O Cineclube de Tavira vai apresentar este sábado, pelas 11:00, o filme “Serpentário”, nos Cinemas NOS de Tavira. Com realização, argumento e fotografia de Carlos Conceição, estreia nos cinemas esta quinta-feira e conta com a interpretação de João Arrais, Isabel Abreu e Carlos Conceição.
Filme, que é a primeira longa-metragem de Carlos Conceição, foi vencedor do Prémio Revelação no DocLisboa e recebeu uma Menção Honrosa de Melhor Filme no Festival Nouveau Cinema em Montreal (Canadá).
“Trabalho sempre a partir de um ponto de vista pessoal sendo que o grau de metáfora vai mudando. A maioria das vezes estou a falar de uma determinada emoção ou sentimento, mas o filme é sobre uma coisa completamente diferente”, contou Carlos Conceição em entrevista à agência Lusa em 2019, quando o filme competiu em Berlim.
Segundo a sinopse, o filme “retrata um rapaz que vagueia por uma paisagem africana pós-catástrofe, em busca do fantasma da sua mãe”.
Carlos Conceição nasceu e viveu em Angola até aos 21 anos, admitindo ter uma relação “muito íntima e direta” com o país, onde a família paterna e materna tem raízes há várias gerações.