A Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, acrescenta este ano à sua oferta formativa o Curso Profissional de Instrumentista de Jazz, um curso para quem quer uma formação profissional na área da Música.
Para jovens dos 15 aos 18 anos, com o 9º ano de escolaridade ou equivalente, este curso tem estágio incluído em todos os anos do curso em instituições de referência.
Com a duração de 3 anos letivos o curso confere certificado de conclusão de 12º ano e certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações, o Curso Profissional de Intérprete de Jazz, é o único curso profissional que serve jovens de toda a zona central e do sotavento algarvio.
Apesar de ter como base o Jazz, neste curso os alunos podem aprender vários instrumentos e estilos musicais (Pop, Rock, Blues,Bossa Nova, R&B, Folk, Hip Hop…)
As inscrições podem ser feitas no Portal das Matrículas.
Mais informações disponíveis aqui.
Oferta formativa da ES Pinheiro e Rosa para o ano 2021/2022
Já está on-line o site com a oferta formativa da ES Pinheiro e Rosa para o ano de 2021/2022.
“Este site, cuja base foi elaborada por um dos nossos alunos do curso profissional de gestão e programação de sistema informáticos e pretende de uma forma fácil e acessível mostrar os cursos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa para 2021/2022 identificando a sua estrutura, disciplinas, conteúdos, perfis de saída e saídas académicas e profissionais”, explica a escola em comunicado.
Este ano, ao site, foi acrescentada uma nova área, Projetos na Escola, onde se pode aceder a uma informação sobre os projetos e clubes existentes na ES Pinheiro e Rosa.
Desde a sua constituição que o AEPROSA tem procurado diversificar a oferta formativa de Ensino Secundário, quer ao nível dos Cursos Científico-Humanísticos (com uma oferta dos 4 cursos existentes: Artes Visuais, Ciências Sócio-Económicas, Ciências e Tecnologias, e Línguas e Humanidades), quer ao nível de cursos profissionais (este ano com uma oferta de 9 cursos na área da Saúde, Desporto, Informática, Turismo e Segurança de Pessoas e Bens e agora também nas Artes Performativas).
Este ano, a ES Pinheiro e Rosa, acrescenta à sua oferta formativa o Curso Profissional de Intérprete de Jazz, um curso para quem quer uma formação profissional na área da Música.
No mesmo sentido, foi dos primeiros agrupamentos a implementar a possibilidade dos estudantes dos Cursos Científico-Humanísticos (CCH) optarem por uma disciplina bienal (10º e 11º ano) de outro curso.
Em 2019-2020 introduziu no currículo escolar a disciplina de Teatro (opção disciplinar para alunos de 12º ano) estando em análise a introdução de disciplinas de outras áreas importantes para uma educação global.
Paralelamente, o AEPROSA tem-se preocupado com o aprofundamento das aprendizagens dos alunos da ES Pinheiro e Rosa (ESPR), assim como a promoção do prosseguimento dos seus estudos (quer para CCH quer para Cursos Profissionais).
Neste sentido, foram dinamizadas várias parcerias com entidades da região para implementar projetos como o Clube Estudantil de Arqueologia (que inclui atividades de campo – participação em escavações arqueológicas, desenho e catalogação de peças- e de divulgação científica), o Clube de Programação e Robótica (com a criação de “protótipos de casas inteligentes” e de ROVs (remotely operated vehicles) para exploração submarina (depois de no ano passado ter sido responsável pela entrega de mais de 1200 viseiras anticovid ao Centro Hospitalar e Universitário do Algarve), BikeMe (que pretende dinamizar e impulsionar a vertente Mobilidade, contribuindo para que os alunos do Agrupamento adquiram, desde muito cedo, comportamentos sustentáveis, promovendo a atividade física, a saúde, a proteção ambiental e a mobilidade por meios suaves), Clube de Ciência Viva (pretende levar os alunos a pensar, discutir, experimentar, explorar e aplicar a ciência de uma forma criativa e inovadora, com o envolvimento de toda a comunidade educativa) EcoEscola (vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania, aos alunos é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no seu dia-a-dia) e Clube de Teatro Tapete Mágico (já com 25 anos de existência e onde se abordam as grandes questões da sociedade)
Em 2019/2020 o AEPROSA começou a integrar o Plano Nacional das Artes, definindo no seu Projeto Cultural de Escola devido ao “desejo da escola ser um polo gerador e potenciador da cultura e da arte na comunidade em que se insere; estimular o desenvolvimento de atividades culturais, reinventar as aprendizagens a partir do processo criativo; o desejo de ter uma escola humanista, inclusiva, multicultural, podendo assumir-se como emergente para a educação para a cidadania e implementar e valorizar a articulação entre diferentes áreas do saber” e no âmbito deste projeto, “contámos (e continuaremos a contar) com uma artista residente que nos apoia e dinamiza atividades, numa interligação entre o currículo dos diferentes cursos e os processos e práticas artísticas”.
A ES Pinheiro e Rosa é uma das 3 escolas a nível nacional que está integrada nos cinco Programas Nacionais da área da Artes e da Cultura (além do já referido Plano Nacional das Artes, a Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de Leitura, Plano Nacional de Cinema e Programa de Educação Estética e Artística)
Para a ES Pinheiro e Rosa, “importante nos dias de hoje é uma visão global e transnacional para os desafios de uma sociedade cada vez mais multicultural em que a diversidade cultural, social, étnica e linguística é uma realidade e um enriquecimento”. Neste sentido têm “uma particular importância os nossos projetos ERASMUS+ (neste momento temos 2 projetos ainda a decorrer – apesar da pandemia- e 5 novas candidaturas para os próximos anos) que têm conseguido ao longo dos anos ver reconhecida a sua qualidade, como por exemplo os projetos Milage Interactive Mathematics (Prémio Erasmus+ Boas Práticas 2019) ou o “Network of Democratic Citizenship Schools” (Prémio Erasmus+ Boas Práticas 2018 e destacado pela Plataforma Europeia de Educação Escolar School Education Gateway“.
Eventos como o Menina estás à Janela (este ano com a 3ª edição a realizar-se no dia 5 de junho), o Concurso Nacional de Cozinha e Pastelaria para estudantes desta área técnica,e Night City Run, Pinheiriadas, e atividades como a preparação de refeições para as pessoas em situação de sem abrigo de Faro organizados pelos e para os nossos alunos valorizam as aprendizagens e contribuem para uma dinamização cultural e social da comunidade.
Espaços de participação como o PodCast colaborativo “Sempre a Aviar”, ou o “Chá das 5” e programas como o Nós propomos, o Parlamento dos Jovens, Orçamento Participativo das Escolas, (este ano também a nível municipal), projetos Erasmus+ como o EduAction assembleias de turma e de delegados, conformam a implementação do Plano de Promoção de Cidadania Democrática e visam fortalecer o papel importante das escolas como espaços de prática democrática, onde os jovens possam adquirir conhecimentos e experiências de cidadania (local, europeu e global) e experimentar e propor alternativas de participação com as quais se sintam mais identificados/as.