

O Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa vai, terça-feira, dia 14, iniciar com os mais jovens, a deslocação para a escola de bicicleta, com o apoio da PSP que garante a segurança do grupo a partir dos cinco pontos de reunião de alunos ciclistas pela cidade.
No âmbito do projeto BIKE ME, que tem incentivado os alunos da secundária a utilizarem a bicicleta como meio de transporte, o diretor do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, Francisco Soares, refere que “o objetivo não se esgota num dia em que os alunos do ensino básico da cidade de Faro vão para a escola de bicicleta, mas prevê que esse tipo de mobilidade se repita uma vez por semana com a participação também de professores que acompanham os alunos”.
“Os alunos receberam formação prévia sobre as regras de trânsito e o uso do capacete é obrigatório pela escola, apesar do código da estrada não o obrigar”, salienta o agrupamento em nota de imprensa, e adianta que “no próximo dia 14 pelas, 8 horas, parte o primeiro grupo do ponto de reunião junto à rotunda do hospital (frente à Escola da Penha). Os alunos seguem pela Avenida Gulbenkian intercetando os restantes quatro pontos de reunião até a Escola Neves Júnior. Está previsto o mesmo trajeto de regresso a casa à hora do almoço e à tarde”.
É igualmente referido que o agrupamento pretende, assim, “desenvolver nos alunos uma consciência cívica ativa, em que os alunos são os próprios atores da mudança do paradigma da mobilidade Urbana e em consequência promotores de um ambiente sustentável”.
O agrupamento relembra que “a bicicleta está no centro das soluções urbanas contra as emissões de carbono, de micro e de nanopartículas, pelo que será reforçado o incentivo da sua utilização como meio de transporte” e que “isto consegue-se se cada um de nós der o seu contributo a favor da descarbonização planetária, adotando meios de mobilidade não poluentes”.