O Município de Albufeira está a realizar desde o passado dia 24 de maio, um conjunto de workshops online com o objetivo de esclarecer e encaminhar os alunos do 3.º ciclo e secundário nas suas escolhas de formação, o sentido de colmatar a não realização do OPTO, um dos maiores Fóruns de Educação e Formação do Algarve que se realiza anualmente em Albufeira desde 2013.
A não realização do Fórum de Educação e Formação do Algarve deriva da situação pandémica, na medida em que os seus moldes normais passam por uma vasta mostra de instituições de ensino e formação, workshops, espetáculos e demais atividades que visam ajudar os mais jovens a escolherem um rumo quanto aos seus futuros estudos.
“No ano passado, devido à Covid-19 não fizemos a oitava edição desta iniciativa que pretende ajudar os nossos jovens a tomarem decisões mais conscientes sobre o seu futuro profissional e sobre a sua vida, e este ano também não é seguro. Esta é uma forma de apoiar e de dizer aos jovens que não estão sozinhos nas suas caminhadas profissionais e que há futuro a aguardar por eles”, salienta o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, que, assegura, “em 2022, o OPTO vai regressar em força”.
Esta formação está a ser dada em parceria com a Associação “Inspiring Future” e começou já com formação destinada aos alunos da Escola Secundária de Albufeira. Para este alvo de estudantes a formação decorre até ao dia de hoje, 1 de junho, onde estão a ser ministrados workshops (um de manhã e outro à tarde: 8:30-13:30 e 15:00-18:00).
De 1 a 14 de junho os workshops chegam à Escola Básica e Secundária de Albufeiratambém com sessões de manhã e de tarde (os mesmos horários que a escola anterior). Serão ainda abrangidas as seguintes escolas: Escola Básica de Ferreiras(14 de junho); Escola Básica de Paderne(15 de junho); Escola EB 2.3 Prof. Diamantina Negrãotambém (15 de junho);Escola Básica Dom Martim Fernandes(16 de junho)e Escola Básica da Guia (16 de junho).
“Queremos que os alunos vejam esclarecidas as suas questões relacionadas com as escolhas de formação e profissionais que terão de fazer, bem como o processo de tomada de decisão e acesso ao ensino superior”, refere ainda o autarca.
Os alunos do sencundário, terão ainda acesso a uma “Feira de Ensino Superior” em formato online, e que contará com a presença de dezenas de instituições de ensino superior, onde os alunos poderão recolher o máximo de informação e agendar reuniões mais personalizadas.
Estas formações complementam o trabalho realizado pelos serviços de psicologia e orientação escolar, contribuindo para que os jovens possam construir o seu perfil de competências e tomar decisões conscientes, por forma a conseguirem alcançar as suas ambições profissionais.