Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Cultura, Ensino

Cerca de 97% dos horários pedidos pelas escolas em agosto foram preenchidos

Segundo o ministro da Educação, a colocação de docentes nesta altura supera as expectativas

19:07 9 Setembro, 2022 19:18 9 Setembro, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Cerca de 97% dos horários pedidos pelas escolas em agosto foram preenchidos nas duas primeiras reservas de recrutamento, anunciou esta sexta-feira o ministro da Educação, referindo que a colocação de docentes nesta altura supera as expectativas.

“Do conjunto de horários pedidos pelas escolas em agosto na primeira e segunda reservas de recrutamento, colocamos professores face a esses pedidos em 97% dos casos”, disse João Costa numa conferência de imprensa em que fez o ponto de situação sobre a colocação de docentes.

Esses horários correspondem àqueles que ficaram por preencher após os processos de contratação inicial e mobilidade interna, a que se somaram depois horários ficaram, entretanto, desocupados.

Na segunda reserva de recrutamento, cujas listas foram divulgadas hoje, foram colocados a concurso 4.416 horários, dos quais cerca de dois mil decorrem de pedidos de substituição por baixa médica apresentados já após a primeira reserva, no dia 02 de setembro.

“Neste momento, do que resulta desta reserva, temos cerca de 600 horários que estão ainda em concurso e muitos deles estão já a migrar para a contratação direta pelas escolas”, afirmou João Costa, esclarecendo que esses horários podem corresponder a outro tipo de atividades, que não as aulas, justificando que, por isso, não é possível extrapolar para um número de turmas ainda sem professor.

A poucos dias do início do ano letivo, que arranca entre terça-feira e sexta-feira, o ministro da Educação considerou o balanço positivo, referindo uma melhoria, comparativamente aos últimos dois anos, de 50% no número de horários por atribuir após a segunda reserva de recrutamento, que não era tão baixo desde 2019.

Em março, a diretora da Pordata estimava que em 2022/2023 pudessem haver mais de 100 mil alunos sem pelo menos um professor caso não fossem alterados os requisitos para a contratação de professor. “Neste momento, em que o processo ainda não terminou, conseguimos uma redução de 40% face a estas previsões”, sublinhou João Costa.

No início da conferência de imprensa, o governante afirmou que a tutela tem conseguido antecipar a colocação de professores, recordando também a possibilidade de os diretores recorressem logo à contratação de escola sem passar pelas reservas de recrutamento na ausência de professores disponíveis para preencher os horários ainda por ocupar.

Essa medida, acrescentou o ministro, permitiu a contratação para cerca de metade dos 256 horários por preencher em contratação de escola, com destaque para a disciplina de Informática, aquela em que o recrutamento de docentes tem sido mais difícil e para a qual já foram contratados, através da mesma via, cerca de uma centena de professores.

Por outro lado, a renovação do contrato de professores que no ano letivo passado já estavam nas escolas com horários anuais completos e incompletos assegurou menos 1.104 horários que agora teriam de ir a concurso, enquanto as escolas recuperaram outros 350 professores através da redução das mobilidades estatutárias.

Outra das novidades na preparação do novo ano letivo foi a possibilidade de as escolas completarem os horários quando não houvesse candidatos, de forma a torná-los mais atrativos.

Inicialmente, a medida abrangia apenas as regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Algarve e alguns grupos de recrutamento em que tem havido dificuldade de contratação de professores, independentemente da região, mas foi agora alargada a todo o país. Dessa forma, as escolas conseguiram preencher outros 300 horários, acrescentou o ministro.

Ainda assim, João Costa admitiu que o próximo ano letivo será marcado por uma maior pressão no que respeita à falta de professores, decorrente do reforço de docentes no âmbito do Plano de Recuperação das Aprendizagens, da redução da componente letiva dos professores mais velhos, e do aumento expectável do número de aposentações, que ao longo de 2022/2023 deverá rondar as duas mil.  

Por isso, estão em curso outras medidas para facilitar a contratação, como a divulgação dos horários a concurso junto das instituições de ensino superior e centros de emprego, o acompanhamento por parte da ‘task-force’ criada no ano passado para ajudar as escolas a preencher os horários em falta, e a melhoria da gestão dos recursos humanos, identificando as funções em que os docentes possam ser substituídos por não docentes, para priorizar a componente letiva.

“Estamos também a preparar a legislação que nos permite melhorar as possibilidades de acumulação de horários entre escolas para que vários horários incompletos possam ser completados entre escolas, e o mecanismo de atribuição de horas extraordinárias”, disse João Costa.

Escolas já têm novas regras para contratar professores para dar aulas
Quase todas as turmas sem falta de professores, faltam preencher 2,3% dos horários

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Operação stop. Crédito: DR
Auto Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Cultura Nacional

Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais

21:00 6 Setembro, 2026 20:55 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Nova academia de Maria João Pires prevê workshops semanais em pequenos grupos, subscrições para ouvintes e masterclasses no Centro de Artes de Belgais, em Castelo Branco

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Homem a lavar os pés na praia.
Algarve

Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei

19:20 6 Setembro, 2026 16:07 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Um banhista relatou ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve, mas a lei é clara quanto a esta prática

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças

20:30 6 Setembro, 2026 19:07 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Parlamento Europeu aprovou a revisão das regras de coordenação dos sistemas nacionais de segurança social, com mudanças previstas em várias áreas.

Mulher encontra câmara em casa. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Inquilina descobre que estava a ser filmada pelo senhorio: caso foi a tribunal e foi condenado a pagar multa de 6.000€

18:20 5 Setembro, 2026 16:58 4 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Uma queixa apresentada por uma inquilina em Espanha levou a uma decisão que terminou com uma multa ao senhorio

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Operação stop. Crédito: DR
Auto, Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Cultura, Nacional

Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais

21:00 6 Setembro, 2026 20:55 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Nova academia de Maria João Pires prevê workshops semanais em pequenos grupos, subscrições para ouvintes e masterclasses no Centro de Artes de Belgais, em Castelo Branco

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Homem a lavar os pés na praia.
Algarve

Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei

19:20 6 Setembro, 2026 16:07 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Um banhista relatou ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve, mas a lei é clara quanto a esta prática

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças

20:30 6 Setembro, 2026 19:07 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Parlamento Europeu aprovou a revisão das regras de coordenação dos sistemas nacionais de segurança social, com mudanças previstas em várias áreas.

Mulher encontra câmara em casa. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Inquilina descobre que estava a ser filmada pelo senhorio: caso foi a tribunal e foi condenado a pagar multa de 6.000€

18:20 5 Setembro, 2026 16:58 4 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Uma queixa apresentada por uma inquilina em Espanha levou a uma decisão que terminou com uma multa ao senhorio

Últimas Notícias

  • Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais
    Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais
  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
  • Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento
    Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento
  • BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
    BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
  • José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”
    José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

Opinião

  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
  • O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
    O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

Europe Direct Algarve

  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento