O prémio “Professor Inovador de Português Milage Aprender+ 2020/21” vai ser entregue esta sexta-feira pelas 11:30, no Agrupamento de Escolas Paula Nogueira, em Olhão, tendo concorrido nesta categoria professores das mais diversas zonas do País.
A premiada é Sílvia Domingos, que se destacou na criação de recursos inovadores, envolvendo a exploração recreativa de poemas de António Gedeão. Professora de Português e Inglês, é licenciada pela Universidade de Lisboa e mestre pela Universidade do Algarve, coordenadora do departamento curricular e também da Autonomia e Flexibilidade Curricular no Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira, em Olhão, sendo ainda responsável pela formação do pessoal docente e não docente.
A plataforma Milage Aprender+ é desenvolvida pela Universidade do Algarve, com recursos para o ensino de todas as disciplinas, organizados por anos de escolaridade, do pré-escolar ao 12.º ano, que podem ser utilizados em sala de aula ou no ensino a distância.
Estes prémios foram selecionados durante a 3ª Edição dos Prémios Milage Aprender+, organizados pela Universidade do Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, os Agrupamentos de Escolas de Paço de Arcos e Aquilino Ribeiro, o Centro de Formação de Escolas do Concelho de Oeiras, a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, INCoDe 2030, a Sociedade Portuguesa de Matemática, SeguraNet, Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Associação Portuguesa de Professores de Espanhol Língua Estrangeira, Plano Nacional de Leitura 2027, com o apoio das empresas Google, Texas Instruments, The Inventors, Garvetur, e do programa Erasmus+, da União Europeia, projetos LEARN+ e INCOLLAB.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 9 mil estudantes, 19% dos quais internacionais, oriundos de mais de 84 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 700 estudantes.
Com 42 anos de existência, aparece pela quarta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2021, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
O Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2021 selecionou a Universidade do Algarve em seis áreas científicas: Gestão Turística e Hospitalidade (posição 76-100); Oceanografia (posição 151-200); Ecologia (posição 301-400); Ciências Agrárias, Ciências da Terra e Ciências Farmacêuticas (posições 401-500).
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 Instituições de Ensino Superior, de 85 países, que cumpriram os requisitos de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.