Sete jovens algarvios levaram Portugal a obter um resultado inédito, com quatro lugares no pódio, no prestigiado Prémio Internacional de Acordeão (PIF) de Castelfidardo, em Itália.
O 48º PIF (Prémio Internacional Fisarmonica) Acordeão em Castelfidardo, em Itália, capital mundial do acordeão, realizou-se entre 13 e 17 de setembro.
No total foram sete portugueses, todos algarvios, que participaram e que alcançaram importantes distinções, com especial destaque para o 2.º lugar obtido pelo jovem louletano Tiago Conceição na categoria Virtuoso até 15 anos; mais dois 2.ºs lugares obtidos pelo jovem messinense Miguel Coelho, nas categorias Júnior Virtuoso e Júnior World Music e ainda a jovem do Algoz, Bruna Palma, que obteve o 3.º lugar na categoria Júnior Virtuoso.
Este concurso, juntamente com a Copa Mundial de Acordeão, são atualmente os prémios mais prestigiados a nível mundial na área do acordeão.
A 48ª edição do PIF contou com a participação de mais de 150 concorrentes oriundos de dezenas de países distribuídos por diversas categorias.
Para além do próprio concurso, o PIF promoveu cerca de 50 concertos com grandes nomes do acordeão com entrada gratuita.
O PIF é um concurso promovido por diversas entidades públicas, nomeadamente o Município de Castelfidardo e a Associação de Promoção Turística Pro-Loco, contando também com diversas parcerias, entre as quais, as fábricas de acordeões sediadas na região e também do canal televisivo RAI Cultura.
Nesta edição, Portugal viu-se representado por estes jovens alunos do Prof. Nelson Conceição e tiveram o suporte da Associação de Acordeão Garvefole que contou, por sua vez, com os apoios da Câmara Municipal de Loulé, Direção Regional de Cultura do Algarve e Junta de Freguesia de São Clemente.
Classificações:
Miguel Coelho (Messines)
2º lugar (Categoria Júnior Virtuoso);
2º lugar (Categoria Júnior World Music).
Tiago Conceição (Loulé)
2º lugar (Categoria Virtuoso Student);
7º lugar (Categoria World Student).
Bruna Palma (Algoz – Silves)
3º lugar (Categoria Júnior Virtuoso);
9º lugar (Categroria World Music Student).
Rodrigo Veloso (Loulé)
7º lugar (Categoria Sénior Virtuoso);
4º lugar (Categoria Sénior World Music).
Inês Faria (Bordeira – Faro)
11º lugar (Categoria Sénior Virtuoso);
7º lugar (Categoria Sénior World Music):
Mateus Marrachinho (Guia – Albufeira)
10º lugar (Categoria Sénior Virtuoso);
8º lugar (Categoria Sénior World Music).
Catarina Viegas (Estoi)
4º lugar (Categoria Virtuoso Student);
13º lugar (Categoria World Student).
Leia também: Jovens acordeonistas algarvios brilham no 26º Troféu Nacional / 7º Concurso Internacional de Acordeão