O Largo Eng.º Duarte Pacheco, em Albufeira, foi transformado numa aldeia com mais de dois mil anos. Trata-se da “Aldeia Presépio”, uma recriação da rotina do quotidiano hebraico, com os seus lavores e costumes, conforme seriam aquando do nascimento de Jesus Cristo.
Nesta “Aldeia Natal” circunscrita cenograficamente num só espaço, é possível apreciar o labor ao vivo de alguns ofícios de época, gastronomia e algumas peripécias entre hebreus e romanos.
Esta representação está a cargo da companhia Almanach, a qual refere que a “moldura cenográfica” é a de “um povo ainda semi-nómada, militarmente subjugado pelo poderoso Império Romano, vivendo alguma forçada submissão apesar do enlevo com que algumas elites aderiram ao fausto da pujante civilização latina. Neste cenário, o nascimento de Jesus com as já tradicionais relíquias de cadinhos folclóricos num despojamento fantasioso da veracidade apesar do rigor e apuro históricos na ambientação geral”.
Os oito atores que dão vida a este imaginário revezam-se nas atividades de Aldeia, mas Maria e José são sempre figuras presentes. Lá se encontra a manjedoura, o calor da tradição e da esperança, personificados no Menino Jesus.
A “Aldeia Natal” estará em Albufeira até ao dia 24, com horário entre as 14:00 e 21:00, exceto no dia 24, que abre às 10:00 e encerra cerca das 12:00.