Portugal arrecadou dois prémios no 10º Mundial Muzenza de Capoeira, que decorreu na cidade de Curitiba, Brasil, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro.
O primeiro classificado na categoria de graduados e monitores masculinos foi Mykhaylo Sushystkyy, «FM» no mundo da capoeira, que reside em Lagoa desde tenra idade.
O segundo prémio foi conseguido pela algarvia Miriam Romaneiro, conhecida como «Plasticina», na categoria infanto juvenil.
Ao todo foram quinze os atletas da Associação de Capoeiragem Malta do Sul que representaram o Algarve na décima edição do Mundial de Capoeira.
Dos elementos integrantes do grupo fizeram parte capoeiristas lagoenses como Ricardo Castro e Filipe Barros, ambos ex-campeões a nível europeu e mundial e Ricardo Fernandes, João Cabrita e Bruno Lima, professores de Capoeira no concelho de Lagoa.
Parte da comitiva que representou o Algarve aproveitou para fazer uma digressão por diferentes estados brasileiros com o objetivo de aumentar conhecimentos na área, de modo a valorizar esta arte-luta.
O Município de Lagoa adiantou, em comunicado de imprensa, que a Associação de Capoeiragem Malta do Sul foi convidada a organizar o próximo Campeonato Europeu de Capoeira, para o qual os seus atletas já se preparam.