O Reclam’Arte leva às ruas os maiores nomes da arte urbana e digital para junto da comunidade. Esta iniciativa visa enriquecer significativamente o ambiente cultural do espaço público. Arte na rua, tão perto, e de forma gratuita, dá o mote para mais uma edição deste festival.
Três entidades juntaram-se para impulsionar este projeto sem fins lucrativos – com a colaboração dos monopostes da BIGoutdoors e dos outdoors digitais da DREAMMEDIA, que mais uma vez se unem à plataforma Liter.
O conceito é simples, convidar artistas plásticos a romperem com o ambiente virtual das redes sociais, oferecendo-lhes uma plataforma que esteja acessível ao grande público, e através da exposição das suas obras de arte em monopostes e suportes digitais localizados nas principais vias das auto-estradas, estradas nacionais e em locais de passagem, espalhados de norte a sul do país.
Depois do sucesso das edições anteriores, que contou com 10 artistas nacionais, o Reclam’Arte conta este ano com a participação dos artistas: Vasco Gargalo, Clara Não, Another Angelo, ±MAISMENOS±, Sara Tarita, Hugo Van Der Ding, by castro, Luísa Azevedo, Daniel Garcia, Juan Domingues e Nuno Viegas
Daniel Garcia e Juan Domingues são novidades neste painel artístico, assim como a dimensão geográfica do projeto, esta edição os outdoors estendem-se do Algarve até ao Norte do país e pela primeira vez, também, a reprodução de obras em vídeo.
O projeto nasceu da vontade da Liter em apoiar e fomentar a cultura, o pensamento crítico e a liberdade artística, contando desde o primeiro momento com o apoio da Bigoutdoors e da Dreammedia.
O Festival Reclam’Arte faz convergir a arte com a realidade do dia a dia, gerando reflexões profundas e inclusivas.
Nas palavras de Pedro Bastos, CEO da Big Outdoors: “O apoio à arte contribui para uma sociedade culturalmente rica, criativa e socialmente envolvida, com inúmeros benefícios, que vão desde o desenvolvimento econômico até o bem-estar pessoal e cultural. A arte embeleza o ambiente e enriquece a experiência estética das pessoas, tornando a vida mais vibrante e significativa”.
Na Dreammedia – Bigoutdoors “queremos transformar os espaços publicitários em “museus ao ar livre”, para os nossos artistas conseguirem expressar de forma poderosa a sua reflexão sobre questões sociais, políticas e emocionais, permitindo que as pessoas compartilhem perspetivas e provoquem debate”.
Tiago Magueta, sócio fundador da Liter, quer um festival para todos/as, afirma que “pretende interpelar o público e promover a consciência social e o debate para temas pertinentes e actuais da sociedade. No fundo, pretende contribuir com novos olhares para aquilo que nos rodeia”.
Guilherme Rebola, sócio fundador da Liter, termina salientado que no recente encontro dos 27 ministros da cultura da UE em Cárceres, o representante espanhol revelou que “A cultura não é ainda um pilar das políticas públicas da União Europeia”.
Leia também: ‘Graffiti’ é elemento central no trabalho do algarvio Nuno Viegas em exposição em Lisboa