O Tavira Gran-Plaza vai receber no dia 15 de janeiro, pelas 16:00, uma apresentação da Charola da Banda Musical de Tavira.
O grupo de músicos vai dar as boas-vindas ao Novo Ano e presentear os visitantes do centro comercial com os seus cânticos de louvor ao Deus Menino.
Sobre a Banda Musical de Tavira
A Banda Musical de Tavira foi fundada a 1 de dezembro de 1925, muito embora as tradições musicais na cidade de Tavira remontem a tempos muito distantes, pois os seus seis Conventos e as suas Paróquias já celebravam anualmente as festividades, onde não faltava um Grupo Coral acompanhado a Órgão e outros instrumentos. No entanto, o agrupamento inteiramente dedicado à Música e considerado o mais antigo foi a Banda do Regimento de Infantaria de Tavira, em 1803. Esta Banda fez as delicias musicais da população de Tavira.
A loucura pela música fez aparecer outra banda em 1839, a Sociedade Filarmónica Tavirense, pertencente à Ordem Terceira do Carmo e constituída por irmãos desta Ordem.
Em 1859 é construída a Filarmónica dos Artistas de Tavira, e em 1 de Janeiro de 1886, um grupo de músicos tendo à cabeça João e Francisco Leiria, criaram a Filarmónica 1º de Janeiro que o público alcunha de “Os Limpinhos”.
No ano seguinte outra Filarmónica aparece, a “Filarmónica 29 de Setembro”, mais conhecida pelos “Namarrais”. A rivalidade é muita, e vivem degladiando-se. Continuando a Banda do Regimento a deliciar o público com os seus concertos no Jardim Público em 1890.
Em 1911 o Governo distribui as unidades militares e a Banda do Regimento é transferida para Faro. Os Tavirenses não gostam. Protestam. Em 19 de Janeiro de 1919 a Banda sobrevivente e já em dificuldades são “Os Limpinhos”. Poucos meses depois acaba.
Em 1925 é então criada a Banda Musical dos Bombeiros Municipais onde constam 25 músicos. Em Dezembro de 1925 passa a chamar-se Banda Musical de Tavira. Na sua criação está a vontade do poeta e então presidente da Câmara Isidoro Pires.
Hoje a Banda Musical de Tavira tem sabido sobreviver graças aos apoios da autarquia e outras entidades bem como e sobretudo aos esforços de muitos diretores, músicos e maestros, amantes da música e da sua banda.
Atualmente, a Banda Musical de Tavira é composta por 50 elementos, de ambos os sexos e é dirigida pelo maestro Filipe Jorge de Sousa Martins Bagarrão.