Professora do Ensino Básico (1.º Ciclo) no Agrupamento Escultor António Fernandes de Sá, no concelho de Vila Nova de Gaia, Sónia Moreira é apaixonada por explorar a arte de aprender a ensinar com os outros.
A docente criou o projecto Coopera, que desde 2016 tem impacto direto em 60 professores e 29 turmas (cerca de 730 alunos). Esta iniciativa surge após 23 anos como professora e tem como principal objetivo promover o sucesso escolar através de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas.
A abordagem na condução das práticas educacionais, baseia-se na metodologia ativa da Aprendizagem Cooperativa que sustenta o Coopera e aposta numa mudança de paradigma no contexto de sala de aula. A disposição do mobiliário altera-se, criando-se diferentes espaços de aprendizagem dentro e fora da sala.
As aprendizagens essenciais e as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória são desenvolvidas com a utilização de diferentes métodos de aprendizagem cooperativa: Folha Giratória, Jigsaw, TGT, STAD, Telefone, Roleta, Learning Together, Mistura e Combina, Mesa Redonda, Pensar-Formar Pares-Partilhar…
Esta metodologia está a ser disseminado com sucesso por várias escolas em diferentes regiões deste país.
O Global Teacher Prize é um prémio promovido pela Fundação Varkey, sendo reconhecido internacionalmente como o “Nobel da Educação”, e chega atualmente a professores de 120 países.
Este prémio internacional, não só atribui um milhão de dólares ao vencedor como dinamiza uma rede de professores com todos os 50 finalistas de cada ano.