Vários alunos do concelho de Olhão participaram nos concursos Milage Aprender+ e Aluno Autor durante o ano letivo 2022/2023.
Uma comitiva do concelho constituída por alunos, professores e pais, representou os vários agrupamentos de escolas na VII Conferência Internacional de Aprendizagem Móvel, dedicada ao tema “Os desafios da Educação do Século XXI” e 5ª Edição dos Prémios Milage Aprender+, que decorreu em Sesimbra. Os representantes olhanenses conquistaram várias distinções, que foram entregues pelo ministro da Educação, João Costa.
As alunas Carmen Santos, Joana Gil, Maria Carvalho e Pandora Francisco, do Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria, com a orientação da professora Lúcia Tardão, obtiveram o primeiro lugar, na categoria Aluno Autor, na disciplina de Inglês.
A autarquia olhanense realça “a participação de muitos outros alunos olhanenses que aceitaram o desafio dos professores e candidataram-se à categoria Aluno Autor, nas diferentes disciplinas de matemática, português e inglês”.
Também a modalidade de Professor Autor contou com apresentações dos docentes dos vários agrupamentos escolares olhanenses nas mesmas áreas.
Para combater o insucesso escolar, o Município propôs aos agrupamentos escolares do concelho a adesão ao Projeto Milage Aprender, em parceria com a Universidade do Algarve.
Este projeto assenta numa plataforma de aprendizagem desenvolvida por aquela instituição de ensino superior, que permite implementar um modelo pedagógico inovador através da disponibilização de tarefas e tutoriais do 1º ano ao 12º ano das diversas disciplinas dos ensinos básico e secundário.
A vereadora com o pelouro da Educação, Elsa Parreira, ressalva a importância do desenvolvimento desta iniciativa: “A educação é essencial para a formação do cidadão e para a melhoria da sociedade. A pedagogia é responsável pelo conhecimento e pelo desenvolvimento de habilidades úteis para a atuação do indivíduo na comunidade”.
O Município assumiu o investimento total de implementação da plataforma abrangendo três anos letivos (2021 a 2024), num total de 42.000.000 euros e, ainda, a disponibilização de um autocarro municipal e de um motorista para realizar a viagem até Sesimbra.