Depois de uma semana intensa de comemorações com palestras, performances artísticas e momentos de humor, esta sexta-feira, pelas 10:00, os alunos da escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro vão falar com Rita Saias, assessora de Marcelo Rebelo de Sousa para os assuntos da juventude, que lhes irá propor algumas atividades sobre a ligação dos jovens à política.
Ao longo desta semana, os estudantes da Escola Pinheiro e Rosa tiveram a possibilidade de refletir sobre cidadania, ciência, política, arte e ontologia. Tiveram como convidados os oradores Marco Lopes, diretor do Museu Municipal de Faro, que lhes falou sobre os critérios de um curador e o trabalho científico do restauro, e Duarte Baltazar, jornalista da RTP que partilhou a sua visão sobre a ética no jornalismo.
“Mas a autonomia destes alunos, que estão a criar os seus alicerces como cidadãos, levou-os a criar diversas atividades criativas que mostram como a Filosofia pode ser um saber prático e uma arma poderosa que ajuda a transformar o mundo”, explica o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa em comunicado, acrescentando que “criaram exposições sobre mulheres pensadoras, recriaram obras de Magritte, expuseram um painel com as manchas sociais com as quais não podemos ser tolerantes, conceberam uma visão performática da Alegoria da Caverna e mostraram, no dia mundial da Filosofia, que pensar continua a ser a atividade mais perigosa que existe. Porque inquieta e é a mola impulsionadora da mudança”.