Júnior, Seck e Yago Cariello.

(Suplentes: Nakamura, Zié Ouattara, Gonçalo Costa, Henrique Jocú, Ewerton, Luquinha, Ricardo Matos, Kim e Rui Gomes).

Treinador: Paulo Sérgio.

– Vitória de Guimarães: Bruno Varela, Miguel Maga (Bruno Gaspar, 23), André Amaro, Mikel Villanueva, Hélder Sá (Janvier, 90+2), Ibrahima Bamba, André Almeida, Tiago Silva, Rúben Lameiras, Jota Silva (Nélson da Luz, 73) e Anderson (Antoñin, 73).

(Suplentes: Celton Biai, Ogawa, Bruno Gaspar, Tounkara, Matheus Índio, Dani Silva, Janvier, Nélson da Luz e Antoñin).

Treinador: Moreno.

Árbitro: Ricardo Baixinho (AF Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Paulo Estrela (44), Moufi (45+2), Bruno Varela (84), Pedrão (84), Yago Cariello (89), Ewerton (90) e Janvier (90+6).

Assistência: 3.032 espetadores.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Neandertais tinham capacidades simbólicas, indica estudo que incluiu investigadora da UAlg
    Neandertais tinham capacidades simbólicas, indica estudo que incluiu investigadora da UAlg
  • Taça de Campeão de Inverno de Futsal Masculino disputa-se este fim de semana em Tavira
    Taça de Campeão de Inverno de Futsal Masculino disputa-se este fim de semana em Tavira
  • Companhia Olga Roriz estreia novo espectáculo em Loulé e vai selecionar participantes
    Companhia Olga Roriz estreia novo espectáculo em Loulé e vai selecionar participantes
  • Prisão preventiva para detidos por furtos em residências no Algarve. Homens escoavam o produto dos assaltos para o seu país de origem
    Prisão preventiva para detidos por furtos em residências no Algarve. Homens escoavam o produto dos assaltos para o seu país de origem
  • Quer trabalhar num hotel? Vem aí um open day no Barata Hotels em Albufeira
    Quer trabalhar num hotel? Vem aí um open day no Barata Hotels em Albufeira

Opinião

  • Cuidadores de pessoas com deficiência | Por Marta Pimenta de Brito
    Cuidadores de pessoas com deficiência | Por Marta Pimenta de Brito
  • A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
    A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
  • Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges
    Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges

Europe Direct Algarve

  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
    Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
  • Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
    Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve