O executivo municipal são-brasense entregou esta terça-feira um voto de louvor à Equipa de Sueca da Casa do Benfica e São Brás de Alportel que se sagrou campeã do mundo em torneio de Casas do Benfica, em sueca.
“A vitória foi arrecadada pela equipa são-brasense no 8º Torneio Mundial que decorreu no Estádio da Luz, em Lisboa, no passado dia 4 de dezembro, após dois anos de interregno forçado. O torneio foi disputado por 43 Casas do Benfica”, explica a autarquia em comunicado.
São Brás de Alportel participou com dez jogadores, ou seja, cinco equipas e obteve o primeiro lugar na fase final, entre os 936 participantes deste mundial.
A Casa do Benfica de São Brás de Alportel foi representada neste torneio pelo jogadores-sócios: Manuela Sousa e Catarina Sousa; José Rosa e Nélio Caetano; Emanuel Guerreiro e Joaquim Pinto; Paulo Anica e Joaquim Bernardo e Jorge Dias e José Sousa.
“São Brás de Alportel está mais uma vez de parabéns, já que arrecadou o primeiro lugar do Torneio, com uma das 5 equipas da Casa do Benfica constituída pelos jogadores Paulo Anica, são-brasense e Joaquim Bernardo, de Tavira”, destaca a autarquia.
O jogo da Sueca, jogo de cartas, é muito tradicional e praticado especialmente Brasil, Angola e Portugal, sendo apreciado por todas as gerações.
Ao nível mundial, as Casas do Benfica existentes um pouco todo o mundo, realizam há oito anos um Torneio Mundial, reunindo essencialmente jogadores das comunidades portuguesas espalhadas pelos diferentes continentes e em que participam Casas, Filiais e Delegações do Sport Lisboa e Benfica, levando a esse evento as suas “embaixadas”.
Perante o resultado vitorioso, o executivo municipal aprovou por unanimidade “a atribuição de um voto de louvor à Casa do Benfica de São Brás de Alportel”, reconhecendo o mérito “do esforço, iniciativa e dinamismo desta associação que promove o nome de São Brás de Alportel a nível nacional e internacional orgulhando adeptos e a comunidade são-brasense”.