Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura

Portimão: Doação de pintura e apresentação de futuro núcleo museológico assinalam 162º aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes

Programação encerrará a partir das 18:30 do dia 3 de junho, com a conferência-debate “Teixeira Gomes – A Guerra e a Paz”, a cargo do professor catedrático Nuno Severiano Teixeira.

11:46 31 Maio, 2022 12:10 31 Maio, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Município de Portimão está a assinalar de forma especial o 162º aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, que se registou a 27 de maio, tendo as comemorações arrancado no dia seguinte com a apresentação do programa preliminar relativo ao futuro núcleo museológico da Casa Manuel Teixeira Gomes.

A antecipar a divulgação do programa preliminar museológico do novo equipamento cultural, a Casa Manuel Teixeira Gomes recebeu das mãos de António Macieira Coelho o quadro “A Adoração dos Reis Magos”.

Fotos D.R.

O doador é filho do professor Eduardo Coelho (1895-1974), que se correspondeu com Manuel Teixeira Gomes e a quem o escritor ofereceu esta pintura, já na fase final da sua vida.

Na ocasião, António Macieira Coelho leu um texto, no qual falou sobre a sua história de vida, recordando as memórias que o ligam à obra agora ofertada e a sua relação com o universo de Teixeira Gomes.

Quadro doado pelo filho do professor Eduardo Coelho vai ser alvo de estudo e de restauro

O quadro irá em breve ser alvo de estudo e de uma intervenção de restauro habilitada, passando a fazer parte do futuro acervo do núcleo museológico da Casa Manuel Teixeira Gomes.

Presente na cerimónia, a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, realçou a importância desta doação “de valor inestimável”, bem como considerou o futuro núcleo museológico como “um projeto de grande relevância.”

O programa preliminar da nova estrutura, apresentado pela chefe da Divisão de Museus e Património da Câmara de Portimão, Isabel Soares, prevê a sua reabilitação e valorização histórica, assumindo a Casa como um “objeto museográfico” que deverá recuperar os principais e mais significativos elementos pré-existentes, bem como a recuperação do imóvel onde funcionou a loja de velharias “A Tralha”, que fazia parte da construção original, com uma leitura única da fachada.

A investigação e divulgação da figura de Teixeira Gomes, das coleções e dos estudos a ele associados, é outro objetivo, nomeadamente com a criação de um gabinete específico, promovendo desta forma a continuidade dos estudos sobre o escritor-Presidente.

Na oportunidade, foi também realçada a riqueza do acervo e proposta a elaboração de uma exposição de referência, intitulada “Manuel Teixeira Gomes – O regresso a casa”, que dará a conhecer de forma educativa, lúdica e interativa este ilustre portimonense nas suas diferentes facetas como escritor, viajante, político e diplomata.

Inserido na Área de Reabilitação Urbana e na Zona de Proteção de Bens Culturais, o edifício em causa complementa o espaço onde o antigo Presidente da República nasceu e corresponde a mais de metade da área original, permitindo melhores condições para o funcionamento das diversas valências da Casa Manuel Teixeira Gomes, nomeadamente a exposição do espólio pessoal, artístico e patrimonial do seu patrono.

O respetivo projeto de execução deverá estar concluído no início de 2024 e consagra a recuperação dos espaços já existentes, revertendo sempre que possível as descaracterizações sofridas ao longo dos anos.

Conferência-debate “Teixeira Gomes – A Guerra e a Paz”

A programação que assinala os 162 anos do nascimento do mais prestigiado portimonense, da responsabilidade do Município de Portimão, encerrará a partir das 18:30 do dia 3 de junho, com a conferência-debate “Teixeira Gomes – A Guerra e a Paz”, a cargo do professor catedrático Nuno Severiano Teixeira.

Confesso admirador da obra literária de Teixeira Gomes, o conferencista abordará o relevante papel do então ministro plenipotenciário de Portugal em Londres aquando da entrada do país na Grande Guerra (1914-1918), bem como enquanto chefe da delegação portuguesa nas complexas negociações que levaram aos acordos de paz, nas conferências internacionais de Spa, Londres, Génova e Genève, chegando a vice-presidente da assembleia-geral da Sociedade das Nações, antecessora da ONU.

Nuno Severiano Teixeira é professor catedrático e vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, além de diretor do Instituto Português de Relações Internacionais.

Doutorado em História das Relações Internacionais pelo Instituto Universitário Europeu, Florença e agregado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, foi ministro da Administração Interna (2000/2002) e ministro da Defesa (2006/2009), tendo obra publicada sobre história militar, história das relações internacionais, história da construção europeia e questões de política externa, segurança e defesa.

Nascimento de Manuel Teixeira Gomes assinalado com diversas iniciativas em Portimão
Portimão assinala o nascimento de Manuel Teixeira Gomes

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional Tech

Governo avisa: Portal da Segurança Social vai mudar e portugueses que não confirmem isto podem ter dificuldades

18:00 11 Maio, 2026 16:12 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de 12 de maio, o acesso ao Portal da Segurança Social com NISS e palavra-passe passa a exigir uma verificação adicional

Algarve Cultura Economia Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Dia de granizo forte em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de pedras’: chuva em força e muito granizo a caminho de Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

16:00 11 Maio, 2026 20:32 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Os próximos dias serão marcados por instabilidade atmosférica, com chuva e muito granizo a afetar estas regiões

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Algarve Desporto

Dynamite Fighting Championship levou mais de 800 pessoas ao Parque de Feiras de Tavira

18:52 11 Maio, 2026 18:57 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Kickboxing Fight Tavira conquistou cinturões e várias medalhas no Dynamite Fighting Championship 49 perante mais de 800 espectadores

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Idade da reforma volta a subir: saiba até quando tem de trabalhar em Portugal

17:00 11 Maio, 2026 15:50 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, a idade legal da reforma está fixada nos 66 anos e nove meses em 2026, mas já há nova subida prevista para 2027

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 08:58 10 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Algarve Economia

Empresa especializada em resíduos abre instalações no concelho de Silves

17:40 11 Maio, 2026 17:36 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Multinacional holandesa Terberg reforça presença no Algarve com novas instalações dedicadas à limpeza urbana e resíduos

Telemóvel no carro. Crédito: Magnific
Tech

Grandes fabricantes ‘avisam’: há locais onde nunca deve deixar o telemóvel

17:30 11 Maio, 2026 16:04 11 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Fabricantes como a Apple e a Samsung recomendam alguns cuidados a ter com o telemóvel e algumas zonas onde não o deve colocar

Recipiente com liquido para vacina covid-19. Crédito: Freepik
Mundo Saúde

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

16:10 11 Maio, 2026 17:31 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Circula nas redes sociais a alegação de que o hantavírus consta como efeito secundário da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Algarve Desporto

Campeonatos territoriais levaram 300 atletas a Albufeira

18:22 11 Maio, 2026 18:23 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira recebeu cerca de 300 jovens atletas em competições integradas na Cidade Europeia do Desporto 2026

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional, Tech

Governo avisa: Portal da Segurança Social vai mudar e portugueses que não confirmem isto podem ter dificuldades

18:00 11 Maio, 2026 16:12 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de 12 de maio, o acesso ao Portal da Segurança Social com NISS e palavra-passe passa a exigir uma verificação adicional

Algarve, Cultura, Economia, Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Dia de granizo forte em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de pedras’: chuva em força e muito granizo a caminho de Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

16:00 11 Maio, 2026 20:32 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Os próximos dias serão marcados por instabilidade atmosférica, com chuva e muito granizo a afetar estas regiões

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Algarve, Desporto

Dynamite Fighting Championship levou mais de 800 pessoas ao Parque de Feiras de Tavira

18:52 11 Maio, 2026 18:57 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Kickboxing Fight Tavira conquistou cinturões e várias medalhas no Dynamite Fighting Championship 49 perante mais de 800 espectadores

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Idade da reforma volta a subir: saiba até quando tem de trabalhar em Portugal

17:00 11 Maio, 2026 15:50 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, a idade legal da reforma está fixada nos 66 anos e nove meses em 2026, mas já há nova subida prevista para 2027

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional, Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 08:58 10 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Algarve, Economia

Empresa especializada em resíduos abre instalações no concelho de Silves

17:40 11 Maio, 2026 17:36 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Multinacional holandesa Terberg reforça presença no Algarve com novas instalações dedicadas à limpeza urbana e resíduos

Telemóvel no carro. Crédito: Magnific
Tech

Grandes fabricantes ‘avisam’: há locais onde nunca deve deixar o telemóvel

17:30 11 Maio, 2026 16:04 11 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Fabricantes como a Apple e a Samsung recomendam alguns cuidados a ter com o telemóvel e algumas zonas onde não o deve colocar

Recipiente com liquido para vacina covid-19. Crédito: Freepik
Mundo, Saúde

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

16:10 11 Maio, 2026 17:31 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Circula nas redes sociais a alegação de que o hantavírus consta como efeito secundário da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Algarve, Desporto

Campeonatos territoriais levaram 300 atletas a Albufeira

18:22 11 Maio, 2026 18:23 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira recebeu cerca de 300 jovens atletas em competições integradas na Cidade Europeia do Desporto 2026

Últimas Notícias

  • Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas
    Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas
  • Dynamite Fighting Championship levou mais de 800 pessoas ao Parque de Feiras de Tavira
    Dynamite Fighting Championship levou mais de 800 pessoas ao Parque de Feiras de Tavira
  • Campeonatos territoriais levaram 300 atletas a Albufeira
    Campeonatos territoriais levaram 300 atletas a Albufeira
  • Governo avisa: Portal da Segurança Social vai mudar e portugueses que não confirmem isto podem ter dificuldades
    Governo avisa: Portal da Segurança Social vai mudar e portugueses que não confirmem isto podem ter dificuldades
  • Empresa especializada em resíduos abre instalações no concelho de Silves
    Empresa especializada em resíduos abre instalações no concelho de Silves
  • Grandes fabricantes ‘avisam’: há locais onde nunca deve deixar o telemóvel
    Grandes fabricantes ‘avisam’: há locais onde nunca deve deixar o telemóvel

Opinião

  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
  • Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
    Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
  • União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
    União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal