“O apuramento deste número resulta da instalação de um sistema de monitorização que contabiliza os utilizadores pedestrianistas, instalado pela Associação Odiana, mas que não permite apurar as centenas de ciclistas que também utilizam diariamente a ciclovia”, explica a autarquia castromarinense em comunicado.
Além de permitir uma ligação sustentável da vila castromarinense à cidade pombalina, a apenas 3 quilómetos de distância, a Ciclovia da Lezíria oferece uma vista deslumbrante para a Reserva Natural do Sapal.
É o primeiro troço de um projeto integrado de sustentabilidade ambiental que o Município de Castro Marim promove como Triângulo Verde (Vila Real de St. António – Castro Marim – Praia Verde) e cuja segunda fase (Castro Marim – Praia Verde) deverá avançar já este ano, uma empreitada estimada em cerca de 850.000,00+IVA, enquadrada no PO CRESC Algarve 2020, cofinanciada a 50% pelo FEDER, no âmbito do PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável).
A obra será ainda objeto de candidatura ao Empréstimo Quadro do BEI e a sua criação está integrada num projeto de valorização da rodovia (E.N. 125-6), nomeadamente no alargamento e repavimentação e na melhoria da drenagem.
A ciclovia que fechará o circuito do Triângulo Verde é a de Vila Real de St. António até à Praia Verde, um troço da Ecovia do Litoral e do EuroVelo, promovida pela CCDR – Algarve e pela AMAL.
A autarquia sublinha ainda “a parceria transfronteiriça em curso, para a candidatura de um troço da Ciclovia Paco de Lucía, que irá ligar a sede concelho ao Monte Francisco, à Junqueira, à sede da Reserva Natural e a Ayamonte, através da Ponte Internacional do Guadiana”.