O projeto “Textos em Português… com e sem açúcar!” vai ser apresentado na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, dia 17 de outubro, pelas 17:00.
Trata-se de um projeto dos escritores e poetas sôniahelena (Brasil) e Vitorino de Sousa (Portugal) onde, mensalmente e de forma alternada, os seus poemas serão apresentados, ilustrados em vídeo, com pronúncia brasileira (português com açúcar) e com a portuguesa (… sem açúcar).
O poema a apresentar em outubro intitula-se “Soneto do Afogado”, de Vitorino de Sousa, lido pelo autor e por sôniahelena e está ilustrado com música dos dois países.
“sôniahelena” é como Sônia Helena Taveira de Camargo Cordeiro assina os seus livros. Licenciada em Letras Modernas, Arquiteta e Urbanista e Mestre em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília, faz parte da Associação Nacional de Escritores, do Instituto Histórico e Geográfico ido Distrito Federal, em Brasília, e da Associação Casa Álvaro de Campos, em Tavira.
Tem diversos livros publicados, entre os quais Andanças no tempo (1996), Fantasia em 5 tons (2014)) Interlúdio (2016), A doceira da casa da ponte (2018), Busque as sextas e vieiras (2020) e Lente de foco de uma lente desfocada (2022).
Vitorino de Sousa, nascido em maio de 1948, em Lisboa, é um comunicador através de palestras e seminários, livros e artigos, vídeo e fotografia.
Em 2019 passou a morar em Tavira e dedicou-se inteiramente à escrita. Os seus livros (12 em prosa e 5 em poesia) estão reunidos no seu Baú das Letras.
Leia também: Conheça os encantos de Tavira através do novo vídeo promocional