É já no próximo dia 29 de janeiro que a Academia de Música de Tavira (AMT) apresenta no programa “Música nas Igrejas” a fadista Aurora Gonçalves, acompanhada por Nuno Martins e José Pinto. Esta iniciativa tem 19 anos de existência, é organizada pela AMT e é apoiada pela Câmara Municipal de Tavira.
“Apesar do principal foco ser a música erudita, mantemos espaço para outros géneros como o fado. Temos previstos mais 10 concertos até ao final de Abril, no entanto estamos atentos à evolução do covid-19 e seguimos com rigor todas as recomendações e normas da DGS”, explica a instituição em comunicado.
A academia está a preparar também para abril mais uma edição do concurso de piano ”Sebastião Leiria”.
Alunos das várias escolas do Algarve e do resto do país já participaram nas anteriores edições tendo o nível geral sido muito bom. Os concursos têm sempre um papel importante no percurso escolar dos alunos. A renovação da motivação e novos objetivos impulsionam os alunos a um novo patamar de execução.
No que toca à divulgação e sensibilização dos instrumentos ministrados pela escola, a academia já iniciou as habituais rondas de audições pelas escolas primárias do concelho de Tavira. Professores e alunos dirigem-se às escolas e são realizadas audições com cerca de 30 minutos.
Para a Academia de Música de Tavira “é sempre uma surpresa a reação das crianças ao presenciarem a execução ao vivo. Estas audições são importantíssimas e desde que as iniciámos temos conseguido ajudar inúmeras crianças a perceber qual o instrumento que as atrai mais”.
Em relação à orquestra de guitarras de Tavira, projeto que tem como objetivo a criação de uma pequena orquestra de guitarras, define “como prioridade máxima para 2022 o 1º encontro entre pólos”.
“Em dezembro não conseguimos juntar os alunos dos vários concelhos devido à elevada taxa de contágio covid-19. Optámos por cancelar o encontro salvaguardando os alunos. Será para breve o primeiro encontro e posteriormente a apresentação de um concerto público. Iremos ter cerca de 40 crianças como executantes que irão fazer as delícias dos pais”, avança fonte da academia.
Na área da dança, está prevista uma audição em abril no Mercado da Ribeira, que será presencial.
“Temos optado por realizar pequenos vídeos e enviado aos encarregados de educação, a covid-19 não nos permitiu mais”, refere a mesma fonte, acrescentando que “para além destas iniciativas, ainda temos previstas audições de alunos, apresentações nas atividades de apoio à família, férias ativas com iniciação musical e muito mais”.
A Academia de Música de Tavira conta no seu quadro com 5 professores com mestrado, vários licenciados e encontram-se mais dois a frequentar também o mestrado em ensino.
Para a instituição, “a aposta na formação de qualidade reflecte-se na evolução dos nossos alunos”.