O presidente do Farense disse este sábado que a SAD do emblema da I Liga de futebol está “considerar fortemente” a possibilidade de, na próxima época, receber os chamados três ‘grandes’ no Estádio Algarve.
“É uma possibilidade que estamos a considerar fortemente. Não é algo que esteja ainda oficializado – aliás, não há ainda sorteios para a nova época –, por isso, não vamos oficializar nada nesta altura”, disse João Rodrigues à Lusa, na sequência de declarações proferidas à Liga TV, da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
A SAD algarvia está “seriamente a considerar” a hipótese de trocar o Estádio de São Luís pelo Estádio Algarve, recinto situado na fronteira dos concelhos de Faro e Loulé para os encontros com Sporting, Benfica e FC Porto, mas a decisão só será tomada “um pouco mais à frente”, adiantou o dirigente.
João Rodrigues assegurou que são “várias as razões” que podem justificar a medida, como o aumento do retorno financeiro ou “as limitações do São Luís” – situado no centro da cidade de Faro – em termos de comodidade, acessos, estacionamento e segurança.
“Este ano, já houve uma perda substancial do ponto de vista de financeiro. O Farense não vendeu bilhetes para não-sócios para qualquer um destes jogos, que esgotaram. Se não há bilhetes para todos os nossos [mais de sete mil] sócios, nem se fala dos acompanhantes de sócios, dos adeptos e dos simpatizantes dos nossos adversários”, afirmou o presidente da SAD e do clube de Faro.
O recinto habitual do emblema algarvio, que manteria os restantes jogos caseiros na I Liga e noutras provas, tem capacidade para cerca de sete mil espetadores, enquanto o Estádio Algarve, propriedade dos municípios de Faro e Loulé, tem uma lotação de pelo menos 20 mil espetadores.
“A nossa intenção é continuar a usar o estádio [de São Luís], porque temos ali a nossa alma, mas temos de compreender todas as questões adjacentes ao crescimento do Farense”, vincou João Rodrigues, recusando a ideia de perda de vantagem desportiva com essa eventual mudança.
O Farense, que já assegurou a manutenção na I Liga, ocupa o nono lugar, com 37 pontos e duas jornadas por disputar.
Portimonense deseja ter sorte e capacidade para vencer jogo importante com Rio Ave
O treinador do ‘aflito’ Portimonense disse este sábado que a sua equipa deseja ter sorte e capacidade para conseguir vencer na importante receção de sábado ao Rio Ave, da 33.ª jornada da I Liga de futebol.
“É um jogo muito importante para nós, obviamente, e tudo faremos, dando o melhor de nós, para conseguir conquistar uma vitória, que tanto queremos dar a quem nos apoia. Preparámo-nos afincadamente, com a equipa a trabalhar bastante bem, e desejamos ter a sorte necessária e a capacidade para conseguir o resultado que mais nos interessa”, afirmou Paulo Sérgio, em declarações divulgadas pelo emblema algarvio.
Os vila-condenses asseguraram a permanência na semana passada e o técnico dos algarvios, que ocupam o 16.º lugar, de acesso ao play-off de manutenção, descartou de forma clara um eventual relaxamento de um adversário já sem aspirações.
“Isso é uma forma errada de olhar para a questão. Todo o profissional com brio tem sempre algo a ganhar cada vez que veste a camisola das suas cores. Portanto, sei bem das dificuldades que vamos encontrar amanhã [sábado], porque o Rio Ave é uma equipa com muita qualidade”, assegurou.
O técnico dos ‘alvinegros’ frisou que o Rio Ave tem “um processo de trabalho bem vincado, que vem do ano da subida” à I Liga, em 2022, com “elementos de muita qualidade, que trabalham juntos há três ou quatro anos”, e é “muito bem liderado” por Luís Freire.
“Sabemos que vamos ter de trabalhar muito para conseguir levar o barco a bom porto”, avisou Paulo Sérgio, acrescentando que a preparação para esta partida não se alterou em relação ao que acontece habitualmente.
O treinador pediu ainda o apoio do público portimonense para um jogo crucial, assinalando que “dá um conforto muito maior” aos jogadores quando há “uma casa composta a puxar pela equipa”.
“Sem dúvida nenhuma que é do interesse de todos conseguirmos a manutenção e nós tudo faremos para conseguir dar essa alegria”, finalizou.
Portimonense, 16.º classificado, com 28 pontos, e Rio Ave, 10.º, com 35, defrontam-se no sábado, às 15:30, no Estádio Municipal de Portimão, com arbitragem de João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga.
Leia também: Conheça a praia portuguesa eleita a melhor da Europa onde javalis vão a banhos [vídeo]