A aldeia da Cortelha, em plena Serra do Caldeirão, atravessada pela EN 2, no concelho de Loulé, vai na véspera de Natal, como tem sido tradição, acender o Madeiro de Natal, junto ao Presépio em Cortiça.
A comunidade da Cortelha, na freguesia de Salir, junta-se mais uma vez para acender o Madeiro de Natal, no dia 24 de dezembro, pelas 16:00, de forma a manter vivas as tradições natalícias.
“Esta é uma iniciativa que assinala a época da união, do convívio e acima de tudo do acolhimento, é isto que se pretende com a realização deste aceder do Madeiro de Natal”, explica a Associação dos Amigos da Cortelha.
A organização tem verificado que “esta iniciativa se torna num elevado momento de confraternização entre todos os habitantes mas também visitantes, que nesta altura do ano acabam por subir a serra e vivenciar as tradições natalícias do interior algarvio, descobrindo no Madeiro de Natal da Cortelha um ponto de encontro para a partilha de histórias”.
Como não podia deixar de ser, o Madeiro de Natal vai ficar aceso até dia 6 de janeiro, Dia de Reis, e sempre junto ao Presépio em Cortiça da Cortelha, de forma a “aquecer o menino Jesus” e unir a população num ambiente familiar e comunitário.
O Presépio da Cortelha e o Madeiro de Natal são iniciativas da Associação dos Amigos da Cortelha e da população local, que muito orgulhosamente se juntaram para manterem vivas a tradições natalícias em pleno interior algarvio.
Atualizada 14:00/23/12/22