A 39ª Exposição Tradicional dos Maios está de volta no próximo dia 1 de maio, junto à Estrada Nacional 125, entre Marim e Alfandanga.
“A tradição de expor bonecos que representam pessoas, a que se chamam Maios, com pequenos textos sobre assuntos da atualidade, é considerada por muitos uma manifestação de cultura popular que urge preservar e dar a conhecer às novas gerações”, explica a autarquia olhanense em comunicado, acrescentando que “no nosso concelho, alguns Maios representam também as práticas ligadas à faina marítima e a outras ações do quotidiano relacionadas com algumas profissões aqui desenvolvidas”.
Este ano, a exposição vai contar, para além dos feitos pelos ‘artistas’ habituais, com mais cerca de duas dezenas de Maios feitos pelos alunos, professores e famílias pertencentes aos agrupamentos de escolas do concelho de Olhão, no âmbito do projeto de mediação cultural do Museu Municipal intitulado “O Museu vai à Escola”.
Durante a manhã de mais um Dia do Trabalhador, todos os os caminhos passam pelo concelho de Olhão.
A Exposição Tradicional dos Maios é organizada pela Associação Futebol Clube de Bias e conta com o apoio do Município de Olhão.