O Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, iniciou no presente ano lectivo, inserido no Plano Nacional das Artes, as actividades do Plano Cultural do Agrupamento de Escolas, que integra a Secundária de Olhão, a João Lúcio, na Fuzeta e a António Eusébio, em Moncarapacho.
O projeto, que tem como tema “O património das artes e dos ofícios”, após ter sido aprovado em Conselho Pedagógico de Escola, iniciou no final do mês de Janeiro de 2021.
A equipa do projeto cultural explica que “esta iniciativa tem como ‘missão’ promover a transformação social, mobilizando o poder educativo das artes e do património na vida dos cidadãos, proporcionando uma cultura de inclusão, de solidariedade, de valorização da cooperação e abertura à comunidade, criando novas oportunidades de fruição cultural e artística”. Salienta também que foi “uma das 4 escolas, de todo o Algarve, a receberem a visita do Comissário e Subcomissária do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale e Sara Brighenti, bem como o sucesso que tem tido a nossa página de Instagram, onde já ultrapassamos mais de 1.400 seguidores”
Apesar das circunstâncias obrigarem o ensino à distância e ao confinamento, o projeto não parou e o coordenador Pedro Ramalhete, bem como o técnico especialista/artista Residente Hugo Lopes, coordenaram diversas Iniciativas, de entre as quais se destacam:
“Conversas à Quinta”
Durante 13 semanas foram realizadas entrevistas, via Instagram e em direto, a diversas personalidades nacionais, entre elas, a Viviane, dos Entre-Aspas, o Wilson Honrado, da Rádio Comercial, o pianista Júlio Resende, a atleta olímpica Ana Cabecinha, o Fernando Júdice, dos Madredeus, o TIM, dos Xutos e Pontapés, entre muitos outros.
Todos os vídeos podem ser (re)vistos no Youtube do Projeto Cultural.
“Dias da Biodiversidade”
De igual forma foram desenvolvidas, em conjunto com o CEF de Jardinagem, a cargo da professora Nélia Cid, a Escola Azul, a cargo do professor António Espadaneira e o profissional de Cozinha, a cargo do professor Luís Nobre, a iniciativa “Dias da Biodiversidade”, que serviu para falar sobre a temática, através de exposições, bem como procedeu-se ao descerrar da placa da AgroEscolas.
“Dar Voz aos Avós”
Inserido na disciplina de Cidadania dos diversos níveis de ensino, foram realizadas diversas entrevistas aos avós/familiares mais velhos, sobre as suas vivências enquanto mocidade.
“Jogos e Danças Tradicionais”
A disciplina de Educação Física, nos diversos níveis de ensino, levou a efeito a investigação sobre esta temática, dando a conhecer um grande número de jogos e danças existentes no Algarve.
“Mostra Cultural”
Dinamizada pelo Manuel Amorim, Mestre Luthier com 1 recorde do Guinnes, a mesma serviu para explicar todo o processo de construção de instrumentos musicais de corda.
“Workshop Santos Populares”
No workshop dinamizado pela Casa do Povo de Olhão-Moncarapacho foi ensinada a construção de enfeites para os Santos Populares.
“Recolha de Material Reciclável”
Foi feita recolha de lixo na Praia da Fuzeta com alunos da Escola Azul e recolha de lixo no Cerro do Cabeço com alunos de Artes e Geografia.
“Construção do Tríptico do Agrupamento”
Foi construído um Tríptico do Agrupamento, com material reciclado recolhido na praia e no cerro, entre a Escola Azul, Educação Visual e Artes.
O projeto terá continuidade para o próximo ano letivo, existindo atividades que continuam e outras que tiveram o seu término no presente ano, sem contudo deixarem a sua marca em todo o trabalho que foi realizado.
A equipa do projeto cultural deixa “um agradecimento especial aos nossos parceiros internos e externos, pois têm sido uma peça fundamental no sucesso e nos objetivos alcançados”.