Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul

Encontro de acordeão anima Feirinha de Natal de Moncarapacho [com fotogaleria]

O 1º MONFOLE – Encontro de Acordeão de Moncarapacho vai decorrer no próximo fim-de-semana, 1 e 2 de Dezembro, no Pavilhão de Eventos, em Moncarapacho, integrado na 7ª Feirinha de Natal de Moncarapacho. Jorge Alves, Rodrigo Maurício e Pedro Ivan são os músicos convidados para esta primeira edição e estarão em palco no sábado, a partir […]

19:38 30 Novembro, 2018
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O 1º MONFOLE – Encontro de Acordeão de Moncarapacho vai decorrer no próximo fim-de-semana, 1 e 2 de Dezembro, no Pavilhão de Eventos, em Moncarapacho, integrado na 7ª Feirinha de Natal de Moncarapacho.

Jorge Alves, Rodrigo Maurício e Pedro Ivan são os músicos convidados para esta primeira edição e estarão em palco no sábado, a partir das 21 horas.

Com cerca de 40 expositores, a Feirinha de Natal abre as portas ao público às 15 horas do dia 1 de Dezembro. Além da animação musical os visitantes poderão adquirir artesanato, doçaria e uma grande variedade de outros produtos locais e regionais, ideais para uma boa prenda de Natal. A animação tem início às 16 horas com o Coro Juvenil Talitakum, seguindo-se hip-hop pelo grupo Urban Xpression, antecedendo a atuação do Grupo Coral da Universidade Sénior de Olhão. Às 21 horas começa o 1ª MONFOLE e em palco estarão os consagrados acordeonistas, reconhecidos internacionalmente, Jorge Alves e Pedro Ivan, naturais de Moncarapacho, e Rodrigo Maurício, da Lourinhã.

Domingo, 2 de Dezembro, é dia de Mercado Mensal de Moncarapacho e a Feirinha de Natal estará aberta a partir das 9 horas. Durante a manhã a música é oferecida pelos alunos da escolinhadohelder e na tarde (15h) os visitantes poderão apreciar um espetáculo de saxofone de Toi Picoito até ao encerramento do evento, previsto para as 17 horas.

A organização da 7ª Feirinha de Natal e do 1º MONFOLE é da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta e as entradas são livres.

Jorge Alves é natural de Moncarapacho, tem 27 anos e começou os estudos musicais em acordeão, aos 9 anos, com o Profº Cláudio Martins.

Aos 13 anos iniciou a aprendizagem de clarinete na Banda Filarmónica 1º de Dezembro de Moncarapacho e em 2006 concluiu o curso de Regentes para Bandas Filarmónicas e concluiu também o 8º ano no Conservatório Regional do Algarve “Maria Campina”. Entre 2010 e 2013 efetuou o curso de direção de orquestra de sopros. Como maestro, dirigiu o grupo “LittleBand”. Obteve o 2º lugar no concurso “Rei do Acordeão em Portugal”, realizado pela RTP. Em 2016 lançou o primeiro trabalho discográfico, intitulado “Obrigado por tudo”.

Em 2018 finalizou o Mestrado em Música, na especialidade de Composição. Como júri ou músico convidado tem marcado presença em diversas galas e concursos em Portugal e no estrangeiro, com destaque para a presença no 68º Troféu Mundial de Acordeão, que se realizou recentemente (em Novembro) em Victória (Canadá). Actualmente, além de lecionar em diversos locais e de actuar a solo em festivais e galas de acordeão, integra também vários projectos musicais.

Rodrigo Maurício nasceu na Lourinhã e é licenciado em Ensino de Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Frequentou vários cursos, entre os quais o Curso Livre de Acordeão, no Instituto Musical Vitorino Matoso, em Lisboa, e o Curso de Monitores do Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian. Desde 2002 que é autor e coordenador do projeto “Acordeão em espetáculo”. Entre 2004 e 2007 foi Professor/Monitor do projecto “Oficina de Acordeão”, no Sabugal.

Em 2007 foi o vencedor do “Prémio do Público”, no IV Festival Internacional “Acordeões do Mundo”, que se realizou em Torres Vedras. Em 2012 foi nomeado demonstrador oficial da “Mengascini”, prestigiada marca italiana de acordeões. Como músico solista tem várias participações em galas e festivais em diversos países e tem vários trabalhos discográficos, o último editado em 2018, intitulado “Rodrigo Maurício & Amigos”.

Pedro Ivan é natural da antiga freguesia de Moncarapacho, tem 17 anos e começou a aprender a tocar acordeão com dez anos de idade devido ao gosto por esse instrumento musical.

É um jovem promissor do acordeão português, tendo-se sagrado em junho deste ano em Alcobaça, Campeão Nacional na categoria de livre solista variete.

2018 foi um ano em cheio para Pedro Ivan, tendo vencido diversos prémios nacionais e internacionais e participado, em representação de Portugal, no 43º Grande Prémio de Castelfidardo (em Itália), obtendo o 8º lugar na categoria Júnior Virtuoso e esteve também presente na 71ª Copa Mundial de Acordeão, na Lituânia, tendo conseguido o 6º lugar na mesma categoria.

Este ano participou também no trabalho discográfico “O acordeão pela mão dos jovens”, Vol.III.

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Nacional

Mosquito-tigre já foi detetado em 40 concelhos: saiba o que deve evitar em casa

13:00 16 Outubro, 2026 10:48 16 Outubro, 2026

Capaz de transmitir dengue e zika, o mosquito-tigre já foi identificado em 40 concelhos. Conheça os cuidados recomendados

Algarve Cultura

Tavira recebe investigadores de 33 países na 20.ª edição de encontro internacional de paremiologia

12:37 16 Outubro, 2026 12:44 16 Outubro, 2026

Mais de uma centena de investigadores de 33 países participam em Tavira num encontro de paremiologia dedicado aos provérbios e à tradição oral

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Algarve

Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro

18:50 16 Outubro, 2026 18:41 16 Outubro, 2026

Alerta de um popular levou à apreensão de uma embarcação de alta velocidade arrojada na praia do Telheiro, em Vila do Bispo

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Movimentos algarvios convocam manifestação pelo direito à habitação

10:35 16 Outubro, 2026 10:47 16 Outubro, 2026

Coletivos do Algarve convocam manifestação para este sábado contra a especulação imobiliária e em solidariedade com a Acampada do Porto

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Cultura Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data

20:20 16 Outubro, 2026 17:20 16 Outubro, 2026

Os clientes do Banco CTT vão ficar temporariamente sem acesso a vários serviços digitais

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês

19:20 16 Outubro, 2026 17:15 16 Outubro, 2026

A fatura da luz vai voltar a aumentar em 2027. A ERSE propõe uma subida de 1,5% no mercado regulado e já há exemplos de quanto os consumidores poderão passar a pagar por mês

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Europe Direct Algarve

José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve

18:30 15 Outubro, 2026 18:17 15 Outubro, 2026

Presidente da CCDR Algarve aponta três prioridades para a água e defende financiamento europeu adaptado às necessidades da região

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Nacional

Mosquito-tigre já foi detetado em 40 concelhos: saiba o que deve evitar em casa

13:00 16 Outubro, 2026 10:48 16 Outubro, 2026

Capaz de transmitir dengue e zika, o mosquito-tigre já foi identificado em 40 concelhos. Conheça os cuidados recomendados

Algarve, Cultura

Tavira recebe investigadores de 33 países na 20.ª edição de encontro internacional de paremiologia

12:37 16 Outubro, 2026 12:44 16 Outubro, 2026

Mais de uma centena de investigadores de 33 países participam em Tavira num encontro de paremiologia dedicado aos provérbios e à tradição oral

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Algarve

Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro

18:50 16 Outubro, 2026 18:41 16 Outubro, 2026

Alerta de um popular levou à apreensão de uma embarcação de alta velocidade arrojada na praia do Telheiro, em Vila do Bispo

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Movimentos algarvios convocam manifestação pelo direito à habitação

10:35 16 Outubro, 2026 10:47 16 Outubro, 2026

Coletivos do Algarve convocam manifestação para este sábado contra a especulação imobiliária e em solidariedade com a Acampada do Porto

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Cultura, Opinião

Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

19:40 16 Outubro, 2026 19:32 16 Outubro, 2026

“Parece que as prejudiciais telas de um ecrã refletem nas crianças a ideia de que são imagens que passam e ninguém recorda. Enquanto no papel ‘fica ali’ e todos vão vendo”

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data

20:20 16 Outubro, 2026 17:20 16 Outubro, 2026

Os clientes do Banco CTT vão ficar temporariamente sem acesso a vários serviços digitais

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Fatura da luz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês

19:20 16 Outubro, 2026 17:15 16 Outubro, 2026

A fatura da luz vai voltar a aumentar em 2027. A ERSE propõe uma subida de 1,5% no mercado regulado e já há exemplos de quanto os consumidores poderão passar a pagar por mês

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Europe Direct Algarve

José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve

18:30 15 Outubro, 2026 18:17 15 Outubro, 2026

Presidente da CCDR Algarve aponta três prioridades para a água e defende financiamento europeu adaptado às necessidades da região

Últimas Notícias

  • Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data
    Cliente do Banco CTT? App, homebanking e transferências MB Way ficam indisponíveis até esta data
  • Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)
    Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)
  • Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês
    Fatura da luz vai subir a partir desta data: veja quanto pode passar a pagar por mês
  • Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro
    Quinta embarcação de alta velocidade apreendida no Algarve desde início de outubro
  • Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”
    Álex, eletricista de 29 anos: “Ter 40 anos no setor não significa fazer bem durante 40 anos”

Opinião

  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia debatem futuro da democracia em encontro transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal