A Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, na Fuseta, será palco no próximo sábado de um concerto de música clássica pela Orquestra Clássica do Sul, organizado pela União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta.
Com entradas livres mas com lotação limitada – cumprindo as normas da DGS – o espetáculo “Ensemble Além Tejo” da Orquestra Clássica do Sul, começa às 19:00, terá a duração de 50 minutos, e incidirá sobre música francesa para sopros, de Charles Edouard Lefèbvre, Théodore Dubois e Charles Gounod.
Charles Edouard Lefèbvre estudou no conservatório de Paris e em 1870 foi premiado com o Prix de Rome, em conjunto com Henri Maréchal, pela Cantata Le Jugement de Dieu. Compôs mais de 100 obras, incluindo uma sinfonia, suítes orquestrais e de sopro, peças de órgão, piano, música de câmara, óperas e bailados.
Théodore Dubois foi compositor, organista, professor de música e autor de vários livros sobre teoria musical, muito utilizados na pedagogia musical durante décadas. Como compositor era reconhecido pelo seu bom gosto, no entanto, era considerado não muito original e inspirador. Embora aspirasse ser conhecido como um compositor de ópera, acabou por ficar mais conhecido pelas suas composições de música sacra e litúrgica.
De Charles Gounod, será apresentada “A Pequena Sinfonia”, encomendada por Paul Taffanel, amigo de Gounod e professor de flauta de referência do Conservatório de Paris. “A Pequena Sinfonia” é uma evocação em miniatura da sinfonia clássica completa, característica dos finais do século XIX, delicada, evocativa e elegantemente colorida.
PROGRAMA
C. E. LEFÈBVRE (1843 – 1917)
Suite nº 2 para Sexteto de Sopros, op. 122
T. DUBOIS (1837 – 1924)
Suite nº 2 para Octeto de Sopros
C. GOUNOD (1818 – 1893)
Pequena sinfonia para Sopros