Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura

Banhos Islâmicos de Loulé são únicos no país e um novo fator de atração turística para a região

Loulé inaugurou uma das suas “jóias da coroa”, os primeiros banhos islâmicos a serem documentados arqueologicamente em Portugal e o complexo deste género identificado na Península Ibérica com a planta mais completa.

12:58 31 Maio, 2022 12:59 31 Maio, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os Banhos Islâmicos de Loulé abriram ao público no passado sábado, com potencial para se tornar um polo dinamizador do Turismo Cultural regional e de diálogos com o mediterrâneo.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, participaram na cerimónia inaugural e sublinharam “a relevância deste elemento patrimonial na valorização de uma ligação que faz parte da identidade nacional e de uma política bilateral que poderá sair reforçada em breve”.

Em Loulé, os laços com este país do Norte de África poderão ter, ainda este ano, novos desenvolvimentos uma vez que Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal, anunciou a intenção de celebrar um acordo de geminação com a cidade de Settat, uma iniciativa que conta com a concordância por parte dos homólogos marroquinos.

“O objetivo é lançar uma ponte por onde passe e circule nos dois sentidos a amizade, o conhecimento mútuo de um passado histórico e cultural que já conviveram e mutuamente se enriqueceram. Os protagonistas dessa relação que se irá estabelecer serão sobretudo os jovens dos dois municípios que, desejavelmente, conviverão e trabalharão em torno dos problemas da mudança e descontrole do clima”, explicou o edil.

Mas no dia em que Loulé inaugurou uma das suas “jóias da coroa”, – os primeiros banhos islâmicos a serem documentados arqueologicamente em Portugal e o complexo deste género identificado na Península Ibérica com a planta mais completa – são muitos os desafios que se colocam. Seja em termos culturais e patrimoniais, enquanto “ferramenta poderosa para a educação ao serviço da comunidade escolar” ou de alavancagem económica. “Podermos ter a oportunidade de revelar ao país este património que nos remete para um pilar constituinte do nosso povo enquanto identidade é extraordinariamente importante!”, sublinhou o responsável do Município.

Ministro da Cultura, elogiou o processo de “recuperação extraordinária” deste património arqueológico

Vítor Aleixo não tem dúvidas quanto aos “reflexos inquestionáveis” destes Hamman na economia do Algarve: “Terá consequências no alargamento da oferta de turismo de cultura e património tão importante para uma região que precisa de se reinventar constantemente para que a sua principal atividade económica se mantenha atrativa e geradora de riqueza”.

Adão e Silva, ministro da Cultura, elogiou o processo de “recuperação extraordinária” deste património arqueológico, referindo a importância deste edifício para resgatar a memória. “Afinal a experiência da sauna não é assim tão distante da experiência que se tinha nos séculos XI e XII dos banhos islâmicos. Esse elemento de continuidade é fundamental pois o nosso país não se construiu de ruturas mas de muitas continuidades e preservar a memória cultural é, no essencial, uma forma de revitalizarmos a comunidade de pertença e identidade que temos hoje”, sublinhou.

Este responsável salientou ainda o passado cultural alicerçado na “pluralismo de diálogo entre várias culturas, na abertura, tolerância e coexistência de várias religiões” algo que considera ser fundamental no contexto atual de “uma Europa dividida”.

Fotos D.R.

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Cravinho, falou desses encontros dos dois povos ao longo dos séculos, que constituem “uma base excelente para o relacionamento contemporâneo futuro”. “Marrocos, aqui ao lado, é uma parte intrínseca da identidade portuguesa tal como nós somos uma parte intrínseca da identidade marroquina, basta olhar para o número de vestígios da presença portuguesa ao longo da costa marroquina”, aferiu.

E numa altura em que se aproximam as celebrações dos 250 anos do Tratado de Paz com Marrocos, João Gomes Cravinho falou dos projetos em curso para a promover a aproximação entre os dois países, em áreas como a energia, a mobilidade ou a cultura. A criação do transporte de pessoas e cargas que fará a ligação entre o Algarve e Tânger e a ratificação de um acordo para estadia e permanência de cidadãos marroquinos em Portugal e de portugueses em Marrocos, permitindo, assim, facilitar o fluxo de pessoas entre ambos os países, são duas das iniciativas em curso.

Presente nesta sessão inaugural, o embaixador de Marrocos Othmane Bahnini, relembrou alguns dos pontos dessa ligação histórica entre os dois povos, ao nível do património, da arquitetura, das conquistas marítimas, em termos linguísticos e do património imaterial. E enumerou alguns factos, por exemplo a existências de cerca de 20 mil palavras árabes na língua portuguesa, da mesma forma que o dialeto marroquino está repleto de palavras com etimologia portuguesa. Ou ainda as semelhanças nos processos de confecionar a cataplana algarvia e a tagine marroquina.

“A valorização deste património comum mostra o quanto os nossos dois países souberam, desde há muito, com inteligência, sabedoria e clarividência, transcender as vicissitudes da história para o tornar num magnífico e rico património civilizacional, ao serviço de uma relação exemplar e duradoura”, frisou o embaixador.

Banhos Islâmicos de Loulé foram descobertos em 2006

A musealização dos Banhos Islâmicos de Loulé e a Casa Senhorial dos Barreto significou um investimento de 1,8 milhões de euros e será um dos núcleos do “Quarteirão Cultural de Loulé”. Um projeto que tem vindo a ganhar forma ao longo dos últimos anos e que será uma das âncoras do projeto intermunicipal de candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO do aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira. Pretende-se, deste modo, dotar o Museu Municipal de novas valências como um laboratório de paleontologia, e na área expositiva, uma novidade na museologia regional: contar a história da Terra e do Homem.

Por outro lado, no próximo mês de setembro, será inaugurada a obra de recuperação da Igreja Matriz de Loulé.

Os Banhos Islâmicos de Loulé foram descobertos em 2006. No entanto, foi no atual ciclo político que o trabalho de musealização se foi consolidando, tendo sido celebrado um protocolo com o Campo Arqueológico de Mértola para apoio técnico no processo das escavações.

Construído no seculo XII, junto à principal entrada da cidade medieval islâmica al-’Ulyà, onde se situa hoje na Ermida de Nossa Senhora da Conceição, o edifício do Hammam encontra-se dividido em cinco espaços distintos: sala fria, sala tépida, sala quente, compartimento da fornalha e vestíbulo, não estando estes dois últimos na área musealizada visível. Mais tarde, viria aqui a ser construída a Casa Senhorial da família Barreto, que faz parte do edifício musealizado.

A Câmara Municipal de Loulé aguarda neste momento a finalização da proposta de classificação dos Banhos Islâmicos de Loulé como Monumento Nacional.

Loulé abre ao público Banhos Islâmicos “únicos” no país, o mais completo equipamento do género na Península Ibérica
Banhos Islâmicos vão abrir ao público com o mais completo equipamento de toda a Península Ibérica 
Banhos Islâmicos de Loulé vão ser inaugurados a 28 de maio

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vive num prédio e o vizinho explora um alojamento local? Condomínio pode cobrar-lhe até mais 30% de quota

16:30 2 Outubro, 2026 12:24 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma fração usada como alojamento local pode ficar sujeita a uma contribuição adicional pelas despesas acrescidas nas partes comuns

Algarve Edição Papel Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Algarve

PJ detém idoso suspeito de disparar contra vizinho por engano em Vila Real de Santo António

17:00 2 Outubro, 2026 16:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima terá sido “atingida por engano” por circular numa viatura semelhante à da pessoa com quem o suspeito mantinha um conflito

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Trabalha a recibos verdes? Tem até esta data de outubro para entregar esta declaração à Segurança Social

15:10 2 Outubro, 2026 14:43 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os trabalhadores independentes têm uma obrigação para cumprir junto da Segurança Social durante o mês de outubro e o prazo já está a decorrer

Algarve Desporto

Apolinário Costa, utente da Misericórdia de Moncarapacho, vence torneio regional de dominó em Loulé

16:50 2 Outubro, 2026 20:44 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Convívio, socialização, memória e raciocínio estiveram no centro de um torneio que terminou com a vitória de Moncarapacho

Cesto com cebolas e batatas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Guarda batatas e cebolas juntas? Este erro pode fazê-las estragar mais depressa

22:10 2 Outubro, 2026 15:18 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece prático guardar batatas e cebolas no mesmo local da cozinha, mas separá-las pode ajudar a conservá-las durante mais tempo e evitar desperdício

Desporto Economia Opinião Política

Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

19:39 2 Outubro, 2026 19:39 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Condenar o Montenegro simplesmente por ter telefonado é uma crítica demasiado pequena para um assunto desta dimensão. Ronaldo traz muito pão para a mesa de muitos portugueses"

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve Desporto

Faro International Cup arranca com cerimónia de abertura no Forum Algarve

12:51 2 Outubro, 2026 12:53 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerimónia de abertura do Faro International Cup decorre esta sexta-feira, às 21:00, na praça central do Forum Algarve

Homem a transportar botija de gás. Crédito: Freepik
Nacional

“O apoio para a compra de botija de gás foi prolongado até quando?”

14:40 2 Outubro, 2026 14:39 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Famílias com maiores dificuldades económicas podem beneficiar até ao final do ano de um reembolso de 25 euros por cada botija de gás

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor

10:10 2 Outubro, 2026 12:15 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Ciência Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Mulher com as chaves de casa na mão.
Europe Direct Algarve

Algarve 2030 apoia projetos de habitação social em sete municípios

14:10 29 Setembro, 2026 12:58 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

As operações incluem construção, reabilitação e reconversão de edifícios destinados a reforçar a oferta de habitação social

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Reunião de condomínio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vive num prédio e o vizinho explora um alojamento local? Condomínio pode cobrar-lhe até mais 30% de quota

16:30 2 Outubro, 2026 12:24 2 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Uma fração usada como alojamento local pode ficar sujeita a uma contribuição adicional pelas despesas acrescidas nas partes comuns

Algarve, Edição Papel, Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Algarve

PJ detém idoso suspeito de disparar contra vizinho por engano em Vila Real de Santo António

17:00 2 Outubro, 2026 16:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima terá sido “atingida por engano” por circular numa viatura semelhante à da pessoa com quem o suspeito mantinha um conflito

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Trabalha a recibos verdes? Tem até esta data de outubro para entregar esta declaração à Segurança Social

15:10 2 Outubro, 2026 14:43 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os trabalhadores independentes têm uma obrigação para cumprir junto da Segurança Social durante o mês de outubro e o prazo já está a decorrer

Algarve, Desporto

Apolinário Costa, utente da Misericórdia de Moncarapacho, vence torneio regional de dominó em Loulé

16:50 2 Outubro, 2026 20:44 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Convívio, socialização, memória e raciocínio estiveram no centro de um torneio que terminou com a vitória de Moncarapacho

Cesto com cebolas e batatas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Guarda batatas e cebolas juntas? Este erro pode fazê-las estragar mais depressa

22:10 2 Outubro, 2026 15:18 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece prático guardar batatas e cebolas no mesmo local da cozinha, mas separá-las pode ajudar a conservá-las durante mais tempo e evitar desperdício

Desporto, Economia, Opinião, Política

Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel

19:39 2 Outubro, 2026 19:39 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Condenar o Montenegro simplesmente por ter telefonado é uma crítica demasiado pequena para um assunto desta dimensão. Ronaldo traz muito pão para a mesa de muitos portugueses"

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve, Desporto

Faro International Cup arranca com cerimónia de abertura no Forum Algarve

12:51 2 Outubro, 2026 12:53 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerimónia de abertura do Faro International Cup decorre esta sexta-feira, às 21:00, na praça central do Forum Algarve

Homem a transportar botija de gás. Crédito: Freepik
Nacional

“O apoio para a compra de botija de gás foi prolongado até quando?”

14:40 2 Outubro, 2026 14:39 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Famílias com maiores dificuldades económicas podem beneficiar até ao final do ano de um reembolso de 25 euros por cada botija de gás

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Zezé Camarinha e o turismo como Síndrome de Estocolmo | Por Cobramor

10:10 2 Outubro, 2026 12:15 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de outubro

Ciência, Mundo

James Lovelock, cientista, avisou há 20 anos: “Vamos ficar reduzidos a 500 milhões de humanos”

22:00 30 Setembro, 2026 14:39 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O cientista britânico James Lovelock deixou, em 2006, uma das suas previsões mais sombrias sobre o futuro do planeta

Mulher com as chaves de casa na mão.
Europe Direct Algarve

Algarve 2030 apoia projetos de habitação social em sete municípios

14:10 29 Setembro, 2026 12:58 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

As operações incluem construção, reabilitação e reconversão de edifícios destinados a reforçar a oferta de habitação social

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Últimas Notícias

  • Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo
    Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo
  • Guarda batatas e cebolas juntas? Este erro pode fazê-las estragar mais depressa
    Guarda batatas e cebolas juntas? Este erro pode fazê-las estragar mais depressa
  • Trabalha por conta de outrem? Faça isto para saber se a empresa está a descontar para a Segurança Social
    Trabalha por conta de outrem? Faça isto para saber se a empresa está a descontar para a Segurança Social
  • Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31
    Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31
  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve

Opinião

  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
  • Melancolia dos Confins – Norte, de Mathias Enard | Por Paulo Serra
    Melancolia dos Confins – Norte, de Mathias Enard | Por Paulo Serra

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal