Numa publicação feita hoje na sua página de Facebook, às 19:01, Francisco Soares faz um comunicado à comunidade escolar onde confirma que houve “uma funcionária operacional da Escola Secundária que testou positivo ao covid-19”.
Francisco Soares diz que apesar de sido “alertado pelo Delegado Regional de Educação, para o facto de não ser da minha competência a interrupção das aulas e o fecho da Escola (…), entendi que o deveria fazer hoje e encontrar a solução mais segura para podermos continuar e, foi o que fiz”.
O diretor salienta ainda que “foi acionado o nosso plano de contingência e tomei de imediato as seguintes medidas:
– Encerrei imediatamente todas as atividades letivas.
– Mandei todos os funcionários operacionais para o cumprimento de uma quarentena.
– Reduzi ao mínimo o pessoal administrativo.
– Iremos desinfetar a escola. recorrendo à equipa especializada dos bombeiros.
– Elaborámos uma lista dos contactos recentes com a infectada e já a remetemos ao Senhor Delegado de Saúde, para avaliação sobre a necessidade de se proceder a testes.
– Retomaremos a atividade letiva amanhã dia 19 de junho, porém, noutra escola do agrupamento (Escola Neves Júnior), com uma nova equipa de funcionários, que não contactou recentemente com os funcionários que agora estão de quarentena”.
Francisco Soares diz estar em contacto permanente com todas as autoridades Municipais, de Saúde e da Educação.
“Em virtude da comunidade escolar ter cumprido com rigor o protocolo de proteção e higienização definido desde a retoma das aulas presenciais, temos a expectativa de que não teremos mais casos positivos de covid-19 entre nós. No entanto, permanecemos em alerta a acompanhar a evolução da situação e tomarei novas medidas, se as circunstâncias o vierem a justificar, refere ainda o mesmo.
Do facto de ter mandado encerrar de imediato a escola, várias pessoas estão a elogiar o que consideram uma “atitude de coragem” e de “prontidão na resposta ao problema”. Isto, apesar de “apenas o Sr. Delegado de Saúde pode ordenar o fecho da Escola de acordo com os critérios da saúde”.
RELACIONADO:
Covid-19: Escola Pinheiro e Rosa tinha 10 funcionários e 150 alunos no estabelecimento
Escola Pinheiro e Rosa encerrada devido a caso de covid-19 em funcionária
E AINDA:
Covid-19: Restaurante Noélia fecha por tempo indeterminado