Aristide Boileau, aluno do “Year 4” do Colégio Internacional de Vilamoura (CIV), foi distinguido pela National Geographic Learning Team no concurso “Pensa como um Detetive do Plástico” (parte integrante do Projeto Exploração 2.0) com o seu projeto para uma máquina de purificação de água, criada a partir de materiais recicláveis.
Esta proposta inovadora para melhorar o mundo em que vivemos foi apresentada em vídeo, com a descrição eloquente do estudante sobre a metodologia, processos e explicação do seu projeto.
“O seu design, conseguido através da reciclagem de garrafas PET, permitiu a Aristide criar água doce a partir da água do mar”, explica o Colégio Internacional de Vilamoura em comunicado, acrescentando que “o projeto ganhou assim os elogios da National Geographic Learning Team, que atribuiu ao aluno o 5º lugar entre todos os trabalhos apresentados a nível mundial”.
A emoção e entusiasmo gerados por este concurso, com o objetivo de despertar os estudantes para o impacto do plástico no mundo e no espaço, inspirou igualmente Matilde Sequeira, que criou um caça-sonhos para representar o efeito do plástico nas criaturas marinhas, bem como Henrique Lin, que concebeu uma jangada para transportar pequenos brinquedos. Ambos os trabalhos, que foram apresentados no website da National Geographic Learning, foram elogiados “pelo seu excelente conteúdo e compreensão do assunto.”
O interesse pela investigação pessoal foi estimulado após uma sessão de aprendizagem à distância online com a National Geographic em março último. Em reconhecimento das participações do “Year 4” no concurso, o CIV recebeu vários prémios para distinguir os alunos envolvidos, bem como certificados de participação para toda a turma. Estes foram apresentados numa Assembleia de Turma pela sua professora, Alison Stedman.
O “Year 4” continuou a abraçar os desafios da National Geographic Learning Team e juntou-se à investigação “Transforma-te num Super-herói dos Animais”. Neste, a turma aprendeu sobre ecossistemas, habitats, sistemas de rastreio e cadeias de abastecimento alimentar, bem como acerca do decréscimo de certas espécies de aves em todo o mundo.
A introdução a este projeto foi uma vez mais acedida através de uma sessão online ao vivo, na qual participaram 100 turmas de escolas de todo o mundo, dando aos alunos a oportunidade de conhecerem virtualmente os principais peritos especializados na conservação de espécies, e aprenderem mais sobre a sua investigação. Os estudantes têm agora a oportunidade de continuar a explorar este assunto, completando um projeto de Verão sobre espécies ameaçadas de extinção.
O Colégio Internacional de Vilamoura diz que “tem planos futuros para alimentar esta parceria inspiradora com a National Geographic Leaning que tem criado tanto entusiasmo nos ‘pequenos cientistas’ da escola”.