Ana Maria Teodoro Jorge, médica e antiga ministra da Saúde, foi eleita presidente do Conselho Geral da Universidade do Algarve (UAlg), esta segunda-feira.
Personalidade de destaque a nível nacional, Ana Jorge dinamiza vários projetos ligados à saúde em diversas instituições.
Além de Ana Jorge, que passa a presidir, na nova composição foram cooptados os seguintes membros externos: Amélia Santos (cofundadora e CEO da empresa Innuos Digital Music Players); António Carlos Guerreiro Morgado André (Delegado Distrital da Ordem dos Engenheiros e gerente da empresa PROTECNA – consultores de engenharia) Hélder Mota Filipe (professor associado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, ex-presidente do Infarmed); Hugo Vieira (vice-presidente da Direção Nacional da ANJE); Isabel Maria Rodrigues Gonçalves (fundadora da empresa Hubel); João Augusto Castel-Branco Goulão (diretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências – SICAD); Nuno Battaglia (presidente da Algarve Partners, grupo empresarial que criou a Congelagos); Paulo Luís do Carmo Pinheiro (administrador da Parkalgar – Parques Tecnológicos e Desportivos, S.A.); Tiago Magalhães (diretor de Bioinformática da multinacional Genuity Science).
O novo Conselho Geral deu posse aos membros externos cooptados, seguindo-se a eleição do novo presidente deste órgão. Refira-se que compete ao Conselho Geral eleger o seu presidente de entre as dez personalidades externas.
O Conselho Geral da UAlg é composto por trinta e cinco membros, que se distribuem da seguinte forma: Dezoito representantes dos professores e investigadores; seis representantes dos estudantes; um representante dos funcionários não docentes; e dez personalidades externas, de reconhecido mérito, não pertencentes à UAlg, com conhecimentos e experiência relevantes para a Academia.
Os membros do Conselho Geral não representam grupos nem interesses setoriais e são independentes no exercício das suas funções.
De realçar que compete ao Conselho Geral a definição da estratégia de desenvolvimento da Instituição e a decisão sobre todos os aspetos decisivos relacionados com a gestão da Universidade, nomeadamente a eleição do Reitor.
Sobre Ana Jorge
Licenciada em Medicina pela Universidade de Lisboa, especialidade Pediatria.
Área de Intervenção profissional, social ou cultural: Ciências da Saúde.
Foi ministra da Saúde, entre 2008 e 2011, diretora do serviço de Pediatria no Hospital Garcia da Orta, docente na Escola Nacional de Saúde Publica e Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, direção do colégio de Pediatria da Ordem das Médicos e mais recentemente na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, onde esteve à frente da unidade de missão para os cuidados continuados do Hospital da Estrela da SCML. Já fez parte de variadas comissões de ética e conselhos gerais de outras Instituições de ensino superior e ligadas à saúde.
Sobre a Universidade do Algarve:
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 8 mil estudantes, 23% dos quais internacionais, oriundos de mais de 85 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade, ultrapassando os 900 estudantes.
Com 41 anos de existência, aparece pela segunda vez consecutiva no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2019, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional.
Em 2019 voltou a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects, destacando-se como a melhor universidade portuguesa na área de Hospitality & Tourism Management. O Shanghai Ranking’s selecionou as 300 melhores instituições de todo o mundo, colocando a UAlg no Top 100, com a melhor classificação nacional nesta área, entre as posições 51-75, liderando o lote das quatro universidades portuguesas avaliadas. Pela primeira vez, na posição 101-125, também apareceu no ranking do Times Higher Education (THE) Europe Teaching Rankings 2019, que analisa o desempenho do ensino em instituições de ensino superior europeias.
Em 2020 integra pela primeira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colocando-se na posição 201-300, entre 766 IES, de 85 países, que cumpriram os requisites de inclusão.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a academia do sul do país adquira um estatuto central e internacional.