A Universidade do Algarve (UAlg) abre no próximo dia 26 de julho e até 22 de agosto, a primeira fase de candidatura aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP). Para o ano letivo de 2021/2022 a academia algarvia reforça a sua oferta formativa com a abertura de três novos cursos: Design e Tecnologias Multimédia, Marketing Digital e o recém-lançado CTeSP em Tecnologias Informáticas.
Com um total de 13 cursos nas suas áreas de atuação: Artes, Comunicação e Património; Economia, Gestão e Turismo e Engenharias e Tecnologias, a UAlg oferece aos seus futuros estudantes a possibilidade de frequentar um ciclo de estudos que confere um diploma técnico superior profissional de nível 5, no Quadro Nacional de Qualificações.
Os CTeSP têm a duração de dois anos letivos e são constituídos por uma componente de formação geral e científica e uma componente de formação técnica e em contexto de trabalho, que culmina com a realização de um estágio.
A UAlg esclarece que “os titulares deste diploma poderão vir, no futuro, a obter o respetivo grau académico através do ingresso num dos cursos de licenciatura da UAlg, possibilitado pela entrada através de um concurso especial para o efeito”.
Com a segunda fase de candidaturas a decorrer entre 21 e 27 de setembro, os CTeSP destinam-se a titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente (por exemplo: curso profissional ou tecnológico); titulares de um diploma de especialização tecnológica, diploma técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior e a candidatos que obtenham aprovação através dos “Maiores de 23 anos”.
A Universidade do Algarve vai ainda organizar, através da plataforma zoom, nos próximos dias 15 e 22 de julho, dois webinars de esclarecimento sobre o “Acesso a Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP)”, com o objetivo de divulgar os cursos CTeSP da Universidade do Algarve para 2021/2022.
A inscrição nos webinars é obrigatória e pode ser realizada aqui.
Sobre a Universidade do Algarve:
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 19% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 700 estudantes.
Com 42 anos de existência, aparece pela quarta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2021, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.